Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > TV HIFI > Como funciona o rádio

Como funciona o rádio

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: TV HIFI
Visitas: 224
Comentários: 22
Como funciona o rádio

O rádio é um instrumento que transmite sinais através da modulação de ondas magnéticas. A radiação electromagnética viaja através de campos electromagnéticos que se propagam através do espaço, seja num sistema de comunicação rádio ou qualquer outro, é sempre necessário dois componentes básicos: um transmissor, que envia a informação, e um receptor que, através de uma antena, capta as oscilações das ondas electromagnéticas.

As rádios frequências podem ser encontradas na transmissão de sinais e frequências usadas na rádio, na televisão, telecomandos de garagem, controlo de trafego aéreo.

A tecnologia que agora chamamos de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim dos século XIX, sendo que o mérito desta mesma criação foi concedido a Nikola Tesla, uma vez que Marconi vez uso de 19 patentes de Tesla neste projecto.

Interessante que do outro lado do mundo, Roberto Landell de Moura, um padre brasileiro estava a ter resultados muitos semelhantes aos de Marconi, nesta primeira fase, as radio transmissões eram usadas na transmissão do código Morse.

A primeira transmissão radiofónica oficial foi realizada por Lee de Forest, em 1906 nos EUA, quando este fez uso de válvulas tríodo, numa tentativa de aumentar e limpar o sinal de emissão do sistema rádio que andava a testar.

O seu uso intensificou-se durante a I Guerra Mundial, em que era através das radio frequências que eram enviadas as ordens entre exército e navios.

O sistema de transmissão rádio é algo sem o qual não seria possível estabelecer comunicação durante grande parte do século XX, pelo que tem de se considerar como um dos maiores inventos de sempre.

Nos dias de hoje, os sistemas de rádio são usados, na continuidade do século passado, não só para transmissão de mensagens, mas também para uso lúdico e recreativo, sendo ainda a primeira companhia de muitas pessoas por todo o mundo.


Rua Direita

Título: Como funciona o rádio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 224

792 

Imagem por: fodt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 22 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBárbara

    22-05-2015 às 00:14:38

    muito bom

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    22-09-2014 às 21:55:07

    O rádio evoluiu muito ao longo do tempo. Graças à tecnologia temos a transmissão muito bem feita em qualquer lugar do mundo. Não apenas como fonte de informação, mas de entretenimento também!

    ¬ Responder
  • joao vitor

    23-06-2014 às 01:28:06

    nao entendi nadaaa!!!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    03-06-2014 às 23:35:44

    Interessante como as coisas funcionam por trás do concreto. O funcionamento do rádio é algo fantástico!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • hellen caroline mendes gomes

    09-09-2013 às 18:18:13

    *pesquisei na informática como funciona a radio e ai me apareceu este site otimo..adorei as informações e minha amiga também, agora quando formos conhecer o estúdio da rádio saberemos tudo!!!

    agradeço aos fundadores deste site de informações!!!*

    ¬ Responder
  • Maria Eduarda Memof

    09-09-2013 às 18:17:52

    *pesquisei na informática como funciona a rádio e ai me apareceu este site ótimo..adorei as informações e minha amiga também agora quando formos conhecer o estúdio da rádio saberei tudo!!!

    agradeço aos fundadores deste site de informações!!!*

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguilherme pinto pinheiro

    17-08-2013 às 20:19:10

    gostei muito disso voces sao demais muito showw agora vou poder fazer meu trabalho

    ¬ Responder
  • ritinha

    29-04-2013 às 10:00:17

    eu amei este site e estou a faser um trabalho da escola e estas informaçoes sao muito uteis

    ¬ Responder
  • [email protected]

    19-11-2012 às 13:32:47

    gostei ver e ouvir sobre a radio por que é um orgo social de comunicaçao ele nao deve ter partido e nenhuma politica como a rsdio objectivo é de dar informaçao nao importa seja mal ou boa fazer perceber o ovinte da tudo o que se passa no distrito, provincia ou no mundo inteiro .

    ¬ Responder
  • miguel silva

    08-11-2012 às 20:49:11

    Pô, cara valeu Mas oq eu queria mesmo, fiquei sem saber Eu queria saber como funciona um radio... Que componentes um radio muito primitivo tem Como é o principio de funcionamento e não a historia do surgimento do rádio O texto é: COMO FUNCIONA O RADIO,

    ¬ Responder
  • Francisca

    18-10-2012 às 20:46:50

    Pelo amor de deus! esses comentários me deram dor no pâncreas ksoaskoaksoaks eu achei bom o texto de vcs mas ainda faltou assunto. Estou fazendo um trabalho de 3º ano de ensino médio e ficou mais completo do que o artigo. Sorte na próxima.

    ¬ Responder
  • gslaine sousa drika_*_

    30-09-2012 às 00:34:14

    ola eu amo muito vcis ta bm bjs

    ¬ Responder
  • laysla *

    30-09-2012 às 00:29:34

    ola eu estou fazemdo eu trabalho sobre o radio e eu tenho muito orgulho de ter uma coisa muito emteresate que vcis mado para a net muito obrigada amo vcis beijinho muitos

    ¬ Responder
  • lovelove

    25-06-2012 às 23:59:52

    cara, ou guria! é fascinante saber issso,
    eu vos agradeço, vo6 são campeããããããão!!!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 10-05-2012 às 13:32:15

    Ana fizemos umas alterações ao textos para que este fique mais completo e com um pouco mais de conteúdo, porém devemos dizer que se confirma que foi Marconi (italiano) utilizando patentes de Nikola Tesla que surgiu com a invenção que veio a ser posteriormente conhecida como rádio.

    ¬ Responder
  • Esgotomecânica, ldaana

    09-05-2012 às 19:59:14

    não percebo,noutros sites dizem que foi numa invasão,outros foi os franceses,não entendo nada!!!

    ¬ Responder
  • cristiancristian

    26-08-2011 às 00:22:03

    adorei essa msg fiquei muito agradecida pelas informações obrigada!! cristiana hilda

    ¬ Responder
  • LauraLaura

    30-07-2011 às 01:38:13

    E muito bom issoooo

    ¬ Responder
  • NatáliaNatália

    27-06-2011 às 18:34:09

    Eu gostaria de saber se há algum elemento químico em alguma parte do rádio; Há?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEduardo Punha

    18-11-2012 às 18:00:39

    Sim, Germânio e Silício são elementos químicos envolvidos nos diodos, que normalmente são componentes de um rádio, então de certa forma sim, existe componentes químicos nas coisas eletrônicas, mas se você pensar bem, qualquer coisa contém reações químicas químicas já que a matéria é uma junção complexa de átomos com números variados de hidrogênio. Mas efetivamente falando não há um reação em escala considerável como há entre KMnO4,H2SO4 e C2H5OH mas ainda sim existe em escalas menores, reações em nível atômico.

    ¬ Responder
  • 3D-LINK3D-LINK

    09-06-2011 às 12:51:18

    eu estou fasendo um trabalho de escola, e parabens pelas informasoens qe eu consegui

    ¬ Responder
  • Luiz Fernando Teixeira dos Santosana clara

    01-06-2011 às 02:03:51

    gostei achei interesante

    ¬ Responder

Comentários - Como funciona o rádio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas sobre mobiliário

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Dicas sobre mobiliário\"Rua
Muitas vezes aquele móvel que adoramos e que esperávamos ter para sempre complementando a decoração de nossa casa ou escritório, de repente nos parece perdido, seja por causa de algum ou alguns riscos, pela perda do brilho, ou então sendo ele fosco acaba com sua tonalidade alterada, pega cupim, fica empenado ou por acidente acaba com uma horrível mancha.

E como o móvel foi comprado há tempo, não pode mais ser encontrado nas lojas.

Apesar disso tudo, não se abata, com algumas das dicas abaixo é possível recuperar o móvel e a aprender a melhor forma de conservá-lo.

Móveis com acabamento fosco devem ser limpos com pano umedecido em detergente diluído em água ou sabão de coco. Não recomenda-se o uso de lustra-móveis nesse caso, pois ele pode alterar o brilho do acabamento original. Álcool só pode ser usado em móveis com acabamento em esmalte fosco e mesmo assim somente em casos para remoção de manchas mais persistentes ou para higienização da peça.

Quando o móvel fica riscado, se forem riscos superficiais, estes podem ser retirados com polimento ou com aplicação de cera. Se o risco for profundo a melhor opção é chamar um especialista em pintura de móveis. Em acabamentos poliuretânicos, o móvel deverá ser lixado e pintado novamente. Nunca use nos móveis produtos abrasivos como saponáceos ou palha de aço, pois causam outros arranhões e desgastam a película do acabamento, modificando assim o brilho e a cor e também interferindo da durabilidade da pintura existente.

Em casos de cupim , quando percebemos aquele furinho na peça, isso não é sinal de que o cupim penetrou no móvel, na verdade foi por ali que ele saiu, pois a fêmea coloca os ovos em baixo dos móveis e quando as larvas nascem elas vão abrindo caminho no interior da madeira e só saem quando já são adultos. O ideal é fazer a substituição da peça afetada antes que o restante do móvel fique comprometido e que a praga se espalhe para outros objetos de madeira.

A umidade faz com que a madeira empene, por isso ao escolher móveis para locais úmidos, como banheiro e cozinha, de preferência por peças que tenham todas as superfícies revestidas.

Em peças com acabamento em alto brilho, faça a limpeza com pano úmido e detergente diluído em água. Isto serve tanto para acabamentos transparentes como para laqueados. Para lustrar use um pano macio com produtos específicos encontrados no mercado.

Algumas manchas podem ser facilmente retiras com o procedimento normal de limpeza ou com polimento. Cuidado com manchas de café, gordura, sucos ou refrigerantes, pois podem levar a deteriorização do móvel. Existem produtos específicos para retirar manchas de gordura dos móveis. As manchas que penetram no filme da tinta normalmente só podem ser eliminadas com a repintura do móvel.

Pesquisar mais textos:

Fabiane Martello

Título:Dicas sobre mobiliário

Autor:Fabiane Martello(todos os textos)

Imagem por: fodt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 16:10:26

    Que dicas sensacionais, Fabiane. A Rua Direita muito se alegra, obrigada!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios