Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Restaure suas fotos

Restaure suas fotos

Categoria: Fotografia
Visitas: 8
Comentários: 1
Restaure suas fotos

Fotografias são elos do presente e do passado, guardando os momentos mais importantes e memoráveis de uma vida. Elas contam histórias. Sua continuidade física garante a materialidade de pessoas queridas que já partiram, e permite reviver acontecimentos que se repetem apenas nas lembranças.

Além da permanência da fotografia é preciso preservar a integridade da imagem. O tempo, a umidade, a manipulação e a luz contribuem para o envelhecimento precoce da fotografia. Há algum tempo, apenas artistas fotográficos eram capazes de restaurar as imagens deterioradas, mas atualmente, com a tecnologia dos computadores, digitalizadores (scanner) e programas de tratamento de imagens tornou-se possível recuperar fotos favoritas em casa.

Procure reproduzi-las antes de danificadas, pois os recursos empregados serão mais eficientes, proporcionando melhor resultado. Digitalize aquelas que interessam antes que fiquem amareladas, granuladas ou apagadas. Danos físicos, como rasgos e amassados, às vezes são mais fáceis de corrigir do que os efeitos produzidos pelo tempo.

O melhor resultado será proporcional ao tempo dedicado à recuperação, pois são processos demorados. Utilize as ferramentas com parcimônia.

Procure um programa de tratamento de imagens razoável. Se você não é profissional do ramo, optando por programas mais poderosos, desembolsará muito e aproveitará poucos recursos. Um software básico traz ferramentas suficientes para esta atividade, e às vezes acompanham o scanner. Não o subestime.

O Clone é função indispensável a um editor de imagens. Ela permite transferir cor, textura e tonalidade entre pequenas áreas da foto, o que ajuda a restaurar falhas de danos físicos. O recurso Brilho/Contraste (Brightness/Contrast) serve para compensar excesso ou falta de luz e redefinir os detalhes, aprimorando o claro/escuro. A função Tonalidade/Saturação (Hue/Saturation) possibilita obter cores mais próximas do real e redefinir a pigmentação ou “quantidade” de cor utilizada. Pequenas manchas são corrigidas com a ferramenta Sharpen, um filtro para controlar a nitidez.

A digitalização inicia a recuperação. Escolha, no mínimo, resolução de 300dpi. Resoluções inferiores comprometem drasticamente o resultado. Crie um novo arquivo para cada modificação, e poderá retornar ao estado anterior, caso não goste do efeito.

Inicie com dois controles poderosos: nível ou histograma (levels) e curva (curve). A combinação dos dois permite resolver descoloração, pigmentação amarela, tons de preto e branco, e converter fotos monocromáticas em coloridas ou inversamente.

As possibilidades são múltiplas. Conheça os recursos separadamente, teste-os exaustivamente e observe seus efeitos. Compreendendo inteiramente o desempenho destas ferramentas, você irá compor verdadeiras obras de arte. Ouse, então.


Hediene

Título: Restaure suas fotos

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 8

645 

Imagem por: zanaceabuna75

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 03:52:15

    Boas informações sobre restaurar fotos, adorei!

    ¬ Responder

Comentários - Restaure suas fotos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: zanaceabuna75

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios