Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Antiguidades > A Arte Militar

A Arte Militar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Antiguidades
Visitas: 8
A Arte Militar

Não se julgue pelo título que existam desejos de reformar forças militares e dar-lhes uso em museus. Nada disso. Todos temos consciência da importância da força e serviços militares, da forma corajosa com que estão disposto a enfrentar o inimigo e defender o povo e a pátria.

Mesmo que não se seja um apaixonado pela vida militar, algumas peças militares despertam-nos curiosidade e atenção. Qual de nós não se impressiona com o respeito imponente de uma parada militar.

No entanto, muitos são os que mesmo não sendo militares, se apaixonam por tudo o que diga respeito a esta forma de vida tão singular. São os colecionadores de antiguidades e peças militares.

Obviamente que muitos são os que cumpriram o seu serviço (ou ainda cumprem) e que registam em objetos a historia militar, mas também são muitos os que não tem qualquer ligação com as instituições que reúnem quase em forma de culto, tais artigos dignos de museu.

Para um amante de antiguidades militares, a sua coleção é mais do que isso mesmo. É um compromisso com a história e um respeito pela beleza e preservação do artigo militar.

Estas coleções podem ser compostas por fardas, chapéus e vivacos, emblemas, medalhas, armas, espadas, escudos e um sem número de objetos (alguns valiosos) que depois de reunidas são autênticas relíquias e tesouros.

Desengane-se quem ache que só algumas peças possam fazer parte de uma coleção de antiguidades militares. Tendo em conta por exemplo que existem diferentes hierarquias (Marechal, Almirante, Brigadeiros, Major, Tenente, General entre muitos, muitos outros) e várias instituições militares (Exército, Força Aérea, Marinha, Guarda Nacional Republicana, o leque de obras a colecionar é extenso e imponente.

Enquanto os “velhos” colecionadores se deliciam com as obras que adquirem, para os iniciantes na coleção, a atenção tem de ser redobrada. Existem no mercado várias falsificações e são inúmeras as vezes que se compra gato por lebre. As diferenças de uma peça legítima e uma imitação, são muitas vezes difíceis e quase impossíveis de detetar, pelo que ser-se enganado por um trapaceiro é uma suscetibilidade a que estes colecionadores estão muito sujeitos..

Estas magníficas peças podem ser encontradas, logicamente em lojas da especialidade, mas também em feiras e na internet. Em lojas, e por norma, as peças são verdadeiras, legitimas e quase sempre são vendidas totalmente recuperadas, dignas do seu brio original. Em feiras, o risco é ligeiramente maior, apesar de em muitas delas, os próprios vendedores e colecionadores entendidos conseguirem afastar supostos trapaceiros. A ter especial cuidado, são as vendas feitas por internet. Se desejar comprar uma antiguidade militar por este meio, previna-se e quando for espreitar a peça, peça a um entendido que o acompanhe.

Para se ser coleccionador de antiguidades militares, é preciso ser-se amante desta arte. Gostar só não basta. Como em qualquer colecção, a entrega tem de ser genuína, apaixonante, quase lírica, e estes objectos exigem sem qualquer dúvida uma entrega muito, muito pessoal.


Carla Horta

Título: A Arte Militar

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 8

762 

Imagem por: cliff1066™

Comentários - A Arte Militar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: cliff1066™

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios