Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Restaure suas fotos

Restaure suas fotos

Categoria: Fotografia
Visitas: 8
Comentários: 1
Restaure suas fotos

Fotografias são elos do presente e do passado, guardando os momentos mais importantes e memoráveis de uma vida. Elas contam histórias. Sua continuidade física garante a materialidade de pessoas queridas que já partiram, e permite reviver acontecimentos que se repetem apenas nas lembranças.

Além da permanência da fotografia é preciso preservar a integridade da imagem. O tempo, a umidade, a manipulação e a luz contribuem para o envelhecimento precoce da fotografia. Há algum tempo, apenas artistas fotográficos eram capazes de restaurar as imagens deterioradas, mas atualmente, com a tecnologia dos computadores, digitalizadores (scanner) e programas de tratamento de imagens tornou-se possível recuperar fotos favoritas em casa.

Procure reproduzi-las antes de danificadas, pois os recursos empregados serão mais eficientes, proporcionando melhor resultado. Digitalize aquelas que interessam antes que fiquem amareladas, granuladas ou apagadas. Danos físicos, como rasgos e amassados, às vezes são mais fáceis de corrigir do que os efeitos produzidos pelo tempo.

O melhor resultado será proporcional ao tempo dedicado à recuperação, pois são processos demorados. Utilize as ferramentas com parcimônia.

Procure um programa de tratamento de imagens razoável. Se você não é profissional do ramo, optando por programas mais poderosos, desembolsará muito e aproveitará poucos recursos. Um software básico traz ferramentas suficientes para esta atividade, e às vezes acompanham o scanner. Não o subestime.

O Clone é função indispensável a um editor de imagens. Ela permite transferir cor, textura e tonalidade entre pequenas áreas da foto, o que ajuda a restaurar falhas de danos físicos. O recurso Brilho/Contraste (Brightness/Contrast) serve para compensar excesso ou falta de luz e redefinir os detalhes, aprimorando o claro/escuro. A função Tonalidade/Saturação (Hue/Saturation) possibilita obter cores mais próximas do real e redefinir a pigmentação ou “quantidade” de cor utilizada. Pequenas manchas são corrigidas com a ferramenta Sharpen, um filtro para controlar a nitidez.

A digitalização inicia a recuperação. Escolha, no mínimo, resolução de 300dpi. Resoluções inferiores comprometem drasticamente o resultado. Crie um novo arquivo para cada modificação, e poderá retornar ao estado anterior, caso não goste do efeito.

Inicie com dois controles poderosos: nível ou histograma (levels) e curva (curve). A combinação dos dois permite resolver descoloração, pigmentação amarela, tons de preto e branco, e converter fotos monocromáticas em coloridas ou inversamente.

As possibilidades são múltiplas. Conheça os recursos separadamente, teste-os exaustivamente e observe seus efeitos. Compreendendo inteiramente o desempenho destas ferramentas, você irá compor verdadeiras obras de arte. Ouse, então.


Hediene

Título: Restaure suas fotos

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 8

645 

Imagem por: zanaceabuna75

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 03:52:15

    Boas informações sobre restaurar fotos, adorei!

    ¬ Responder

Comentários - Restaure suas fotos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: zanaceabuna75

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios