Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > TV HIFI > A influência da televisão na educação

A influência da televisão na educação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: TV HIFI
Visitas: 104
Comentários: 11
A influência da televisão na educação

É impossível conter os passos da tecnologia ou retroceder aos avanços que já adquirimos. A televisão é sem dúvida um divisor de época e propagador de cultura. Mas que cultura a televisão contemporânea tem propagado?

A discussão em torno da influência da televisão na educação e na vida de jovens e crianças é bastante controversa. Há os radicais que delegam à televisão os problemas da violência urbana, dos crimes, do consumismo, dos casos de gravidez na adolescência registrados em alguns países subdesenvolvidos entre outros problemas da nossa sociedade moderna. E há os que negam qualquer influência da televisão, alegando ser dos pais o dever de selecionar os programas, horários e canais adequados aos seus filhos.

A verdade é que a arte se inspira na vida e a vida imita a arte. Logo, a televisão forma muitos conceitos e serve de exemplo para as tendências modernas.

Os jovens e as crianças que ainda estão testando hipóteses, formulando conceitos e formando suas personalidades ao se depararem com determinadas situações apresentadas pela televisão em alguns programas, acabam por assimilar de forma negativa o que lhes é apresentado, imitando o modelo observado, de forma não crítica e sem filtros.

Ao assistirem programas violentos e filmes que valorizam as ideias de preconceito, diferença, falta de ética e intolerância os jovens acabam por aceitar tais pré-conceitos e, ao se depararem com situações semelhantes no dia a dia, encaram-nas com naturalidade e, no futuro, serão reprodutores de tais ações. Por este lado, a televisão está contribuindo negativamente no processo de formação dos educandos.

Contudo devemos observar que a televisão é um meio tecnológico de grande potencial para auxiliar na educação. Por isso, é fundamental que os responsáveis por ela transformem este canal de informação num ambiente em que se possa aprender de fato a valorizar o ser humano, a arte, a cultura e a vida em todas as suas formas.

Não negar ou omitir a realidade, mas proporcionar mais momentos informativos, documentais e imparciais.

Fora isso, o papel do educador e dos pais diante da realidade que dispõem é proporcionar em sala de aula e em casa momentos de discussão sobre os programas da televisão a fim de formar cidadãos críticos a ponto de escolherem o que lhes é favorável, bom e prazeroso assistir, separando do que lhes é negativo, sensacionalista e imparcial.


Rosana Fernandes

Título: A influência da televisão na educação

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 104

799 

Imagem por: paPisc

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    22-09-2014 às 21:59:08

    A televisão tem grande influência na sociedade. Infelizmente, são muitos os canais que só oferecem programas de baixo nível. É preciso resgatar a televisão de antigamente, apesar que o público gosta do que não presta mesmo.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    03-06-2014 às 23:43:07

    Infelizmente, a influência da televisão na vida das pessoas têm sido péssima. Salvo alguns programas de educação que são excelentes, mas é preciso funilar muito até encontrar. Nossa educação por meio televiso está precário ainda.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoVanessa

    30-01-2013 às 07:53:22

    qual o ano que fui publicado esse texto?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãord

    12-05-2014 às 18:57:19

    foi publicado em 2010

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 11:51:27

    Esta é uma temática sensível. Se o papel da televisão sobre os adultos deve ser bem analisado, a sua influência na educação e formação das crianças é um assunto mais delicado. A televisão bombardeia-nos com imagens que não temos tempo para processar, o que tolda o espírito crítico e, a longo prazo, o entorpece. As imagens de violência podem parecer como banais e as relações humanas surgem distorcidas, sendo necessária restrição ao consumo de televisão.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodayane

    11-09-2012 às 21:44:36

    otimo esse texto me ajudou muitooo...

    ¬ Responder
  • tania

    17-07-2012 às 20:22:19

    preciso saber mais sobre a influencia da tv na educação,é o tema do meu tcc

    ¬ Responder
  • edy

    22-06-2014 às 20:27:47

    é tema do meu também...

    ¬ Responder
  • maelmamaelma

    14-06-2012 às 21:46:32

    e ,, muito enteresant falar sobre este assunto foi bem colocado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodudinha

    02-05-2012 às 23:51:10

    é verdade gostei dessa mensagem sobre a influência, muitos jovens não sabem o limite para assistir televisão. Tem muitos filmes com muita violência, com pornografia . Que crianças não podem ver e acabam vendo.

    ¬ Responder
  • Renata meloRenata melo

    02-03-2010 às 13:14:06

    Adorei o seu texto!!!continue assim. bju e fica com Deus!
    by: Renata Melo

    ¬ Responder

Comentários - A influência da televisão na educação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: paPisc

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios