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O Urso e a Rapariga

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
O Urso e a Rapariga

Ela estava do seu descapotável, acelerando duma maneira imprevisível, do que fugia? Sei lá. Ela continuava a acelerar e a acelerar, mas de repente deixou-se adormecer.

Do dia a seguir viu que o seu carro tinha estampado a uma árvore, mas não caiu em cima do lugar do condutor. Ela ergueu-se e tentou caminhar, mas de facto era que estava embriagada, tanto que até eu sentia o cheiro. Quem sou eu? O narrador. Continuando, ele tentou alevantar-se e disfrutar o seu passeio, mas a dor de cabeça afetava-a demais, enquanto caminhava pareceu-lhe ouvir vozes, provavelmente teriam sido as mesmas vozes de sempre, aquelas que lhe levaram a ficar bêbada. Sim ela era um bocado chalupa. MUUUITO chalupa. A pobre rapariga (acho que o nome era Clotilde ou Gertrudes não sei bem) tentou erguer-se estava a tentar fazer o melhor que podia. A vida dele tinha sido sempre de tristezas, traições, descompromissos e outras tragédias, o trabalhito que tinha apesar de não ser mau e chegava-lhe bem era sem qualquer socialização, a sua solidão a perseguia. A vontade de consumir psicotrópicos era muito forte, era a única maneira de se libertar do sítio aonde estava. Mas agora estava pior que nunca. Parou duma floresta, sentia-se sem energia.
Do dia a seguir, sentiu um belo cheiro de alcachofras, viu uma panela bem grande ao pé dela, nunca tinha sido grande fã delas, mas deste momento a fome era mais forte. Mas quem viu a cozinhar era uma surpresa, era um Urso Enorme, com um avental e chapéu de cozinheiro.

-AAAAAAAAAAAAAAAAAAH. Gritou ela
-AAAAAAA, não vamos parar com isso. Disse o urso.
-Acho que todos fazem sempre isso, não há razão para o fazer, o meu nome é Alberto. Ele estendeu a sua grande pata. Ela continuava abismada com o que via, provavelmente halucinação?
-Bem realmente a minha pata tem garras, por isso percebo que não queiras tocar, eu sei isto é estranho para humanos, mas vê o lado positivo, vamos comer alcachofras.
-Alcachofras?
-Sim, vai ser bem bom.
-Hum, está bem.
Assim foi, os dois comeram e disfrutaram das alcachofras, aliás foi acompanhado com um bom vinho, uma salada, juntamente com um geladinho.
-Está tão bom obrigado Alberto.
-Ora de nada, ahm, queres ser minha amiga?
-Bem, tu ajudaste-me por isso sim.
-Oh boa, estou tão feliz.
-Bem ainda bem 
-Então agora que somos os melhores amigos, que queres fazer?
-Aaah, que fazem os melhores amigos?
-Ah já sei manicure.
-Pode ser

A manicura a um urso é geralmente difícil, as garras são enormes e também perigosas, mas a nossa heroína conseguiu fazer bem, ainda que um pouco mal limado. Mas já o Alberto, ele nasceu para aquilo, era um home… bem Urso dedicado, cortou as unhas muito rentinhas, decididamente era um profissional, tinha que se tirar o chapéu, bem ela já tinha tirado o chapéu de cozinheiro de qualquer maneira.

-Estou-me a divertir tanto e tu?
-Eu? Mais ou menos
Alberto parecia agora triste
-Então?
-Bem é que abandonei o meu carro não muito longe daqui, estive completamente pedrada a noite anterior.
-Ressaca?

-Mais peso da consciência.
-Compreendo minha amiguinha. E que tal se eu te acompanhasse até ao carro?
-Pode ser.
Os dois foram, em direção ao carro partido.
-Hei sabes, das horas vagas eu sou mecânico.
Ela cada vez ficava mais surpreendida cada vez que conhecia mais este Urso. Umas horas passaram e o carro estava como novo. Cada vez mais ela julgava estar dum mundo halucinógénico.
-Bora passer?
-Bora.
E assim foi, os dois passearam de carro, Alberto tinha um boné vermelho, de facto estes dois atraiam muita atenção das pessoas. Decidiram então alugar um apartamento.
-Olha viste as noticias de hoje?
-Um não porquê?
-Aparentemente a caça ao urso tem andado a diminuir ultimamente.
-A sério?
-Sim.
Uma pedra vai para a casa deles, arrebatando uma das janelas vinha escrito uma nota.
“VAI PARA CASA URSO”
-Bem, para ser sincero, já tenho saudades de casa.
-Queres voltar?
-Sim, mas visita-me.
-Claro.
Os dois voltaram para a floresta, ela deixou o Urso do sítio aonde ela o tinha achado deram um grande abraço um ao outro, e prometeram que voltavam a ver-se. Ela ao ir o Urso deu uma pequena palmadinha do rabo dela.
-Vai com força irmã não desistas.

O urso voltou para a sua cabana, estava como a tinha deixado, pequena mas tão aconchegadora. Deitou-se e sonhou com voltar a ver a sua boa amiga.
A nossa rapariga ( o nome dela é Josefina afinal), decidiu ir para sua casa, aonde tinha partilhado com o seu ursinho quase de peluche. Tentou a adormecer, mas não o conseguia, só podia pensar dele, mas ele era urso, sim podia ser amigo, mas não podia ser mais do que isso. Era impossível duas criaturas diferentes serem felizes dessa maneira tais coisas era impossível, só do mundo fantasia, mas novamente era um Urso que falava…


Epá estou com fome aonde há mel?


FIM.


Manuel Velez

Título: O Urso e a Rapariga

Autor: Manuel Velez (todos os textos)

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Comentários - O Urso e a Rapariga

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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