Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Dicas para leitores iniciantes

Dicas para leitores iniciantes

Categoria: Literatura
Dicas para leitores iniciantes

Não é preciso ser um especialista para saber que, infelizmente, no Brasil poucas pessoas tem o hábito de ler. E pior as pessoas veem a leitura como um dom para poucos. E esta mentalidade atrapalha ainda mais. Como se já não bastasse a falta de incentivo do governo, das escolas, da família e aí vai. Enfim é uma questão cultural. Ler é uma conquista pra todos! E os leitores de plantão, sabem o quanto é prazeroso e acaba querendo dividir esta experiência com todo mundo. Eu não sou de me apegar muito a regras para leitura, até porque penso que ela é um ato livre, e quanto mais você o fizer de forma prazerosa, mais rápido se tornará leitor. Mas vamos lá a algumas dicas, conselhos para começar bem esta experiência:

Escolha um assunto leve e que te agrada.
Não adianta escolher no primeiro livro, um tratado de Einstein. Você vai certamente chegar lá. Mas calma, vá devagar. De preferência nem comece por livros, comece por contos por exemplo, que são curtos e de uma leitura fácil e gostosa.

Tenha paciência e não desista.
Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que nosso corpo é um bom exemplo. Se uma pessoa começar a correr hoje, mesmo correndo pouquinho, vai sentir dores. Mas se persistir em pouquíssimo tempo estará num nível mais alto até um momento que o seu corpo pedirá pelo exercício. Assim é com a leitura, comece lendo uma página que seja por dia, mas leia todos os dias. Quando você menos esperar não conseguirá mais parar.

Não se sinta obrigado.
Isto é fundamental, se não trabalhar o corpo a mente, se convencer de que aquilo é uma decisão livre, não precisa nem começar. Ninguém vai longe, por obrigação. Tenho uma filha de sete anos e faço a mesma coisa com ela na hora de comer. Digo pra ela que nosso paladar muda, e por isto a necessidade de experimentar novos alimentos. Se ela não se convencer de que aquele alimento pode ser gostoso, dar a ele uma chance de se mostrar a ela, o resultado com certeza será muita cara feia.

Se prepare para este momento
Faça de seu momento de leitura, um momento de encontro. Eu por exemplo adoro ler ao ar livre, pra ser sincera eu gosto de fazer qualquer coisa ao ar livre, o que eu gosto mesmo é do ar livre, o resto são detalhes. Mas enfim, se prepare, crie expectativa, se envolva. Espere por este momento e afaste tudo que possa te distrair. Faça deste tempo, um momento para você.

Converse com leitores
Não há nada mais contagiante que estar em um grupo onde cada um mostra e fala de suas experiências com a leitura. Eu sou leitora desde criança e normalmente tem aquele autor que não me atrai. Mas quando ouço amigos falando muito dele, acabo lendo, mesmo que depois me certifico de que realmente não gosto, mas é irresistível. E finalmente, crie suas próprias regras. A leitura é uma experiência muito pessoal e nem sempre o que foi bom pra mim será também para você.


Meirilene Reis

Título: Dicas para leitores iniciantes

Autor: Meirilene Reis (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Dicas para leitores iniciantes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios