Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > TV HIFI > Como funciona o rádio

Como funciona o rádio

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: TV HIFI
Visitas: 224
Comentários: 22
Como funciona o rádio

O rádio é um instrumento que transmite sinais através da modulação de ondas magnéticas. A radiação electromagnética viaja através de campos electromagnéticos que se propagam através do espaço, seja num sistema de comunicação rádio ou qualquer outro, é sempre necessário dois componentes básicos: um transmissor, que envia a informação, e um receptor que, através de uma antena, capta as oscilações das ondas electromagnéticas.

As rádios frequências podem ser encontradas na transmissão de sinais e frequências usadas na rádio, na televisão, telecomandos de garagem, controlo de trafego aéreo.

A tecnologia que agora chamamos de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim dos século XIX, sendo que o mérito desta mesma criação foi concedido a Nikola Tesla, uma vez que Marconi vez uso de 19 patentes de Tesla neste projecto.

Interessante que do outro lado do mundo, Roberto Landell de Moura, um padre brasileiro estava a ter resultados muitos semelhantes aos de Marconi, nesta primeira fase, as radio transmissões eram usadas na transmissão do código Morse.

A primeira transmissão radiofónica oficial foi realizada por Lee de Forest, em 1906 nos EUA, quando este fez uso de válvulas tríodo, numa tentativa de aumentar e limpar o sinal de emissão do sistema rádio que andava a testar.

O seu uso intensificou-se durante a I Guerra Mundial, em que era através das radio frequências que eram enviadas as ordens entre exército e navios.

O sistema de transmissão rádio é algo sem o qual não seria possível estabelecer comunicação durante grande parte do século XX, pelo que tem de se considerar como um dos maiores inventos de sempre.

Nos dias de hoje, os sistemas de rádio são usados, na continuidade do século passado, não só para transmissão de mensagens, mas também para uso lúdico e recreativo, sendo ainda a primeira companhia de muitas pessoas por todo o mundo.


Rua Direita

Título: Como funciona o rádio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 224

792 

Imagem por: fodt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 22 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBárbara

    22-05-2015 às 00:14:38

    muito bom

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    22-09-2014 às 21:55:07

    O rádio evoluiu muito ao longo do tempo. Graças à tecnologia temos a transmissão muito bem feita em qualquer lugar do mundo. Não apenas como fonte de informação, mas de entretenimento também!

    ¬ Responder
  • joao vitor

    23-06-2014 às 01:28:06

    nao entendi nadaaa!!!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    03-06-2014 às 23:35:44

    Interessante como as coisas funcionam por trás do concreto. O funcionamento do rádio é algo fantástico!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • hellen caroline mendes gomes

    09-09-2013 às 18:18:13

    *pesquisei na informática como funciona a radio e ai me apareceu este site otimo..adorei as informações e minha amiga também, agora quando formos conhecer o estúdio da rádio saberemos tudo!!!

    agradeço aos fundadores deste site de informações!!!*

    ¬ Responder
  • Maria Eduarda Memof

    09-09-2013 às 18:17:52

    *pesquisei na informática como funciona a rádio e ai me apareceu este site ótimo..adorei as informações e minha amiga também agora quando formos conhecer o estúdio da rádio saberei tudo!!!

    agradeço aos fundadores deste site de informações!!!*

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguilherme pinto pinheiro

    17-08-2013 às 20:19:10

    gostei muito disso voces sao demais muito showw agora vou poder fazer meu trabalho

    ¬ Responder
  • ritinha

    29-04-2013 às 10:00:17

    eu amei este site e estou a faser um trabalho da escola e estas informaçoes sao muito uteis

    ¬ Responder
  • [email protected]

    19-11-2012 às 13:32:47

    gostei ver e ouvir sobre a radio por que é um orgo social de comunicaçao ele nao deve ter partido e nenhuma politica como a rsdio objectivo é de dar informaçao nao importa seja mal ou boa fazer perceber o ovinte da tudo o que se passa no distrito, provincia ou no mundo inteiro .

    ¬ Responder
  • miguel silva

    08-11-2012 às 20:49:11

    Pô, cara valeu Mas oq eu queria mesmo, fiquei sem saber Eu queria saber como funciona um radio... Que componentes um radio muito primitivo tem Como é o principio de funcionamento e não a historia do surgimento do rádio O texto é: COMO FUNCIONA O RADIO,

    ¬ Responder
  • Francisca

    18-10-2012 às 20:46:50

    Pelo amor de deus! esses comentários me deram dor no pâncreas ksoaskoaksoaks eu achei bom o texto de vcs mas ainda faltou assunto. Estou fazendo um trabalho de 3º ano de ensino médio e ficou mais completo do que o artigo. Sorte na próxima.

    ¬ Responder
  • gslaine sousa drika_*_

    30-09-2012 às 00:34:14

    ola eu amo muito vcis ta bm bjs

    ¬ Responder
  • laysla *

    30-09-2012 às 00:29:34

    ola eu estou fazemdo eu trabalho sobre o radio e eu tenho muito orgulho de ter uma coisa muito emteresate que vcis mado para a net muito obrigada amo vcis beijinho muitos

    ¬ Responder
  • lovelove

    25-06-2012 às 23:59:52

    cara, ou guria! é fascinante saber issso,
    eu vos agradeço, vo6 são campeããããããão!!!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 10-05-2012 às 13:32:15

    Ana fizemos umas alterações ao textos para que este fique mais completo e com um pouco mais de conteúdo, porém devemos dizer que se confirma que foi Marconi (italiano) utilizando patentes de Nikola Tesla que surgiu com a invenção que veio a ser posteriormente conhecida como rádio.

    ¬ Responder
  • Esgotomecânica, ldaana

    09-05-2012 às 19:59:14

    não percebo,noutros sites dizem que foi numa invasão,outros foi os franceses,não entendo nada!!!

    ¬ Responder
  • cristiancristian

    26-08-2011 às 00:22:03

    adorei essa msg fiquei muito agradecida pelas informações obrigada!! cristiana hilda

    ¬ Responder
  • LauraLaura

    30-07-2011 às 01:38:13

    E muito bom issoooo

    ¬ Responder
  • NatáliaNatália

    27-06-2011 às 18:34:09

    Eu gostaria de saber se há algum elemento químico em alguma parte do rádio; Há?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEduardo Punha

    18-11-2012 às 18:00:39

    Sim, Germânio e Silício são elementos químicos envolvidos nos diodos, que normalmente são componentes de um rádio, então de certa forma sim, existe componentes químicos nas coisas eletrônicas, mas se você pensar bem, qualquer coisa contém reações químicas químicas já que a matéria é uma junção complexa de átomos com números variados de hidrogênio. Mas efetivamente falando não há um reação em escala considerável como há entre KMnO4,H2SO4 e C2H5OH mas ainda sim existe em escalas menores, reações em nível atômico.

    ¬ Responder
  • 3D-LINK3D-LINK

    09-06-2011 às 12:51:18

    eu estou fasendo um trabalho de escola, e parabens pelas informasoens qe eu consegui

    ¬ Responder
  • Luiz Fernando Teixeira dos Santosana clara

    01-06-2011 às 02:03:51

    gostei achei interesante

    ¬ Responder

Comentários - Como funciona o rádio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Máquinas de Etiquetar

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Máquinas de Etiquetar\"Rua
Muitos são os materiais indispensáveis ao funcionamento de uma empresa. Alguns de uso corrente, outros nem por isso e enquanto alguns são dispensáveis, outros há que fazem parte do trabalho, como se do ar empresarial se tratasse.

Canetas e blocos, computadores e faxes, secretarias e cadeiras, enfim, um sem número de coisas de que nos lembramos que fazem parte do dia-a-dia das empresas. Existem depois, alguns utensílios que são impensáveis para um ramo, mas que para outros são imprescindíveis. Caso disso são as máquinas de etiquetar.

As máquinas de etiquetar podem, ao contrário do que possa julgar à partida ter uma funcionalidade dentro de um escritório, ter uma utilidade única.

Quando um ramo empresarial obriga a registos em pastas em número substancial, ou até mesmo para identificar documentos, a máquina de etiquetar torna a função muito mais fácil, rápida e eficaz.

Dependo do ramo, as máquinas de etiquetar podem ser diferentes.

Existem máquinas, cuja única função é fazer salientar datas, e aqui os números podem ser alterados à mão e de forma simples, bastando para isso rodar os dígitos uma vez por dia.

Embora à partida julguemos que as máquinas de etiquetar são básicas, a realidade é que podem ser muito complexas. Se anteriormente foi dado um exemplo de máquinas simples e manuais, posso apresentar-lhe um exemplo de uma máquina bastante sofisticada.

Imagine que uma empresa tem de registar milhares de impressos por dia e que todos os impressos têm obrigatoriamente de ter um número sequencial. Aqui, uma máquina electrónica que se encarrega de entregar a cada etiqueta um número único e seguido, consegue transformar uma tarefa complicada e muito exaustiva, numa atitude perfeitamente normal e do quotidiano no trabalho.

As máquinas dependem, sendo electrónicas de um rolo de etiquetas que é impresso e que sai pronto a colar no local necessário.

Os rolos são comprados à parte e podem conter até 1000 etiquetas. Naturalmente que saindo impressas de forma automática, estas maquinas requerem um pequeno deposito de tinta que pode ser em formato de dispositivo (tipo tinteiro) ou através de recarga de tinta.

Apesar do valor de uma maquina de etiquetar ser mais cara e do seu uso ser também mais dispendioso, certo é que nada como um bom utensílio de trabalho que poupe dores de cabeça aos colaboradores.

Há venda em grandes superfícies comerciais especializadas em materiais de escritório, estas máquinas requerem atenção na altura da compra, pelo que o melhor é fazer um pequeno estudo antes da compra e pedir ajuda na própria loja.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Máquinas de Etiquetar

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: fodt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios