Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Como cuidar de um Bonsai

Como cuidar de um Bonsai

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 12
Comentários: 29
Como cuidar de um Bonsai

Um bonsai perfeito e saudável necessita de uma grande dedicação, paciência e de alguns cuidados fundamentais. Desta forma deve ter em conta os seguintes aspetos: localização, luminosidade, rega, fertilização e a poda. Um bonsai além de ser um ornamento na sua casa ou escritório poderá fazer parte, também, de um hobby e exercício de relaxamento e de fuga ao stress do quotidiano.

Localização
O bonsai pode ser colocado em qualquer divisão da casa, na sala, no quarto ou na cozinha, desde que esteja sempre perto de uma janela. O local deve ser de fácil acesso, de forma a ter o espaço suficiente para a realização dos cuidados diários, deve também ter as condições climatéricas ideais, ou seja, não estar diretamente ao sol, ter níveis de temperatura e humidade adequadas e permitir a circulação de ar fresco.
Se o bonsai apresentar ramos frágeis, descaídos ou folhas descoloradas deve ser mudado de local.

Luminosidade
Existem bonsais que necessitam de muita luz e outros que requerem pouca. Os que precisam de muita luminosidade devem estar situados no exterior durante os meses quentes, caso tal seja impossivel e como já foi referido anteriormente este deve ser colocado perto de uma janela. No caso dos bonsais que necessitam de pouca luz deve escolher lugares com sombra.
Durante o verão o bonsai pode estar exposto ao sol durante a manhã até as 11h e à tarde a partir das 16h.

Rega
O bonsai deve ser regado todos os dias na primavera, no verão e no outono, no inverno a rega deve ser com menor frequência.
Deve ser realizada bem devagar, por cima da terra e em volta do tronco. A água deve sempre repassar toda a área do solo e vazar um pouquinho pelos orifícios de drenagem, situados por baixo do vaso. Sempre que a terra estiver seca o bonsai deve ser regado.
Como saber se a terra esta seca? É fácil! A terra molhada é brilhante, mais escura e facilmente perfurada por um palito ou por um pequeno objeto que tenha em mãos, ao contrario da terra seca que tem um tom mais claro e é mais difícil de perfurar.
Tirando as flores, os troncos, os ramos e as folhas devem ser mantidas húmidas de forma a prevenir a acumulação de lixo e poeiras nos seus poros.

Fertilizante e inseticidas
Para fornecer uma maior resistência contra às pragas e doenças é essencial adubar com alguma regularidade. Deve ser utilizado um adubo que tenha nitrogénio, fósforo e potássio em proporções idênticas e deve seguir-se as instruções de uso do produto comprado. Lembre-se que adubo em excesso ou em pouca quantidade pode provocar a morte do bonsai, por isso não caia na asneira de modificar a quantidade e a frequência de utilização do produto.
A adubação deve ocorrer no chamado período de vitaminação, entre fevereiro e outubro. Deve optar pelos fertilizantes sólidos, ou seja, em pó, em blocos ou granulados em detrimento dos líquidos, uma vez que estes permitem controlar os níveis de absorção.
Se pretender utilizar um inseticida apenas o deve efetuar quando as folhas estão completamente abertas ou em botão.
Nunca utilize fertilizantes num bonsai doente ou seco.


Poda
Ramos que se cruzem, que nasçam no fundo do tronco, partidos e doentes devem ser cortados.
Para aparar os ramos deve utilizar uma tesoura, o caule dever ser cortado acima das folhas e todos os rebentos que ultrapassem o perfil da árvore devem também ser retirados.
Os ramos e os troncos devem ser podados no outono e a folhagem nova deve ser retirada na primavera.

Aconselhamos a que saiba qual é exatamente o tipo de bonsai que compra e que tente aprender o máximo acerca de como deve cuidar e tratar do mesmo, para evitar que este fique doente ou até mesmo morra. Um Bonsai quando bem tratado viverá tanto ou mais do a pessoa que cuida dele.


Rua Direita

Título: Como cuidar de um Bonsai

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 12

776 

Imagem por: JustMcCollum (Read Profile!)

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 29 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    10-10-2014 às 20:13:10

    Amei a informação de como cuidar de um bonsai! É tão gratificante perceber seu crescimento, mas tem que ter paciência! No fim, eles ficam perfeitos e o ambiente mais agradável e charmoso.

    ¬ Responder
  • Sergio

    04-09-2014 às 17:50:18

    Comprei um bonsai, mas não sei o seu nome. Acontece que o tive alguns dias na varanda e quando dei por ela certo dia, notei que as folhas estavam com lixo na parte inferior e também algum na parte superior. Aliás parecia mesmo que teria apanhado os gases dos carros que passam na estrada. Agora está a perder um bocado de folhas nao sei se será da época ou desse problema. De qualquer forma por estranho que pareça estão a nascer folhas novas verdes que se estão a manter. Quem me pode ajudar ? Tenho fotos da planta para ajudar, se necessário.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    07-09-2014 às 22:41:35

    Olá, Sérgio! Os bonsais precisam de água, luz e nutrição. A água não deve ser em excesso, regue apenas quando o solo estiver seco. Eles morrem mais pelo excesso que pela falta. A luz precisa ser na medida. Para você saber, então, quando as folhas estiverem muito amarelas, há muita luz e está prejudicando-o; se há pouca luz, as folhas ficam escuras. Mova-os conforme aparecerem os aspectos visíveis e vá ajustando. Já a nutrição deve ser equilibrada, utilize adubos orgânicos em pó e vá colocando aos poucos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • luisa santos

    10-10-2012 às 09:05:29

    bom dia tenho um bonsai ja ha 3 anos ,e esta semana as folhas cairam todas ,que hei de fazer98

    ¬ Responder
  • Jair Francisco Soave

    25-09-2012 às 12:22:45

    Bom dia.
    Tenho um bonsai de paineira, gostaria de saber como fazer para ele "soltar" brotos laterais, ele só está crescendo para cima.
    Muito bom este site

    ¬ Responder
  • PaulaPaula

    10-04-2012 às 15:59:08

    Boa tarde,
    Ofereceram-me um bonsai mas ele esta a ficar com as folhas secas o que devo fazer???? Será que ainda o consigo salvar???
    Preciso de ajuda
    Muito obrigada
    Paula

    ¬ Responder
  • sandra cristina

    12-04-2013 às 10:07:24

    ola ofreserao-me um bonsay na Pascua mas ele esta a ficar com folhas amarelas ja o modei de sitio mas nao resolta nao sei o que fazer pode-me ajudar por favor

    ¬ Responder
  • Bianca Laiscatarina

    02-03-2012 às 19:02:59

    encontrei um bonsai todo amarelo com já seco e morto, mais, comecei a cuidar d'ele e gostaria de algumas informações. Obrigada.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 13-03-2012 às 11:44:27

    Catarina,
    aconselhamos que você e qualquer outra pessoa que tenha duvidas acerca de um bonsai que comprou ou lhe foi oferecido que tente junto do vendedor informar-se dos cuidados a prestar ao bonsai em questão pois existem vários tipos destas árvores miniatura. Pesquise na internet ou compre um livro especifico.
    A Equipa da
    Ruadireita.com

    ¬ Responder
  • francinifrancini

    28-02-2012 às 14:19:19

    bom eu gostaria de tirar uma duvida como eu faço ou o que eu devo fazer porque o meu bonsai ele é especie miniatura ele secou todo e não sei o que fazer será que alguém pode me ajudar.

    ¬ Responder
  • miguelmiguel

    21-08-2011 às 14:43:28

    SOS Mue bonsai que e' da mesma especie nsecou do nada...preciso de ajuda,alguem teve resposta?obrigado

    ¬ Responder
  • ita dedecoita dedeco

    09-08-2011 às 19:01:39

    gostaria de saber como faço pra plantar um,ou fazer um bonsai?? obrigada.

    ¬ Responder
  • DaidyDaidy

    06-08-2011 às 12:23:37

    Gostei muito da explicação, tenho um Bonsai que recebi há pouco tempo e não me explicaram como cuidar, por isso decidi consultar vários sites na internet. Gostei particularmente deste porque, como só sou "criança" percebi bem a linguagem e acho que se adqua bem a todas as idades. Adoro o meu Bonsai e espero cuidar sempre bem dele!
    Obrigado!

    ¬ Responder
  • maraia do socorro x.ferrazmaraia do socorro x.ferraz

    08-07-2011 às 18:49:33

    eu tenho um bonsai mas parece que ele esta morrendo quero que vc me ajude p/ ele ñmorree

    ¬ Responder
  • monica limamonica lima

    24-06-2011 às 21:00:40

    bom dia
    Estou cultivando bonsai em casa , e planto em vasos menores , nao plantei nenhum em bandeja mas estao lindos e muito verdes ,agora em junho completam um ano todos gerados de sementes,sao sibipirunas,ameixa,murta,coraçao de negro espirradeira e um falso ipe , as folhas estao caindo e nascendo folhagens novas,a terra que plantei e terra adubada em casa com cascas de frutas verduras cascas de ovos bem maceradas , e po de cafe ,quero saber de voce se tem como eu enviar fotos para que possam avaliar .
    No mais aguardo retorno.
    atenciosamente
    Monica Lima

    ¬ Responder
  • roseliroseli

    26-05-2011 às 22:36:48

    ganheium bonsai frutifero, figo, mas as frutinhas menores estão caindo,o bonsai fritifero tem algum cuidado diferente dos outros?

    ¬ Responder
  • BeatrizBeatriz

    20-04-2011 às 19:14:06

    E que não seja muito caro.

    ¬ Responder
  • BeatrizBeatriz

    20-04-2011 às 16:04:42

    Olá,
    Gosto muito de bonsais mas não sei qual a expecie mais adquada para eu ter:
    A minha casa está virada a norte ou seja só apanha sol de manhã e ao pôr do sol.
    Por dentro a casa normalmente é fresca.
    Tendo em conta estas condições gostaria de saber qual a melhor expecie para ter.
    Aproveito desde já para dizer que gostei bastante do vosso site.
    Fico a aguardar uma resposta.
    Comprimentos.

    ¬ Responder
  • RenataRenata

    18-04-2011 às 17:32:44

    Ganhei um bonsai de presente e ele esta todo seco e amarelo. Já o transportei para um local menos arejado e mesmo assim ele não melhorou. Acho que esta morrendo, está seco e suas folhas caindo. Não sei o que fazer,pf me ajude a cuidar desta linda arvore.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonima

    28-03-2011 às 18:42:50

    @paulo henrique
    eu tinha lido alguns sitios e é normal o bonsai tem que se habituar ao lugar e para se habituar seca e as folhas caem mas voltam a crescer ;)

    ¬ Responder
  • Aline VelosoAline Veloso

    22-03-2011 às 21:15:14

    Sou uma admiradora de Bonsai, e estou pretendendo fazer um bonsai de pimenta por isso estou fazendo uma pesquisa mimuciosa sobre as técnicas de fazer um belo bonsai. Se vocês poderem me ajudar ficarei muito agradecida.

    ¬ Responder
  • giovanagiovana

    12-03-2011 às 00:30:02

    posso fazer um bonsai da arvore flanboiant ou paineira???
    obrigada!!!!

    ¬ Responder
  • paulo henriquepaulo henrique

    18-02-2011 às 23:40:21

    oi td bem, tenho um bonsai passaro azul faz uma semana que tenho ele, é ele esta ficando com as folha em baixo seca é amareladas é nas pontas branca é não sei o que fazer
    me ajude
    é não quero perde me ajuda por favor!!!
    agradeço desde já muito obrigado !

    ¬ Responder
  • sonia maria da silva barcellossonia maria da silva barcellos

    12-01-2011 às 23:30:04

    muito obrigada pela informação sobre bonsai. foime muito útil

    ¬ Responder
  • LUIZA FLORIANILUIZA FLORIANI

    16-12-2010 às 22:34:14

    como cuidar de um bonsai passaro azul

    ¬ Responder
  • gabrielagabriela

    07-09-2010 às 22:30:10

    Oi, tenho um bomsai, uma arvore chamada passaro azul, mas não sei se ela gosta de luz e nem se tenho que regar todos os dias. Me ajude, não quero que ela morra....
    muito obrigada

    ¬ Responder
  • Marli AndradeMarli Andrade

    25-07-2010 às 21:05:43

    Tenho um bonsai do mesmo tipo desta página, mas ele esta seco, sem cor e espetando, o que devo fazer?

    ¬ Responder
  • José Santosdioni

    13-07-2010 às 06:33:10

    Estou sempre de olho no site de vocês conferindo as novidades maravilhosas que vocês postam !!!eu gosto muito de bonsai,tenho uma jaboticaba com 6 anos e gostaria de saber se ela irá dar frutos.

    ¬ Responder
  • Pedro Nevesmoreira

    04-06-2010 às 16:11:31

    Gostei da explicação, simples mas objetiva, busquei varias, porem muito vagas, por favor uma sugestão: tenho um bonsai- passaro azul, ele esta com as folhas opacas, meio secas, porem ainda ha vida, o que posso fazer? desde ja agradeço!!!

    ¬ Responder

Comentários - Como cuidar de um Bonsai

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Colares artesanais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Colares artesanais\"Rua
O artesanato tem campo muito vasto para criações, são inúmeras as pessoas que fizeram dessa arte um meio de vida, fazendo dela seu sustento. Cooperativas se organizam desenvolvendo e ensinando pessoas a arte do artesanato, muitas dessas cooperativas produzem peças em grande escala para exportação.
Uma das peças que muito se destacam são os colares artesanais, eles são de tamanhos, formatos e matéria prima diversa, acompanham tendências da moda e também criam novas.

Os colares artesanai, como antes dito, podem ser confecionados de todos os tipos de matéria prima, inclusive o reciclável, o que dá liberdade aos artesãos para criação de uma peça. O colar pode ser de pedras, madeira, plástico, tecido, fitas, crochê, etc. A grande variedade das peças dão oportunidade de estar-se sempre inovando e trocando as bijuterias, que são adornos que embelezam e contribuem para realçar o pescoço e compor como aliados o vestuário.

Quando falamos em colar de tecido, para quem nunca viu, parece que estamos nos referindo a um pedaço de pano ou lenço amarrado ao pescoço, nada disso, um lenço pode ser usado sim dependendo do momento e do lugar mas a intenção aqui é o colar artesanal. O colar de tecido fica muito bonito e é extremamente leve, tem bom visual e detalhes que imitam contas, os de crochê além de colares tem gargantilha, todos esses com variedade de cores ou apenas uma. Os de fuxico assim como os outros, tem detalhes bem femininos, a intenção é mesmo não ser um pedaço de pano e sim um adorno. Caso contrario ninguém usaria não é mesmo?

Há os colares em pedras que ficam muito elegante e, para mulheres que se importam com o significado das cores, funcionalidade e influência astral, os colares feitos com pedras são os ideais, são pedras em lascas ou polidas para não ficar pesado. Tem os colares de madeira que caem bem em todas as estações do ano.

Bem, assim como os colares citados como muitos outros que não foram, os colares artesanais são conhecidos em todo o mundo, essa forma de criar adornos é conhecida e valorizada tanto nas aldeias como nas grandes cidades por criar peças que enfeitam e valorizam e o melhor, estão ao alcance de todos.

Alguns artesãos aceitam trabalhar sob encomenda, nesse caso, a pessoa estará contratando-o para fazer uma peça única, personalizada diferente das outras.
Os colares artesanais estão à venda em feiras, lojas, sites e sem dúvida há sempre uma maneira de ter um e melhor ainda quando são mais.

Pesquisar mais textos:

Sílvia Baptista

Título:Colares artesanais

Autor:Sílvia Baptista(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-09-2014 às 19:33:44

    Um dos melhores acessórios para usar são estes colares artesanais. Ainda mais, que eles não são tão caros e é possível fazer diferentes combinações. Sempre que dar, eu compro colares artesanais.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    08-05-2014 às 19:40:40

    Uma mulher com colares artesanais ficam bem charmosas. O melhor que se pode aprender a confeccioná-las e oferecer às amigas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • simone 24-08-2011 às 01:16:18

    Carol, procura pelo menos escrever certo, nojento é com "J" e não vom "g', pra depois falar de artesanato tá bom?

    ¬ Responder
  • Rose Eliane 20-06-2011 às 05:42:48

    Carol, pessoas riquíssimas da minha roda de amigos não pensam como você... ou você é uma dessas emergentes tipo aquela personagem deprimente do Zorra Total... ou... é uma pobre coitada que pensa que ser chique é esbanjar dinheiro.
    Artesanato... "handmade" peças únicas... arte, querida. Tenho amigos e clientes ricos, mas não sou rica, porém, não como sardinha e arroto caviar.

    ¬ Responder
  • lu 03-03-2011 às 13:10:47

    Querida Carol,se vc acha colares artesanais nojentos,me diz onde vc compra suas jóias de brilhantes,aquelas que a tarracha do brinco dá para comprar um carro.Que pobreza de espiríto!

    ¬ Responder
  • Nina 28-01-2011 às 20:30:10

    Respeite você. Não é porque você não gosta que não exista quem goste. E é noJentos o correto.

    ¬ Responder
  • carol 27-12-2010 às 18:12:05

    esses colares são nogentos e horriveis, fala sério, respeitem os clientes, ou vai pra outro ramo, vai ter mal gosto assim...

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios