Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Os melhores livros de Portugal

Os melhores livros de Portugal

Categoria: Literatura
Visitas: 12
Comentários: 7
Os melhores livros de Portugal

Para quem hábitos de leitura e se depara com a pergunta – “de que livro mais gostaste até hoje?” – depara-se sempre com uma questão que suscita um leve sorriso, um ar pensativo e por fim a resposta só poderá ser uma – “é impossível salientar um só livro”.

Escolher o livro que mais emoções nos trouxeram ou maiores reflexões é algo muito próprio, muito íntimo. O que nos fala um livro pode querer dizer-nos muito ou pouco e isso pode fazer com que o amemos ou puro e simplesmente nos seja indiferente.

Um livro é mais do que um amigo com quem partilhamos sentimentos. É uma história dentro de uma história, pois acontece a muitos leitores lembrarem-se de determinadas passagens de uma obra que lhes marcou o local, dia e hora onde a liam. Fizeram-nos reflectir, e tal qual a ternura com que se olha para um filho, um leitor apaixonado, olha para um livro antigo, lido há muito tempo, com uma melancolia que trás sabor a saudade.

Existem no entanto livros obrigatórios, quer se tenha hábitos de leitura ou não. Defendamos então por agora, somente autores Portugueses e as suas obras. Aqui vão, apenas 5 dos muitos livros que poderiam ser considerados os melhores livros Portugueses de todos os tempos.

Falar de autores Portugueses e de literatura e não falar de Luís de Camões, é o mesmo que um católico não salientar a Bíblia. “A Lírica” é um clássico fenomenal e mesmo para quem ache que Luís de Camões era um homem difícil, deixe-se apaixonar por cartas e sonetos. Apaixone-se com a mesma intensidade que ele o fazia.

“Os Maias” de Eça de Queiroz. Um livro atroz onde a descrição é o mote, feita de uma forma única. A vida de Carlos Maia, contada por quem via a vida de outros tempos em Portugal. Único!

Viagens na minha Terra” de Almeida Garrett é um dos melhores livros de sempre em Portugal. Um verdadeiro pensador, Garrett levantou o véu e espalhou no livro a situação sócio-economica de Portugal de 1800. Transformou a escrita Portuguesa da época e fez-nos alcançar uma outra forma de entendimento.

“Poesias” de Florbela Espanca é um tesouro da literatura Portuguesa. Enigmática, esta mulher presenteou-nos com poesias extraordinárias de amores loucos e incestuosos. Intemporal!

Por último, não poderia deixar de salientar um escritor recente e contemporâneo. “Equador” de Miguel Sousa Tavares. “Equador” fala-nos de um amor proibido e traidor vivido em São Tomé e Príncipe nos tempos em que a escravatura existia, mas era já uma proibição.

Estes são apenas alguns dos livros que poderia enumerar. Portugal tem alma de poeta, pelo descrever livros e autores. Seria um serão bastante agradável, mas terei mesmo de ficar por aqui.


Carla Horta

Título: Os melhores livros de Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 12

793 

Imagem por: lepiaf.geo

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    09-05-2014 às 18:19:16

    Portugal é um país riquíssimo culturalmente.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 11:57:43

    Dos livros que salientou só não li Viagens da Minha Terra de Almeida Garrett, mas tenho curiosidade para ler. Os Lusíadas de Camões li para a escola e adorei, assim como Os Maias, de Eça de Queirós, e Poesias, de Florbela Espanca. A nível internacional, há uma escritora que eu gosto imenso: Philippa Gregory. Já li todos os seus livros e recomendo a todos que gostam de literatura histórica do reinado Tudor em Inglaterra.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMónica Alves

    24-07-2012 às 09:56:58

    António Lobo Antunes ainda não foi aqui referido. Com uma leitura complicada para uns, mas apaixonante para outros, há que não perder na leitura de “Não entres tão depressa por essa noite escura”. Extra-or-di-ná-rio. Este autor é fenomenal.
    Aviso que a leitura deste escritor vicia e o consumo desmedido das suas obras é inevitável.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLara Vasconcelos

    23-07-2012 às 11:57:58

    E Fernando Pessoa e “A Mensagem”? Duvido que me consigam convencer que existe uma melhor obra em Portugal como esta. Escritores como Almeida Garret, Miguel Torga, Alves Redol e Cesário Verde não podem ser esquecidos.
    Numa sociedade que consome maioritariamente romancesinhos de bolso e algibeira, há que fazer apetecer as grandes obras primeiro. Não podemos alimentar a cultura literária com livros da treta, só porque fazem chorar as pedrinhas da calçada.
    As ditas crónicas de autoras mal amadas e confusas, passando pelas leituras de auto-ajuda (que afinal não ajudam nada), Portugal dá pouco valor aos autores Portugueses. E quando falo em pouco valor, não é o facto de dizer bem ou dizer mal. É ler… É consumir o que é Português, mas que tem de facto qualidade.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJacinta

    23-07-2012 às 11:57:32

    Fazer uma lista dos melhores escritores e livros de Portugal, seria travarmos conversas infindáveis. Agustina Bessa Luís, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre tantos outros. Regemo-nos pela lírica, mas também esta foi influenciada, tal como Luís de Camões. António Ferreira escreveu “A Castro”, uma verdadeira Obra que fala sobre a vida e a morte de D. Inês de Castro. A quem nunca leu, experimente e dê enfase à leitura da parte em que D. Pedro a coroa, já depois de morta, como Rainha de Portugal.
    Somos um pais de poetas e como diz a canção, “todos nós, temos Amália na voz” (também ela uma grande autora).

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJacinta

    23-07-2012 às 11:51:03

    Fazer uma lista dos melhores escritores e livros de Portugal, seria travarmos conversas infindáveis. Agustina Bessa Luís, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre tantos outros. Regemo-nos pela lírica, mas também esta foi influenciada, tal como Luís de Camões. António Ferreira escreveu “A Castro”, uma verdadeira Obra que fala sobre a vida e a morte de D. Inês de Castro. A quem nunca leu, experimente e dê enfase à leitura da parte em que D. Pedro a coroa, já depois de morta, como Rainha de Portugal.
    Somos um pais de poetas e como diz a canção, “todos nós, temos Amália na voz” (também ela uma grande autora).

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlexandre

    19-07-2012 às 12:18:51

    José Saramago foi para mim o melhor escritor Português de todos os tempos. Pela forma como escreve, como nos “obriga” a raciocinar, a pensar a usufruir do que o pensamento tem para nos dar.
    O “Evangelho Segundo Jesus Cristo” é para mim a maior obra Portuguesa de todos os tempos. Criticado e “crucificado”, José Saramago lutou pelo lugar ao Sol que à tanto merecia, longe da sua pátria, mas perto do coração de todos os Portugueses.
    “Jangada de Pedra”, “Todos os Nomes”, “O Homem Duplicado” ou por último “Caim” são apenas algumas das obras primas deixadas por este grande, grande escritor.

    ¬ Responder

Comentários - Os melhores livros de Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: lepiaf.geo

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios