Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Como escolher o bacalhau?

Como escolher o bacalhau?

Categoria: Alimentação
Visitas: 66
Comentários: 8
Como escolher o bacalhau?

Faz parte dos pratos mais tradicionais Portugueses e só em Portugal existem mais de 30 receitas com este peixe encontrado em águas frias. O Bacalhau!

Para quem tem a ideia de que o melhor bacalhau é o da Noruega, desengane-se. O bacalhau da Noruega vem em segundo lugar, mesmo ao lado do bacalhau da Islândia e em terceiro lugar está o da Rússia. De qualquer forma, consideramos o bacalhau Português, e acredite, muitos são os que pensam desta forma.

Presente na ceia de Natal de milhares de casas portuguesas é muitas vezes enviado de uma maneira ou de outra para Portugueses espalhados em todo o mundo. Emigrantes que ao comer um Bacalhau cozido com todos, voltam emocionalmente às suas origens.

Bacalhau à Brás, à Zé do Pipo, à Minhota, Assado com batata a murro ou até mesmo os pastelinhos de bacalhau são apenas alguns pratos que por este país se come e nos faz deliciar com tais manjares.

Mas se existem variadíssimas espécies de bacalhau e dezenas de receitas para executar, como devemos escolher o bacalhau na altura de o comprar? Seco, demolhado, inteiro, às lascas, enfim, um não mais acabar de formas diferentes de o comprar que nos podem deixar confusos e sem saber muito bem o que escolher.

Ora aqui vai uma ajuda. O bacalhau deve ser sempre comprado inteiro (pede depois para o cortar) e muito bem seco. A melhor forma de verificar se o bacalhau está bem seco é tentar dobrar a cauda. Quanto menos esta dobrar, melhor. Significa que está bem seco e isso é o que mais interessa. Depois, procure o que tem menos fendas, rachas e manchas. Uma cor uniforme amarelada é o ideal. Significa que o sal está bem entranhado e o bacalhau bem seco.

Dependendo do tipo de posta que gosta ou da receita que quer executar, vai ter de verificar como quer as postas cortadas e qual o peso ideal do bacalhau inteiro quando o comprar.

Se gosta de postas altas, o melhor é comprar um bacalhau graúdo ou crescido, cujo peso varia entre 1.5kg e os 3kg. Se quer fazer uma receita com bacalhau desfiado pode comprar um bacalhau pequeno que pode ter menos de 1 kg ou ligeiramente mais.

Aconselha-se a demolhar o bacalhau em água fria com a pele para baixo durante 1 dia e meio ou dois. De seguida, seque o bacalhau num pano seco e só depois o deve guardar no congelador. Quando o quiser cozinhar, é só descongelar as postas de que necessita.


Carla Horta

Título: Como escolher o bacalhau?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 66

809 

Imagem por: [cipher]

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:21:25

    Geniais as dicas de como escolher o bacalhau! Bem, amo bacalhau, aprecio muito e a escolha é fundamental para ter um sabor mais gostoso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • luis carlos gonçalves

    03-04-2014 às 20:59:35

    O melhor é bacalhau na punheta...delícia!!!

    ¬ Responder
  • RUBENS T.COSTA

    05-03-2014 às 19:19:18

    Boa Tarde estarei embarcando dia 15/03 para Portugual e gostaria que nos informa-se onde posso encontrar /para compra ´´Cabeça de Bacalhau´´)pois aqui no Brasil não se comercializa esta iguaria pois tenho muitos amigos me pedindo para trazer o referido produto. no aguardo
    att /Rubens

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 13:00:37

    eu gosto muito de bacalhau. é um dos melhores pratos da gastronomia nacional. só não gosto de bacalhau cozido. acho que o bacalhau cozido perde algumas das suas propriedades que o tornam saboroso. quem é que nunca ouviu falar do bacalhau da Noruega? sempre ouvi dizer que é o melhor e para mim é mesmo o melhor pois é o único que consumo. bacalhau com migas é o topo do bacalhau para mim. adoro.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNatalia

    23-07-2012 às 12:08:00

    Gosto de bacalhau de todas as maneiras. As lascas até podem ser mais baratas mas comprar o bacalhau inteiro e pedir para cortar em postas é sempre a molhar opção. Apesar do trabalho que dá, as alternativas de receitas são muito mais extensas. Mesmo quando mais caro no Natal, vale a pena.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJúlia

    19-07-2012 às 12:31:22

    Gosto muito de bacalhau, mas só o compro em lascas. Como já existe a opção de lascas maiores do que as outras, prefiro comprá-lo assim. Sai mais barato e nos dias que correm, escolher uma posta grande e mandá-la cortar é um custo que neste momento é dificil de suportar. Além disso com as lascas posso fazer muitas receitas como o bacalhau com natas, á bráz ou até á zé do pipo.
    Quando é comprado em lascas também se tem que demolhar, mas até aqui ganho pontos, pois é bem mais fácil. Basta mudar a água pois não tenho de me preocupar com as postas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSandra

    12-07-2012 às 11:29:23

    É preciso ter cuidado com a forma como se demolha o bacalhau. Não nos podemos esquecer que foi todo salgado por igual, mas como as postas têm uma grossura diferente, ao demolhá-lo umas postas ficam mais salgadas do que outras.
    O melhor é colocar dentro do recipiente as postas mais finas e por cima as finas. Depois muda-se a água 4 vezes por dia (fazer esta operação durante 1 dia). No fim tire uma lasca das postas mais grossas e prove. Se ainda estiverem salgadas, retire as finas e deixe as grossas ainda de molho.
    Na hora de cozinhar também deve ter atenção ao sal que coloca. O bacalhau é traiçoeiro de cozinhar, mas perfeito para comer.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruno

    12-07-2012 às 11:29:02

    A escolha do bacalhau tem muito que se diga. Há quem compre o bacalhau já desfiado, mas esquecem-se que não o vemos com a pele que é o que identifica a sua qualidade. Como diz no texto, é necessário ver a cor da pele, se não tem manchas e ver também se foi bem salgado ou não. Comprar o bacalhau inteiro e mandar cortá-lo pode sair mais caro, mas acho que vale muito mais a pena.
    Tenho por habito (julgo que como todos os Portugueses) comer o conhecido bacalhau cozido no a Consoada, mas por esta altura é sempre mais caro. O que acabo por fazer é comprá-lo mais cedo, demolho-o e congelo.

    ¬ Responder

Comentários - Como escolher o bacalhau?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: [cipher]

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios