Conheça a Jornada do Herói e desvende as melhores e piores histórias do Cinema e da Literatura.
Olá no texto de hoje vamos recomendar uma leitura agradável e informativa para leitores e futuros escritores (vejam só!).
Desde muito tempo que eu queria saber de onde vinham esses esquemas, tipos e arquétipos de histórias e personagens que frequentemente voltavam a aparecer em muitos livros e filmes, mas não conhecia nenhum estudo sobre esse tipo de assunto. Foi então que através do "Melhor podcast do mundo!", o nerdcast que tomei conhecimento da famosa jornada do herói elaborada no livro o Herói de Mil faces por Joseph Campbell.
O conceito era comentado e discutido por muitos integrantes do nerdcast, mas era sempre bem explicado pelo célebre autor best-seller brasileiro Eduardo Spohr.
A jornada começa com o herói em seu MUNDO COMUM e vai avançando pelo MUNDO ESPECIAL e após a RESSUREIÇÃO o seu RETORNO COM O ELIXIR. É claro que existem muito outras fases e conceitos que devem ser estudados e utilizados com cuidados por aqueles que buscam escrever uma história de sucesso.
Então a todos que buscam entender melhor as histórias repasso o conselho para que comecem pela jornada do escritor, pois além de explicar os arquétipos e os conceitos básicos de forma rápida e fácil o autor ainda faz analise prática dessa teoria aplicada aos filmes de Hollywood como Titanic, Guerra nas Estrelas, O Rei Leão, Pulp Fiction e outros.
O que Campbell fez ao analisar os mitos antigos foi descrever e sintetizar a Jornada do espírito humano e por isso que essas histórias que aplicam a jornada do herói fazem tanto sucesso e conquistam fãs pelo mundo todo. Os conceitos ajudam não só os futuros escritores, mas também leitores e espectadores que buscam entender mais no que o que está explícito.
No entanto como Vogler mesmo explica logo no início do livro A Jornada do Herói não é uma forma única que deve ser seguida à risca e sim uma base para a construção de histórias que deve ser muito bem estudada para não cair em repetições e clichês.
Uma leitura muito agradável que pode e deve ser feita por todos os apaixonados por cinema e principalmente por literatura.