Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Ferramentas
Visitas: 6
Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

O berbequim é uma ferramenta utilizada para perfuração de materiais tão diversos como a madeira, tijolo e mesmo pedra. Naturalmente que, tanto em bricolage como noutras atividades, a escolha das brocas a empregar tem de ser adequada ao material que vai ser trabalhado.

Para furar madeira de um lado ao outro sem lascas, por exemplo, há que empurrar a broca até começar a vê-la na face inversa e só a partir daí fazer o furo final. Já o metal requer a marcação do furo com um punção, para evitar que a broca derrape. Nos ladrilhos usa-se uma broca específica e inicia-se o processo com uma rotação bastante baixa, aumentando gradualmente a velocidade e não fazendo uso da percussão. No que respeita aos azulejos, a ponta do berbequim tem tendência a deslizar, não permitindo furar no sítio que se pretende. Aplicar fita adesiva nesse local facilita sobremaneira esta tarefa.

Embora os berbequins mais pesados executem os furos de forma mais satisfatória, os aparelhos leves são mais práticos para agarrar. Existem, contudo, diferentes tipos de berbequins, destinados às mais variadas funções. Se o objetivo for laborar em lugares sem rede elétrica, o ideal é um berbequim sem fios. Se, pelo contrário, houver possibilidade de dispor de corrente e se pretender efetuar trabalhos em pedra, metal, madeira e betão, assim como aparafusar e desaparafusar, os berbequins com fios constituem a opção mais correta. Não obstante o progresso dos berbequins sem fios, os outros patenteiam ainda uma qualidade francamente superior a perfurar.

Quando se tem de fazer um furo de grande diâmetro numa superfície rígida, aconselha-se a que se tome a empreitada em duas etapas. Primeiro, faz-se um furo pequeno, com a profundidade desejada, e só posteriormente se executa o diâmetro final. Há berbequins que possuem um aplique para que não se exceda a profundidade desejada. Todavia, ainda que o berbequim não seja dotado desta valência, é sempre possível usar fita adesiva na broca, o que favorecerá a visualização da profundidade a furar.

Em alguns casos, os aparelhos dispõem de um segundo punho regulável e um dispositivo que possibilita o controlo da profundidade do furo. Oferecem, em acréscimo, um comutador de velocidade, assaz vantajoso, uma vez que não se podem furar todos os materiais à velocidade máxima (caso da madeira rija e do metal).

É absolutamente recomendável envergar luvas e óculos de proteção aquando da utilização do berbequim, após a qual se deve deixar arrefecer a broca, desligando o berbequim antes de substituir a broca ou proceder a qualquer outra intervenção.

Limpar regularmente, com ar comprimido, todos os orifícios de ventilação do aparelho, assim como o mandril, é de extrema importância. De ressalvar que, antes de iniciar qualquer operação, é fundamental desligar a alimentação elétrica do berbequim!


Maria Bijóias

Título: Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

775 

Imagem por: Mark Heard

Comentários - Berbequins – uma grande ajuda em bricolage

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: Mark Heard

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios