Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher

O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher

Categoria: Literatura
Visitas: 2
O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher

Costuma dizer-se, a propósito e a despropósito, que «a tradição já não é o que era». Pois bem, no mundo empresarial isto é particularmente verdade e o que constituíam ambientes quase exclusivamente masculinos começaram a ser, pouco a pouco, “invadidos” por mulheres. O domínio da gestão foi sendo, cada vez mais, dominado (valha a redundância) por profissionais de saias.

O livro «O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher», de Rosália Amorim, reimpresso em 2009 pela Prime Books, compendia lições de 25 executivas que, basicamente, se encontram à frente dos destinos das grandes companhias portuguesas. São 168 páginas elaboradas a partir de entrevistas e diálogos com estas gestoras lusas, com algumas conclusões, dicas e regras de ouro para atingir o topo e conseguir harmonizar a carreira com a família e a vida pessoal, bem como contornar as crises.

Na verdade, as mulheres têm, em relação aos homens, uma vantagem intrínseca: o seu chamado sexto sentido, que lhes confere um “faro” mais apurado, para além de atributos psicológicos igualmente benéficos, nomeadamente no que se refere à capacidade de ouvir e de se empenhar em diferentes tarefas em simultâneo. Ainda assim, é comum elas terem de trabalhar muito mais para provar as suas aptidões. Este livro inclui precisamente uma reflexão acerca da figura da mulher trabalhadora numa sociedade que, apesar de se dizer moderna, continua a discriminar com base em tudo menos no mérito.

A gestão das emoções, a garra para a luta, a liderança, a visibilidade nas empresas, a conciliação da gravidez e da educação da prole com cargos de grande responsabilidade, os falsos proteccionismos e a ascensão na carreira profissional são apenas exemplos de questões abordadas em «O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher».
A autora é, ela própria, editora de uma revista e pretende, através deste livro, defender não só mulheres de topo, mas também mães que, por essa condição, se deparam com dificuldades várias. Nesta perspectiva, Rosália Amorim decidiu doar uma fracção dos direitos de autor da sua obra a uma instituição que vele pelo bem-estar destas mulheres. A escolha, sujeita à votação das suas entrevistadas, recaiu sobre a Ajuda de Mãe.

Sendo que este livro não é um tratado feminista, os homens (pelo menos os mais favorecidos em termos de humildade) podem também colher daqui ensinamentos e estratagemas de gestão. Efectivamente, das ideias de mulheres que não se armam em vítimas, que não se irritam com todos os obstáculos que lhes colocam, que não entram em competições desenfreadas e, acima de tudo, que não desistem, há muito a aproveitar. Estamos na era em que a mulher é mais do que mãe e dona de casa e o homem mais do que o ser incumbido de providenciar o sustento da família. Mais do que ideologias, trata-se de fenómenos sociológicos e demográficos incontornáveis.


Maria Bijóias

Título: O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

638 

Imagem por: Search Engine People Blog

Comentários - O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios