Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > TV HIFI > O som de uma televisão

O som de uma televisão

Categoria: TV HIFI
Visitas: 6
Comentários: 2
O som de uma televisão

A televisão há muito que deixou de ser, se é que alguma vez o foi, um simples aparelho transmissor de informação e entretenimento, tendo angariado, para além de uma plateia “devota” e fiel, relações de afectividade incondicional com os seus espectadores. Os produtores e realizadores aproveitam-se, como é óbvio, desta fragilidade emocional para induzir sensações e conseguir uma envolvência sentimental do grande público.

Por contraditório que possa parecer, no audiovisual o som reveste-se de maior preponderância do que a imagem. Embora sejam duas faces da mesma moeda, pode seguir-se um programa televisivo apenas escutando; pelo contrário, atentando a uma imagem desprovida de som, perde-se, regra geral, a substância do conteúdo. O realizador George Lucas atesta que o som, e em especial a banda sonora (que é composta por efeitos sonoros, voz, música e momentos de silêncio) de uma obra, corresponde a 50 por cento do produto final.

O som desempenha várias funções no audiovisual, sendo arauto de diversos sentimentos à assistência. Por outro lado, não permite distinguir os diferentes elementos que uma cena torna visíveis, pelo que, percepcionado como um todo, não é propício a uma análise crítica. Esta acção inconsciente provocada no espectador pode ser manipulada de forma a produzir nele as impressões e os comportamentos desejados.

Hi-fi é um termo surgido na década de 60 do século XX, para denominar a capacidade de um aparelho reproduzir sons de Lp’s, cassetes e rádio com o máximo de fidelidade, isto é, equivalentes ao original. Para os amantes do som, um kit de cinema em casa pode não evidenciar qualidade suficiente, especialmente no que concerne à audição de música estéreo. Para colmatar esta situação, o investimento num bom amplificador de áudio e vídeo e num conjunto de colunas surround aparece como uma saída. Mas, atenção! Os vendedores tentam, muitas vezes, persuadir a compra de cabos mais caros, alegando a distinção de um som superior, o que não encontra confirmação por parte dos entendidos nestas matérias.

Abafar certos sons é o que pretendem algumas facções governativas, pelo que fizeram sair, recentemente, um regulamento que proíbe as mensagens de rodapé durante a emissão dos telejornais, por ser considerada poluição visual. É claro que «para grandes males, grandes remédios», e há já quem pondere veicular tais recados através de post-it. Outra alternativa pode assentar na concepção de um cenário suigéneres que, por detrás do pivot, vá ilustrando os assuntos em causa. Alguns apresentadores ficariam realmente bem, quer pelas suas características físicas, quer pelos respectivos “tiques” profissionais, a “mergulhar” em tais “lodos” informativos…



Maria Bijóias

Título: O som de uma televisão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-06-2014 às 00:05:56

    Até mesmo acessar a internet por meio da televisão é possível. Aquelas telas em LCD transmitem um som fenomenal, o que deixa muitas pessoas com uma enorme vontade de adquiri-la a qualquer custo! Para assistir ao jogo, então, nem se fale!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTelma Delfina

    21-05-2009 às 00:52:24

    TV HIFI é muito importante na nossa vida. Vivemos 7 pessoas numa relote no alentejo. Foi bonito srª maria o que escreveu. Fiquei muito emocionado

    ¬ Responder

Comentários - O som de uma televisão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios