Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > A Leitura Escassa No Brasil

A Leitura Escassa No Brasil

Categoria: Literatura
Visitas: 21
Comentários: 2
A Leitura Escassa No Brasil

Infelizmente muitas pessoas creem que a leitura não é importante para o desenvolvimento e no Brasil esta situação só piora. O incentivo à prática da leitura no país é quase que invisível. Os livros que são ótimas ferramentas e importantes armas para o auxílio no aprendizado e no crescimento da educação nacional estão sendo desprezados, trocados e abandonados.

Todos concordam que eles são essenciais para quem realmente quer ser desenvolver, porém não é a realidade na prática. Neste período de Copa do Mundo onde a maioria foca nos jogos de futebol a escassez na leitura só tende a piorar por conta da falta de estudo.

A falta de incentivo no ato de ler tem forte ligação com a ausência da biblioteca nas escolas públicas espalhadas por este país. Sem biblioteca dificilmente alguém ansiará por leitura. E este problema é muito preocupante, pois a base de tudo é a educação e ela não sendo bem tratada será o próprio pais que sofrerá com as consequências.

O fato é que sem leitura é impossível existir crescimento em nossa sociedade. E nem todos que possuem um acesso agradável a biblioteca buscam mergulhar no mundo literário. Muitos carregam preconceitos contra a leitura e com isso os livros vão sendo esquecidos com o tempo.

E outro fator que tem negligenciado a leitura é a carência de prioridade nesta área. A maioria prefere gastar com roupas, eletrônicos, alimentação e entretenimento pensando que são mais importantes do que a cultura(livros, museus, artes, etc). E esta negligência mais cedo ou mais tarde atinge negativamente a vida do indivíduo que não consegue se dar bem em concursos públicos, vestibulares ou até cursos. O nosso país precisa urgentemente buscar o caminho da leitura, pois sem a literatura é impossível de nascer novos profissionais de qualidade. Sem leitura o Brasil tende a piorar cada vez mais.

O outro grave problema é o desperdício de tempo em jogos de videogame, pessoas compartilhando suas vidas em redes sociais, excessiva atenção aos canais de televisão, ao invés de investir o tempo no mundo dos livros. A diversão é importante para as nossas vidas, mas o essencial e prioritário é a literatura. O que muitos não enxergam é que é possível se divertir com os livros que hoje existem em formatos digitais, isto é, livros que podem ser lidos em tablets, celulares e notebooks. Meios para se encher da literatura é o que não falta e sim o que falta é o desinteresse por parte das pessoas.

Mesmo que você não goste de ler aprenda que isso é só uma falta de hábito. Quem não gosta de ler normalmente são pessoas que não tiveram muito contato com os livros. Quando passamos a conhecer mais sobre algo ou alguém começamos a gostar. O mundo dos livros é algo precioso ao contrário do preconceito de muitos brasileiros que acham a leitura uma tarefa chata. A literatura produz uma boa colocação em faculdades e cursos em geral que posteriormente faz o beneficiado se dar bem no mercado de trabalho.


Natanael Genoel

Título: A Leitura Escassa No Brasil

Autor: Natanael Genoel (todos os textos)

Visitas: 21

557 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCassio

    01-07-2014 às 12:47:42

    No brasil só querem é estádio de futebol. Ainda por cima os estádio estão mal construídos.

    Uma vergonha este mundial.

    A FIFA devia era ajudar os brasileiros na saúde

    ¬ Responder
  • Natanael GenoelNatanael Genoel

    09-10-2014 às 04:11:18

    Não só na saúde, mas principalmente na educação onde estamos muito carentes. Grato pela visita!

    ¬ Responder

Comentários - A Leitura Escassa No Brasil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios