Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Tenha em atenção as ideias de sucesso

Tenha em atenção as ideias de sucesso

Categoria: Empresariais
Comentários: 2
Tenha em atenção as ideias de sucesso

As empresas representam, em qualquer economia, país e sector, o grande motor de desenvolvimento, sendo as legítimas geradoras de trabalho e riqueza. Todavia, a sua liquidez depende, em boa medida, da capacidade dos gestores, da maior ou menor aversão ao risco, de uma actualização constante, da tão badalada honestidade, de uma atenção permanente à envolvente externa e à interna, de colaboradores empenhados e competentes, e do aproveitamento de ideias, próprias ou alheias, que configurem acções de sucesso.

Uma pessoa humilde e em constante alerta, dá-se conta de oportunidades que passam despercebidas a mentes mais fechadas e cheias de si, e é aqui que a diferença se começa a delinear. Que não aconteça como a um empregado que, dirigindo-se ao patrão, declarou que uma ideia nova vinha recorrentemente à sua cabeça desde há uns dias. Este, apoiando-se na habitual falta de discernimento do trabalhador, aconselhou-o a não se preocupar, adiantando que em breve ela morreria de solidão! Pois, é capaz de ser difícil que se processe um intercâmbio de ideias com apenas um exemplar, mas ainda que o pobre homem não ficasse a dever muito à inteligência ou à criatividade, não custava ouvi-lo. Podia não ter “descoberto a pólvora”, mas é possível que acrescentasse algo de útil à ponderação do seu superior. Erros destes são passíveis de se pagar caro!

Mas, se há âmbitos e alturas em que as ideias podem consubstanciar o sucesso, em geral requere-se mais transpiração do que inspiração. Isto aventa uma iniciativa suigéneres: porque não distribuir um sabonete e uma toalha a cada operário?... Tal atitude simbolizaria o encetar de uma relação laboral limpa e reforçaria, de uma maneira que não daria margem ao torcer do nariz, a necessidade de mais esforço.

Sim, porque nem toda a gente tem a dita de fazer fortuna à custa dos erros dos outros. Não porque exerçam a nobre profissão de advogados, mas por serem fabricantes das borrachinhas destinadas a apagar escritos a lápis ou tinta…! Na realidade, apostar nas pessoas, na sua formação e na produtividade sem exploração corresponde à efectivação de um investimento que não teme crises de mercado. Especializar toda a equipa, iniciando pelo topo, na amabilidade e na benevolência favorece também a estreiteza das ligações entre o pessoal e treina o civismo básico.
Por exemplo, numa determinada organização sueca há por hábito deixar os lugares do estacionamento mais próximos da porta de entrada na fábrica para os colegas que cheguem mais atrasados. A modernização bem que podia surpreender-nos com umas propostas deste estilo, não?

Maria Bijóias

Título: Tenha em atenção as ideias de sucesso

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    02-07-2014 às 18:25:44

    Há muitas maneiras para obter sucesso dentro do seu negócio. Com a competitividade, isso gera uma maior criatividade em atrair mais clientes, por isso, inovar é fundamental.

    ¬ Responder
  • Roberto Virgulinobru:D

    29-11-2009 às 16:15:21

    devi ter mas coisas sobre gestão de vida tem pouca coisa para fazer trabalhos.

    ¬ Responder

Comentários - Tenha em atenção as ideias de sucesso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios