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Marketing Multinível vs Esquemas de Pirâmide

Categoria: Empresariais
Visitas: 2
Comentários: 2
Marketing Multinível vs Esquemas de Pirâmide

Um grande nº de pessoas quando ouvem falar em Marketing Multinível (MMN, Marketing de Rede) muitas vezes ainda o confundem com Esquemas de Pirâmide. Ora isso é completamente errado e prejudica a imagem e o negócio de todos os profissionais (e já agora dos não profissionais) que fazem do Marketing Multinível o seu modo de vida e a sua fonte de rendimentos.

Antes de mais convém esclarecer que o Multinível é um modelo de negócio LEGAL (previsto na lei), enquanto que os Esquemas de Pirâmide são negócios ILEGAIS.

Como se pode verificar, logo à partida, maior diferença não poderia haver.

São já muitas as empresas/companhias que trabalham em sistema Multinível e se o fazem é porque os seus responsáveis decidiram que a melhor forma de terem sucesso na distribuição dos seus produtos seria fazerem-no através de Distribuidores Independentes (num sistema Multinível). Neste sistema cada Distribuidor ganha pelas vendas que faz e também ganha comissões (variáveis de acordo com o plano de marketing de cada empresa) sobre as vendas de todas as pessoas que apresenta à companhia. Ou seja, para haverem ganhos tem que haver transacção de produtos uma vez que as comissões são pagas em função do volume de facturação da rede do Distribuidor. Se não houver transacção de produtos, a facturação é zero e não há ganhos, porque o Distribuidor não ganha nada apenas pela inscrição de novas pessoas.

Ora, num Esquema em Pirâmide a lógica é outra. Desde logo não há transacção de produtos. O fluxo de dinheiro acontece pela entrada de novos elementos no Esquema, uma vez que cada pessoa que entra tem que pagar uma espécie de jóia (valor de entrada). Normalmente, esse dinheiro “sobe a pirâmide” e cai no bolso da pessoa que está no topo da pirâmide. Dependo dos esquemas, o topo da pirâmide pode ser fixo ou móvel, ou seja pode existir uma pessoa que está sempre no topo dessa pirâmide e está sempre a receber alguma coisa sempre que um novo elemento entra, ou a pessoa que está no topo pode mudar sempre que se fecha um ciclo.

Neste tipo de esquemas há transacção de dinheiro mas não há transacção de produtos ou serviços – e aqui está a fonte da Ilegalidade!

Existem muitas outras diferenças, no entanto estas são as mais importantes e mais relevantes.

O Marketing Multinível é um modelo de negócio em que para se ganhar dinheiro é preciso trabalhar arduamente (como em qualquer negócio), enquanto que os Esquemas de Pirâmide como o próprio nome indica são “ESQUEMAS” – artifícios ilegais usados para se ganhar (e se perder) dinheiro.



Carlos Vieira

Título: Marketing Multinível vs Esquemas de Pirâmide

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 2

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Comentários     ( 2 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    02-07-2014 às 18:08:39

    Também não confio em negócios que se dizem pirâmides. São inconfiáveis. Já o marketing multinível é sério e honroso, mas é preciso muito trabalho.

    ¬ Responder
  • fabiofabio

    08-10-2009 às 22:29:14

    carlos trabalho na area de calçados ja tive loja hoje quero distribuir meus produtos atraves de um sistema de rede pode me ajudar tem algum investi obrigado ..

    ¬ Responder

Comentários - Marketing Multinível vs Esquemas de Pirâmide

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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