Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Jóias Relógios > Como cuidar das suas jóias

Como cuidar das suas jóias

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Jóias Relógios
Comentários: 2
Como cuidar das suas jóias

As joias povoam o imaginário de quem as tem e de quem as não pode possuir.
Trata-se, normalmente, de heranças de família ou de prendas, que evocam recordações e afetos. Como tal, não convém que o tempo ou condições adversas as desgastem ou danifiquem. Nesta perspetiva, regra geral, para as limpar basta usar água morna com sabão e uma escova de dentes macia para as esfregar, passando depois por água limpa. No caso de sujidade mais entranhada, deixam-se de molho em água morna com sabão e segue-se o mesmo procedimento. Existem, contudo, especificidades relacionadas com as características peculiares de cada joia.

Por exemplo, as joias com pedras preciosas (à exceção das esmeraldas), depois da lavagem, devem ser mergulhadas em álcool e deixadas a secar sobre lenços de papel, e as joias com pérolas e madrepérolas limpam-se, após o uso, com uma pano de flanela ou um algodão seco, a fim de eliminar resíduos de cosméticos e suor, podendo, em caso de necessidade, aplicar-se sabão neutro e água fria, mas não deixando de molho. O azeite ou o óleo de amêndoas doces conferem-lhes um brilho extra. É útil verificar sempre se as pedras estão bem presas e, se assim não for, consertá-las antes de nova utilização.

De salientar que o calor, a humidade (que faz oxidar) e os produtos químicos, são passíveis de causar prejuízos às joias. Portanto, recomenda-se a aplicação de perfumes, cremes e similares antes da colocação das joias, respeitando o intervalo de secagem dos mesmos.

As joias devem ser limpas de vez em quando (mesmo que não tenham valor monetário), guardadas em locais escuros e embrulhadas individualmente em veludo ou camurça. Não é aconselhável sobrepô-las, o que poderia culminar em arranhões, uma vez que pérolas, metais preciosos e pedras apresentam diferentes graus de dureza. Quando se vai de viagem, é necessário que as embalagens que as transportam sejam rígidas, com o intuito de acautelar possíveis deformações nas peças.

Por outro lado, ao tirar brincos e anéis, há que evitar agarrá-los pelas pedras, que se podem soltar. Ao lavar as mãos, convém tirar os anéis, para que o sabão não fique nos cantos a prejudicar o brilho do metal e das pedras. A propósito, os anéis e colares de ouro lavam-se com água morna e detergente para roupa delicada e, depois de secos, esfregam-se com uma flanela. Para dar mais brilho, existem duas formas: deixar de molho em sumo de cebola durante duas horas ou três em leite morno.

As joias devem usar-se em momentos apropriados, que não contemplam, naturalmente, as tarefas domésticas, o banho, a frequentação de piscinas e o desporto, em que os químicos, o sabonete, o cloro e o próprio suor podem ter uma ação perniciosa sobre elas.


Maria Bijóias

Título: Como cuidar das suas jóias

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

658 

Imagem por: tiffa130

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    21-09-2014 às 03:32:40

    Jóias realmente precisam de um cuidado muito especial e merecem todo nosso carinho e cuidado. Tenho poucas joias, mas as que possuo são bem cuidadas. Vou seguir as dicas acima, obrigada!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    09-05-2014 às 16:35:27

    O melhor cuidado é guardá-las em um lugar limpo, seguro e organizado. Assim, podem durar mais e ficarem perfeitas para o uso, quando for necessário.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Como cuidar das suas jóias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: tiffa130

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios