Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Como pendurar um candeeiro

Como pendurar um candeeiro

Categoria: Decoração
Visitas: 18
Como pendurar um candeeiro

Um candeeiro é um utensílio usado para iluminação, podendo ser abastecido por gás, eletricidade ou petróleo. Os candeeiros apresentam-se em variados modelos para serem instalados em pé ou pendurados no teto. São utilizados em vias públicas, tetos de diferentes estabelecimentos ou em mesas. Esses utensílios são facilmente encontrados no meio rural como fonte de iluminação e no meio urbano como forma decorativa em substituição às lâmpadas tradicionais.

Em residências ou ambientes comerciais os candeeiros são fixados principalmente nas divisões a fim de iluminar os ambientes. Essas peças, além de iluminarem, deixam os ambientes em que se encontram mais agradáveis. Além de alguns modelos transformarem os cômodos, dando um ar mais rústico.

Para pendurar os candeeiros de teto, deve-se primeiramente fazer furos nas paredes com o uso de furadeiras para aplicação de buchas para instalação e através de ganchos roscados em ambientes de madeira ou alvenaria. Para fazer a perfuração é adequado tomar algumas providências prévias para evitar transtornos posteriores. Desligar o disjuntor e verificar na planta se não há encanação ou tubos e cabos pelo local em que se pretende pendurar o candeeiro. Também é fundamental posicionar os furos de acordo com o posicionamento da lâmpada no teto, medindo adequadamente o espaço com o uso de uma fita métrica. Depois é necessário fazer a perfuração, aplicar as buchas e os ganchos, em casa de tetos de alvenaria. Em tetos de madeira o mais indicado, dependendo do material do candeeiro é usar apenas os ganchos. Por último, coloca-se o candeeiro e pode-se ligá-lo.

Para ligar o candeeiro também é importante seguir alguns passos e precauções. Uma precaução importante é verificar com um detector de tensão se não está passando corrente no cabo. Depois de visto isso, pode-se instalar os condutores ao terminal. Normalmente os condutores do cabo elétrico são dois ou três e cada um possui uma cor diferente: azul, preto ou marrom e em alguns, há verde-amarelo.

O condutor preto ou marrom é o que conduz a corrente elétrica da rede de eletricidade até a lâmpada. Já o condutor azul faz o processo inverso, isto é, conduz a corrente elétrica da lâmpada para a rede de eletricidade. E, por fim, o verde-amarelo, quando está presente, é o condutor de proteção. Por lei ele não é um condutor obrigatório. Contudo é importante observar as instruções de instalação contidas no manual do produto a fim de verificar os dados.

Para fazer a instalação é necessário ligar os condutores ao terminal seguindo as cores, ou seja, preto com preto, azul com azul e o verde-amarelo. Se no terminal não tiver um local específico para este condutor de proteção, é preciso deixá-lo em posição afastada do terminal. Depois de estarem os condutores bem fixados ao terminal, pode-se ligar novamente os disjuntores e ligar o candeeiro para ver seu funcionamento, utilizando-o a partir daí.

Há candeeiros de design e preços diversificados de acordo com gostos igualmente variados. Eles são uma alternativa de versatilidade e algumas marcas são modelos de economia. Alguns modelos podem ser colocados mais próximos à mesa de jantar, à altura da cabeça, dando um charme a mais no local das refeições ou em locais maiores. Nos corredores podem ser colocados um ao lado do outro ou um atrás do outro para uma melhor iluminação e uma harmonia no ambiente.


Rosana Fernandes

Título: Como pendurar um candeeiro

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 18

790 

Imagem por: suzettesuzette

Comentários - Como pendurar um candeeiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: suzettesuzette

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios