Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Criatividade a todo o vapor!

Criatividade a todo o vapor!

Categoria: Empresariais
Comentários: 1
Criatividade a todo o vapor!

Em tempos de crise mundial, quase todas as empresas se ressentem, directa ou indirectamente. Enquanto conjuntos organizados de pessoas e meios que implicam despesa, passam pela agonia de ver comprometida, adiada ou mesmo anulada a missão que consta dos estatutos da sua formação. Se estiverem vocacionadas para o lucro, a baixa das vendas reflecte-se na falta de encomendas e, por conseguinte, num acentuado decréscimo dos proveitos baseados na redução da produção, que acarreta, não raras vezes, despedimentos em massa. Se, por outro lado, se tratar de empresas com fins não lucrativos, como é o caso de rádios e televisões associadas a instituições sociais ou religiosas, o patrocínio das marcas diminui, porque os patrocinadores não dispõem de verbas para a publicidade, e, nesta perspectiva, tais organizações deixam de possuir meios para reinvestir nas próprias causas e para serem auto-suficientes.

Não obstante, há gestores com capacidade de manter o sangue frio necessário para dar a volta às questões mais prementes de maneira revolucionária, sendo que alguns aproveitam até a desgraça alheia e a desmotivação do mercado para implantar ideias originais e avançar com novos produtos, ou, pelo menos, variações de outros que já comercializem, visando atingir nichos de valor acrescentado e segmentos ainda inexplorados.
Adaptar, inovar, flexibilizar, perscrutar, são as palavras de ordem.

Costuma dizer-se que «em tempo de guerra não se limpam armas»;
todavia, há quem faça uso do cenário bélico para despoletar nos seus colaboradores o espírito guerreiro. Foi o que fez Alberto da Ponte, presidente da cerveja Sagres, mundialmente conhecida e apreciada. Em determinada altura, convocou os trabalhadores e, para vincar a mensagem de que o mercado se encontrava em guerra aberta, entregou a cada um deles uma farda de camuflado!

Para além de ter cumprido o seu propósito com graça, angariou entre o pessoal da fábrica simpatia e o sentimento de pertença, impulsionadores da vontade de fazer mais e melhor por um projecto que todos consideram como seu. Os objectivos, que podem não contemplar o mero lucro monetário, mas apontar, por exemplo, para a imagem, a notoriedade ou a obtenção de uma estipulada quota de mercado, passam a ser partilhados por todos os elementos dessa máquina produtiva. Ainda que as estratégias precisem de ser revistas e/ou alteradas, os percursos serão trilhados em uniformidade e, como afirma o povo «a união é que faz a força». Nesta perspectiva, o máximo que pode acontecer é ter de protelar um pouco a compra de carteiras impermeáveis… para guardar os lucros líquidos!

Maria Bijóias

Título: Criatividade a todo o vapor!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

642 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    11-07-2014 às 18:14:37

    Precisamos muito de criatividade, muito mesmo. Num mundo como vivemos, é o que sobressai de um profissional a outro.

    ¬ Responder

Comentários - Criatividade a todo o vapor!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios