Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Conheça a Jornada do Herói e desvende as melhores e piores histórias do Cinema e da Literatura.

Conheça a Jornada do Herói e desvende as melhores e piores histórias do Cinema e da Literatura.

Categoria: Literatura
Conheça a Jornada do Herói e desvende as melhores e piores histórias do Cinema e da Literatura.

Na imagem acima um diagrama básico da jornada do Herói vale a pena conhecer!

Olá no texto de hoje vamos recomendar uma leitura agradável e informativa para leitores e futuros escritores (vejam só!).

Desde muito tempo que eu queria saber de onde vinham esses esquemas, tipos e arquétipos de histórias e personagens que frequentemente voltavam a aparecer em muitos livros e filmes, mas não conhecia nenhum estudo sobre esse tipo de assunto. Foi então que através do "Melhor podcast do mundo!", o nerdcast que tomei conhecimento da famosa jornada do herói elaborada no livro o Herói de Mil faces por Joseph Campbell.

O conceito era comentado e discutido por muitos integrantes do nerdcast, mas era sempre bem explicado pelo célebre autor best-seller brasileiro Eduardo Spohr.

Depois de conhecer o conceito queria ler algo mais teórico e então seguindo o conselho de Eduardo Spohr comecei pelo livro "A Jornada do Escritor" de Christopher Vogler, que é uma versão mais didática e moderna do tema.

A jornada começa com o herói em seu MUNDO COMUM e vai avançando pelo MUNDO ESPECIAL e após a RESSUREIÇÃO o seu RETORNO COM O ELIXIR. É claro que existem muito outras fases e conceitos que devem ser estudados e utilizados com cuidados por aqueles que buscam escrever uma história de sucesso.

Então a todos que buscam entender melhor as histórias repasso o conselho para que comecem pela jornada do escritor, pois além de explicar os arquétipos e os conceitos básicos de forma rápida e fácil o autor ainda faz analise prática dessa teoria aplicada aos filmes de Hollywood como Titanic, Guerra nas Estrelas, O Rei Leão, Pulp Fiction e outros.

O que Campbell fez ao analisar os mitos antigos foi descrever e sintetizar a Jornada do espírito humano e por isso que essas histórias que aplicam a jornada do herói fazem tanto sucesso e conquistam fãs pelo mundo todo. Os conceitos ajudam não só os futuros escritores, mas também leitores e espectadores que buscam entender mais no que o que está explícito.

No entanto como Vogler mesmo explica logo no início do livro A Jornada do Herói não é uma forma única que deve ser seguida à risca e sim uma base para a construção de histórias que deve ser muito bem estudada para não cair em repetições e clichês.

Uma leitura muito agradável que pode e deve ser feita por todos os apaixonados por cinema e principalmente por literatura.


Jhon Erik Voese

Título: Conheça a Jornada do Herói e desvende as melhores e piores histórias do Cinema e da Literatura.

Autor: Jhon Erik Voese (todos os textos)

Visitas: 0

201 

Comentários - Conheça a Jornada do Herói e desvende as melhores e piores histórias do Cinema e da Literatura.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios