Franchising, um bom negócio?
De entre os pontos positivos deve-se salientar o facto de a marca já estar implementada no mercado – se escolher uma marca com provas dadas saberá desde o início que o modelo de negócio funciona e por isso o risco é muito menor. Apenas que terá que seguir as diretrizes que lhe serão transmitidas e em princípio o negócio também irá resultar para si. Isto é verdade na maior parte dos casos, no entanto dependendo do meio (cidade, vila, etc.) em que vai abrir o franchising os resultados poderão ser bastante diferentes. Outro ponto positivo é que em muitas das oportunidades de franchising as marcas providenciam soluções chave na mão. Você não precisa de ter conhecimentos nem de se preocupar com a “montagem” do seu ponto de venda (se for o caso). A empresa fará tudo por si e dar-lhe-á formação sobre os produtos e sobre as ferramentas de gestão da loja. Normalmente, terá também uma pessoa da empresa que estará disponível para esclarecer todas as dúvidas e apoiar nas questões relacionadas com o seu franchising.
Em relação aos pontos negativos, deve ter em conta que lhe será exigida uma joia de inscrição de Franchisado. Depois e conforme cada marca, poderá ter que pagar uma joia anual (que tem que ver com os direitos de uso e exploração da marca) e ceder uma parte dos lucros anuais ao Franchisador. Noutros casos são ainda impostos objetivos mínimos anuais – por exemplo objetivos relacionados com volumes de vendas – e que caso não sejam atingidos implicam a perda imediata dos direitos de franchising. Este é um ponto muito importante e que deverá ponderar e analisar profundamente uma vez que caso haja uma cláusula deste género no seu contrato de Franchising existe obviamente o risco de estar a investir (joia de inscrição, produtos, etc.) e passado 1 ano ficar sem nada. Esta e outras situações devem ser acauteladas de modo a não ficar com as “mãos atadas”.
O importante é que analise todas as ofertas disponíveis e que escolha aquela que mais gosta e que melhor se adapta a si (à sua personalidade, aos seus conhecimentos…) e que apresente as melhores condições contratuais. Em seguida, faça o seu próprio plano de negócios tendo em conta o meio envolvente em que iria abrir o seu Franchising para verificar o verdadeiro potencial da Oportunidade de Negócio. Se achar que há mercado e que estão reunidas todas as condições para ter sucesso então o Franchising pode ser uma boa saída.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- laurentino santos
30-05-2011 às 12:43:21bom dia. posso abrir um franchising de uma cadeia da lojas dos chineses? muito obrigado
¬ Responder - welda
06-12-2010 às 16:37:42gostaria de saber tudo e como trabalhar nesse negocio o q devo fazer ??
¬ Responder