Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Jóias Relógios > Oferecer pérolas

Oferecer pérolas

Categoria: Jóias Relógios
Visitas: 2
Comentários: 4
Oferecer pérolas

Desde há muitos anos que as mulheres usam pérolas. Há-as de várias cores, mas as mais famosas serão sempre as de coloração mais clara.

Compostas de material orgânico duro e esférico produzido por ostras, como reacção a corpos estranhos que invadem o seu organismo, as pérolas são muito valorizadas na joalharia.

É bastante comum a confusão entre pérolas naturais e pérolas cultivadas. As naturais surgem sem que o ser humano interfira no seu aparecimento. Um simples grão de areia ingerido pela ostra, origina uma pérola que mais tarde será resgatada por um mergulhador. A sua obtenção é tão improvável, que as torna raras e preciosas. A maioria das pérolas naturais conhecidas, foi descoberta por acaso e utilizadas apenas para adorno de peças da realeza. Desde 1961 que se abandonou a sua procura, por não ser compensadora.

Desta forma, as pérolas actualmente comercializadas são cultivadas, mas em nada diferem das pérolas naturais, quer seja em beleza, durabilidade ou textura. Para a sua obtenção, é propositadamente depositada, no interior da ostra, uma substância externa que desencadeia o processo natural de produção da pérola. O período de formação varia entre 3 e 5 anos e apenas um especialista consegue diferenciar uma pérola natural de uma cultivada.

Actualmente as pérolas de melhor qualidade são as Pérolas do Oriente, originárias do Golfo Pérsico. Há também extracção na Índia, Austrália, América Central e Sri Lanka. O maior produtor de pérolas cultivadas é o Japão.

São vários os tipos de pérolas existentes, como as Pérolas dos Mares do Sul são as mais raros e maiores de todas as pérolas; às pérolas com tons de cinza claro ou com um arco-íris de cores, é normalmente atribuído o nome de Pérolas do Taiti.

Por serem tão delicadas, há que ter alguns cuidados na sua utilização e armazenamento. Assim, não devem ser alvo de produtos químicos, como perfume ou detergentes; não as exponha a calor excessivo (por serem de origem calcária o calor pode destruí-las); não devem ser acondicionadas junto a outras jóias, mas isoladamente, envoltas em tecido; após o seu uso, devem ser limpas com uma flanela humedecida e caso desconfie da durabilidade do fio que as sustenta, providencie a sua substituição.

É bastante comum oferecer pérolas a namoradas, esposas ou mães, como sinal de amor e distinção. Estas jóias estão muito ligadas à elegância e maturidade, encaixando bem numa cerimónia formal, para a qual se recorra a vestuário mais clássico.



Cláudia Bandeira

Título: Oferecer pérolas

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    20-09-2014 às 13:22:43

    Lindas são as pérolas! Elas possuem uma beleza explendida e transmitem delicadeza e elegância. O melhor é que até hoje, elas nunca deixaram sua beleza e o uso.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    08-05-2014 às 20:00:30

    Pérolas são super lindas em grandes ocasiões, mas hoje em dia é muito difícil vermos alguém usando. Foram um marco em tempos passados!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 21:28:54

    eu adoro bijutaria que imita as pérolas. os brincos que uso constantemente são a imitar as pérolas. dão um ar requintado à mulher. não só os diamantes podem fazer de uma mulher luminosa. se me oferecem pérolas verdadeiras melhor ainda. todavia, sou muito distraída e ia acabar por perdê-las ou estragar sem querer. adorei o seu texto de como as pérolas surgem. gostava de ter umas ostras num lago perto da minha casa.

    ¬ Responder
  • karinisgskarinisgs

    08-04-2011 às 23:34:32

    huuum gostei da autora gostosa

    ¬ Responder

Comentários - Oferecer pérolas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios