Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Como cuidar de orquídeas

Como cuidar de orquídeas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 12
Comentários: 19
Como cuidar de orquídeas

As orquídeas ornamentais encantam as pessoas ao redor do mundo por serem plantas exóticas e de rara beleza. Possuem espécies diversificadas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não exigem tantos cuidados assim. Sua cultura é fácil quando tratada da maneira adequada. Precisam estar sempre à meia-luz, ou seja, com uma luminosidade constante de 50% e com uma adubação correta a cada fase da planta. Quando bem tratadas, podem florir uma vez ao ano, sempre na mesma época.

As orquídeas podem ser cultivas em variados locais. Podem estar em vasos, em pedaços de madeira, em fibras de coco, diretamente em árvores ou placas de Xaxim. Cada espécie é adequada a um local. O melhor não é plantar orquídea em vasos muito grandes.

O fundamental no cuidado com estas plantas é na hora de regá-las, pois elas não se desenvolvem em substratos muito húmidos. O recomendado é mantê-los bem drenados. Caso contrário, as raízes se encharcam e a planta adoece e morre. As orquídeas devem ser molhadas assim que o substrato seca. Basta observá-las. Se ficar seco em torno de três dias, a orquídea deve ser regada de três em três dias, por exemplo. O melhor é regá-las no final da tarde ou no começo da manhã. Uma dica para saber se o substrato está húmido ou seco e cavar um pouco e colocar o dedo, sentindo se já está pronto para regar ou não.

Outro cuidado importante para manter as plantas saudáveis é fazer uma adubação correta. Assim como o excesso de água, o excesso de adubação prejudica a planta. A aplicação do adubo pode ser feita no vaso, colocando uma colher de café de adubo orgânico de um lado do vaso. Conforme a irrigação, o adubo vai se dissolvendo e a planta vai absorvendo os nutrientes necessários. A próxima aplicação deverá ser feita em outro canto do vaso, sempre variando o lugar.

Os intervalos entre as adubações podem ser feitas a cada três meses ou mais. Caso a orquídea esteja em xaxim ou fibra de coco esses próprios substratos já são fornecedores de nutrientes e, portanto, não há a necessidade de adubá-los. Os melhores adubos orgânicos são a torta de mamona e a farinha de osso ou a mistura conhecida como Bokashi. Esses adubos são encontrados facilmente no mercado.

As orquídeas são plantas que dificilmente são atacadas por pragas e doenças. Porém alguns insetos como pulgões e cochonilhas podem se implantar nelas. Caso isso aconteça, a retirada dos pulgões pode ser feita misturando água e detergente e borrifando essa mistura na planta. Já com as cochonilhas o indicado é retirar esses insetos raspando as folhas da plantas com uma escova dental macia; fazendo isso debaixo da água. As plantas mais protegidas de doenças e pragas são as penduradas.

Quando as raízes das orquídeas ocuparem todo o vaso é hora de colocá-la em um vaso maior ou dividi-la. Após a floração as flores secas devem ser retiradas e a haste deve ser podada com tesoura esterilizada. As espécies que podem se fixar em árvores podem ser colocadas lá sendo amarradas junto ao tronco da árvore.

A prática de mini-orquidários está sendo bastante difundida entre os adoradores de orquídeas. Com essa prática é possível ter orquídeas florescendo durante todo o ano. Basta adquirir plantas com floração em épocas diferentes. Os cuidados são os mesmos. As orquídeas são cultivadas em vários vasos e embelezam a casa ao longo das quatro estações.


Rosana Fernandes

Título: Como cuidar de orquídeas

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 12

789 

Imagem por: brewbooks

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    10-10-2014 às 20:31:20

    Amo muito as orquídeas! Uma das espécies de plantas que dão flores lindas e com a cor que admiro: o roxo, o lilás! Que lindas, elas são! Adoraria cuidar das orquídeas e com seu texto, certamente, plantarei na minha casa!

    ¬ Responder
  • Ana Rita Guerreiro

    04-03-2013 às 10:51:20

    Boa tarde, sou jornalista da SIC do programa Boa tarde e estou à procura de pessoas que sejam apaixonadas por plantas. Se conhecerem alguém que esteja interessado, entrem em contacto comigo. Obrigada, Ana Rita Guerreiro - 92 548 52 37

    ¬ Responder
  • Marcia Sugiura

    22-06-2013 às 14:21:24

    Boa tarde tudo bem, eu adoro plantas eu chego ate brincar que meu apto e um mini- mini jd botânico, rsrsr, mas o que vc esta realmente querendo saber!!!

    ¬ Responder
  • marta nonato da silva

    29-01-2013 às 18:40:48

    Adoro qualquer tipo de plantação ganhei vários vasos de orquídea e qdo. cairão as pétalas sa coloquei em baixo da caixinha de água,e elas se adaptaram neste local, mas agora um destes vasos nasceu um pendão e o mesmo está cheio de botões,quero colocá-lo dentro de casa .
    E aí ? posso fazer isto ou ela vai sentir a diferença do local?por favor socorro me ajude.
    Aguardo resposta urgente...Obrigada...

    ¬ Responder
  • ketalen naiara

    23-08-2012 às 02:10:11

    e estou fazendo e meu para casa e essa pesquisa que e meu para casa

    ¬ Responder
  • antoniamagalhaes

    20-11-2012 às 01:19:46

    meu sonho é ganhar uma orquidea, amo de paixão essa planta de uma beleza extraordinaria,
    nada se compara a beleza de uma orquidéa

    ¬ Responder
  • solalngesolalnge

    03-06-2012 às 13:30:48

    ganhei 3 vasos de orquideas mas num faço ideia de como cuidar tem uma ki ta um pouco doente com as folhas pretinhas,sera ki isso passa de uma pra outra?

    ¬ Responder
  • josiasjosias

    05-02-2012 às 22:03:36

    minhas falis melaran depois que repantei oque eu faço

    ¬ Responder
  • SoniaSonia

    29-12-2011 às 14:18:03

    Olá !

    Sou apixonada por orquideas, e tenho muitas. Sempre estou ganhando-as pois meus amigos mais próximos adoram-as quando chegam em casa.
    Estou com um problema,elas estão secando as folhas, mas de forma não umiforme.
    O que devo fazer, pois não quero perdê-las?
    Espero resposta.

    ¬ Responder
  • lidialidia

    18-12-2011 às 19:22:17

    por favor prec de ajuda ,,,ganhei duas orquideas de mato não sou a favor disto mais ja que ganhei tenho que fazer de tudo pra elas sobreviverrem não sei que raça é ,,,amarrei ela num tronco pois não tenho arvore no quintal e amarei com espuma pra manter umida ,,,não sei se foi correto ,,,,mais daqui pra frente o que devo fazer elas vieram com raizes escuras fico aguardando resposta obrigada

    ¬ Responder
  • marlenemarlene

    31-10-2011 às 00:39:07

    gostaria muito que me ajudase a cuidar da minha orquidea naõ sei se tem que colocar agua todos os dias ou muito sol obrigada

    ¬ Responder
  • tatianatatiana

    06-09-2011 às 21:16:29

    Amo Orquidias mais ja e a segunda que deixo morrer depois que as flores caim o cabo seca e morre agora estou com uma com o cabo morto nao sei se pode cortar e estou sem saber o que fazer para vfazer ela ficar bonita de novo me ajude nao quero peder mais uma

    ¬ Responder
  • marizamariza

    27-01-2011 às 13:06:11

    sou apaixonada por orquideas ganhei dois vasos e tenho uma em um pé de pequi. gostaria de saber como deixa-las sempre bonitas.

    ¬ Responder
  • madalenamadalena

    30-12-2010 às 16:07:45

    eu tenho uma orquidia chuva de ouro eu quero sabe com cuida

    ¬ Responder
  • ana maria s mendesana maria s mendes

    21-10-2010 às 00:12:53

    ganhei uma muda de orquidia,por nome de chuva de ouro ela ta bonita mais tem mais de 4 meses q. eu plantei e ainda nao soltou brotos.O que eu faço ,me de uma dica .Obrigado !

    ¬ Responder
  • rafaelarafaela

    14-10-2010 às 20:20:41

    mas eu quero saber o name popular e cientifico da orquidea preta!

    ¬ Responder
  • walquiriawalquiria

    31-08-2010 às 18:10:52

    bom dia,sou apaixonada por qualquer tipo de plantas,tenho ate algumas especies raras,mas a pouco tempo ganhei algumas orquideas e estou apaixonada por elas, estou pesquisando para melhor cuidar delas,so que mesmo tendo o cuidado de colocar adubo aplicar biofert ,elas estao na varanda em local com boa luminosidade e nao pagao sol algumas soltarao botoes mas antes de abrirem eles amarelarao e cairao ,oque pode estar acontecendo.lembrando que eu as ganhei e estavao muito mal tratadas,a mais de um ano.mudei substrato fiz tudo certinho ajudem ,me desfde ja agradeço

    ¬ Responder
  • Gustavo Batista MerquidesGustavo Batista Merquides

    05-06-2010 às 17:11:47

    Boa Tarde..
    Tenho um jardim com Orquidea Bambu defronte a minha residencia, mais infeslimente tenho tambem problemas com formigas no local.
    Gostaria de eliminar as formigas pois estão acabando com minhas flores...
    Como devo proceder?

    ¬ Responder
  • CidaCida

    06-04-2010 às 11:48:11

    Bom dia,
    Ganhei um lindo vaso de orquídeas, daqueles enormes, mas agora as hastes estão ficando pretas e as pontas das folhas tb…
    Nome popular: Orquídea-bambú; Arundina.
    Nome científico: Arundina bambusiflora.
    Família: Orchidaceae.
    Origem: Burma.
    Eu gostaria de alguma dica para cuidar delas e possivelmente saber pq estão ficando assim.
    Desde já agradeço

    ¬ Responder

Comentários - Como cuidar de orquídeas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Saiba como consertar seu fone de ouvido

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Electrodomésticos
Saiba como consertar seu fone de ouvido\"Rua
É quase certo que, se não forem todas as pessoas, boa parte delas já tiveram problemas com os fones de ouvido e trocaram-nos, pelo menos uma vez na vida. Há casos que são necessárias várias trocas. Por ser um dispositivo sensível e pequeno, um manuseio incorreto ou peças de má qualidade, interfere na vida útil dos fones de ouvido. Seja um chiado, mau contato no cabo ou um lado que parou de funcionar, quase sempre ocorre.
Isso acaba gerando um gasto, às vezes não planejado. O custo é bem pequeno, porém, se for somado todos os fones já adquiridos, pode ser um valor razoável. A manutenção não é tão cara, mas exige um pouco de dedicação. Se você já não aguenta mais comprar essas pequenas peças que estragam o tempo todo, aprenda como arrumar o seu e livre-se desse problema.

Materiais necessários
Esse artigo irá tratar de três tipos possíveis de manutenção: troca do pino, conserto de mau contato e o reparo dos cabos conectados aos fones. Segue a lista de equipamentos necessários:
- Alicate de bico ou corte com área específica para cortar;
- Estilete;
- Lixa;
- Ferro de solda;
- Estanho para solda;
- Conector P2 estéreo e Fita isolante.




Conector do fone de ouvido: Troca
1 - Com o alicate, corte o cabo onde está o conector;
Nessa etapa, não corte muito próximo ao conector porque o mau contato pode estar na parte flexível do cabo. Também não corte tão longe para não diminuir muito o tamanho.
2 - Com bastante cuidado, utilize o estilete para desencapar o cabo;
Se você aplicar muita força nesse passo, pode danificar os fios ou até se machucar.
3 - Dois fios, correspondente aos fones, estarão visíveis. Peque-os e, com cuidado, tire a capa deles com o estilete;
Existem alguns modelos de fones que não tem capa protetora, apresentando três ou quatro fios. Caso seja o seu caso, veja o passo a seguir.
4 - Utilize a lixa para remover a proteção dos cabos encapados;
5 - Ligue o ferro de solda à tomada;
6 - Passe os fios pela capa do novo conector;
7 - Caso seu fone possua dois fios-terra, torça os dois juntos;
8 - Com o estanho e o ferro de solda, grude os cabos no conector;
Antes de realizar esse paço, verifique a ordem correta dos conectores (fone direito e esquerdo). Se você não tiver certeza, veja no outro conector a ordem correta para soldar os fios.
9 - O fio-terra deve ser soldado no buraco central do conector;
10 - Coloque a capa do conector nele e teste seu fone!

Problema de mau contato: Conserto
Agora, você aprenderá a consertar um cabo com mau contato. É recomendado trocar o cabo todo, pois não se sabe onde exatamente está o mau contato e se é somente naquele ponto.
1 - Com o alicate, corte o cabo próximo ao fone;
2 - Com bastante cuidado, utilize o estilete para desencapar o cabo que resta no fone;
3 - Dois fios, correspondente aos fones, estarão visíveis. Peque-os e, com cuidado, tire a capa deles com o estilete;
4 - Utilize a lixa para remover a proteção dos cabos encapados;
5 - Ligue o ferro de solda à tomada;
6 - Utilizando o estanho, solde os fios do cabo novo no que está com o fone;
7 - Com a fita isolante, encape os remendos realizados;
8 - Utiliza a fita isolante para encapar a parte remendada e teste seu fone!

Defeitos nos contatos dos alto-falantes: Arrumando
Agora, você verá como é simples realizar a manutenção nos fones. Confira os passos a seguir.
1 - Ligue o ferro de solda à tomada;
2 - Abra o fone de ouvido;
Nesse item, verifique se o fone não possui parafusos para evitar danos a ele ao abri-lo. Lembre-se de como você abriu para poder fechar depois.
3 - Apenas com o ferro de solda, aqueça onde os cabos estão conectados para derreter a solda e retirar os fios;
4 - Corte a parte dos fios que estão com mau contato;
5 - Com o estanho e o ferro de solta, grude os fios do cabo nos fones;
6 - Monte o fone de volta e teste-o!

No corpo da matéria, há um vídeo feito pela equipe do Baixaki que pode auxiliar você. Gostou das dicas? Comente!

Pesquisar mais textos:

Lucas Souza

Título:Saiba como consertar seu fone de ouvido

Autor:Lucas Souza(todos os textos)

Imagem por: brewbooks

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    16-04-2014 às 18:40:31

    Muito valiosa todas as dicas, gostei muito e detalhou muito bem. Obrigada! Parabéns pelo texto!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Vitoria Ribeiro 12-09-2013 às 08:40:23

    Esta com dificuldade em consertar seu fone de ouvido, mesmo com as explicações acima? Consertamos para você! Temos loja física no Centro do Rio de Janeiro, recebemos e enviamos para todo o BRASIL - - 21-25071518 Vitoria Ribeiro

    ¬ Responder
  • João 08-09-2013 às 02:07:31

    Tenho um Headfone Beats Solo HD vermelho e o arco quebrou bem no lado direito no suporte dobrável do fone, Alguem sabe aonde compro esse arco? Moro em Curitiba.

    ¬ Responder
  • mariel 27-01-2016 às 20:30:21

    Conseguiu, João? Estou com o mesmo problema.

    ¬ Responder
  • André 21-07-2013 às 20:00:44

    Comprei um daqueles fones com entrada para cartao de memoria. dos modelos que encaixam na orelha, porem um dos lados foi quebrado. saberiam irformar se existe peca de reposicao, preciso apenas do encaixe da orelha, paguei R$50,00 e vou perder todoo fone por uma unica peça quebrada. MRH-8806Q NIA

    ¬ Responder
  • joaoa 19-06-2013 às 13:31:56

    tenho um skullcandy navigator, e o lado esquerdo do arco quebrou , a 'caixa' esta solta, tem como consertar??

    ¬ Responder
  • sidney 02-04-2013 às 09:18:23

    Qual o endereço da loja? Tenho um fone Philips HLS 8800 e o cabo arrebento e quero consrtalo.

    ¬ Responder
  • Vc é Plagiador 18-02-2013 às 15:19:44

    Engraçado, tu pega a matéria do Baixaki e cola aqui no site.

    ¬ Responder
  • Daniel 27-02-2013 às 12:00:11

    Copiou na cara dura!

    ¬ Responder
  • Marcelo 26-01-2013 às 08:27:20

    VC ESTA COM DIFICULDADE EM CONSERTAR SEU FONE OUVIDO, MESMO COM AS EXPLICAÇÕES ACIMA? CONSERTAMOS PARA VC! TEMOS LOJA FÍSICA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO, RECEBEMOS E ENVIAMOS PARA TODO O BRASIL -2125071518 . BEATS BY, SONY, PHILLIPS, COBY ENTRE OUTROS

    ¬ Responder
  • Renildo 19-08-2014 às 20:58:42

    VOCE TEM COMO CONSERTAR UM ARCO DO BEATES ORIGINAL?..ELE QUEBROU BEM NO CENTRO..SE TEM COMO CONSERTAR, ME MANDE ENDEREÇO OU EMAIL PRA CONTATO...POR FAVOR..MORO EM BRASILIA..SE TIVER ASSISTENCIA TECNICA POR AQUI PRECISO TELEFONE OU ENDEREÇO..

    ¬ Responder
  • Amparo 07-09-2014 às 14:09:59

    Renildo, Vc conseguiu trocar o arco do beats? estou com o mesmo problema. Tb moro em BSB. Peço me orientar.
    Amparo

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento 17-09-2012 às 12:37:14

    Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui poderão me ajudar muito, pois precisava mesmo saber como consertar meu Fone De Ouvido. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos. Muito obrigada e Boa escrita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios