Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > A história da informática

A história da informática

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 71.436
Comentários: 136
A história da informática

Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia a dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso académico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros ativos da sociedade.

O primeiro computador, o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) anunciado a 1946, era uma máquina gigantesca que ocupava um espaço tremendo de 62 metros quadrados, pesando cerca de 27 toneladas, constituído por motores e válvulas, sendo utilizado para realizar os cálculos matemáticos a serem utilizados no funcionamento da bomba de hidrogénio.
Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utilizava agora, transístores como ferramenta na manipulação da informação computada.

Cronologia da Informática



Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projetou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.

Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática.

Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a Internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.
Foi a redução de tamanho e o aumento na velocidade e capacidade de processamento, a maior prova da evolução extremamente rápida das capacidades tecnológicas e científicas da Humanidade, uma vez que este “salto“, desde o ENIAC ao primeiro PC, deu-se apenas, em 30 anos.

O Windows 95, foi visto quase como que o primeiro sistema operativo que era intuitivo e de fácil utilização, pelo grande público. Até então, o computador não era algo que fosse propriamente para o orçamento e/ou entendimento das massas. Este tipo de sistema operativo veio a preencher a lacuna entre o consumidor em geral e o mundo das novas tecnologias, contribuindo para que o PC (Personal Computer) se tornasse apenas mais um eletrodoméstico, cada vez mais pequeno e avançado.

Atualmente, o PC é como que um ser de rápida evolução, isto é visível na sua portabilidade/ tamanho e na complexidade de operações que consegue executar, tanto a nível de arquitetura de hardware (parte física do computador), como processadores mais velozes, maior capacidade de RAM, a arquitetura do Serial BUS e métodos de arrefecimento mais eficientes e avançados, como a Hidro-refrigeração, que consiste na utilização de água como método de arrefecimento.

Em termos de software, é de notar e referenciar uma também rápida evolução,no que diz respeito às operações que hoje nos é possível realizar no PC de nossa casa, desde estudos astronómicos, a criação de elementos gráficos e composição de vídeo e até mesmo, o desfrutar de experiências lúdicas, nomeadamente, jogos de computador, que conseguem criar realidades alternativas de alto detalhe, sendo algo que já todos tomámos quase como um bem essencial ou apenas mais um acessório em nossas casas ou escritórios.
Com esta evolução, surgiu também toda uma nova forma de linguagem cibernauta que tem transparecido para o nosso quotidiano. Uma linguagem composta por abreviaturas, terminologias e estrangeirismos, na sua maioria ‘emprestados’ da Língua Inglesa. Isto deveu-se, principalmente, à abertura das vias de comunicação internacionais, que só foram possíveis, com o uso da Internet como um meio de uso comunicacional diário.

Enquanto utilizador de um computador pessoal e da Internet, já me vi sujeito a muitos prós e contras da Web, como a via de comunicação que é. Esta, foi criada inicialmente como um projeto governamental nos Estados Unidos da América, para servir propósitos militares, tornou-se rapidamente um fenómeno mundial, que inicialmente servia para tornar possível a transferência de dados entre países e continentes de forma rápida e sem custos. No entanto, agora tornou-se também uma nova forma de realizar a divulgação e marketing de novos produtos, bem como a venda dos mesmos, o que deu origem ao e-commerce, o que efetivamente, torna o nosso quotidiano muito mais facilitado, possibilitando a compra de bilhetes para eventos socioculturais por via eletrónica, entre outros.
Estas novas possibilidades, que surgiram com a Internet, trouxeram, consequentemente, perigos para as crianças e adolescentes a nível mundial, nomeadamente, os perigos associados às redes sociais e chats, como regularmente são mostrados pela comunicação social, relativamente a raptos e casos de pedofilia, facilitados pelo acesso à Internet, dessas mesmas crianças e adolescentes.

De referir, por fim, os perigos que surgiram com o aparecimento do movimento Hacker no final dos anos 80 e teve o seu pico nos anos 90, vindo a colocar em jogo, questões como a liberdade e privacidade, do cada vez mais crescente número de internautas, devido à aparente facilidade com que se podia aceder, de forma ilegal, a informação restrita e confidencial dos mesmos, muitas vezes recorrendo à publicidade enganosa, como forma de lançar os seus spam’s, bots e trojans (vírus informáticos), para recolher informações relativas aos utilizadores infetados.

A Internet veio mandar abaixo as fronteiras físicas entre os diversos países, Línguas, culturas e comunidades. Considero que esta, tal como muitas outras evoluções que se deram na História Humana, traz consigo as vantagens acima referidas, mas também desvantagens, na medida em que a referida nova linguagem cibernauta, facilmente entra em choque com a linguagem e formas de comunicação a utilizar no nosso dia a dia, criando por vezes, barreiras na forma de expressão escrita e oral de algumas pessoas. Ao ouvirmos expressões como, Blog, Chat, MSN, Facebook e E-mail, apercebemo-nos automaticamente que há que alterar todo um método de pensamento pois existe um outro mundo (mundo digital) a fundir-se, constantemente com o nosso, e que a realidade que se vivia há uns anos atrás ficou para trás.


Bruno Jorge

Título: A história da informática

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 71.436

464 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 136 )    recentes

  • iara lima dos santos

    26-08-2014 às 02:32:58

    gostei muito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAnónimo

    10-04-2014 às 11:49:39

    foi otimo este texto comsequi achar o que precisava obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoalex

    29-08-2014 às 17:14:28

    É muito legal!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEsmeraldido Bitox Bitox

    13-03-2014 às 07:42:36

    Gostei muito deste tema espero que enfrente continuas assim Bitox dos Adultos gostei

    ¬ Responder
  • DALLU ROQUE

    11-03-2014 às 06:23:38

    Gostei muito deste tema, espero que os outros também o vejam

    ¬ Responder
  • amanda

    26-02-2014 às 21:33:54

    adorei usei isso no trabalho de informatica

    ¬ Responder
  • Jose

    07-04-2014 às 13:44:06

    gostei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoyce

    16-07-2013 às 14:11:35

    Sempre é bom saber um ouco mais sobre o surgimento dos computadores...

    ¬ Responder
  • MUASSITE

    26-06-2013 às 08:50:46

    OBRIGAD POR ME MANTER IMFORMADA ADOREI

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãored devil

    18-06-2013 às 15:05:35

    eh um bom texto só falta um complemento ate a atualidade

    ¬ Responder
  • Augusto Alcino Rui

    09-06-2013 às 01:59:01

    E bom saber um pouco da historia da informatica nos como estudantes estamos a saber mas da informatica e estar atualizado ao mundo.

    ¬ Responder
  • vithorya

    24-02-2014 às 19:38:43

    entendi tudo

    ¬ Responder
  • isabel

    15-05-2013 às 08:49:33

    muito bom...me ajudou muito fazer meu trabalho!

    ¬ Responder
  • vivi paquete

    24-04-2013 às 02:25:24

    oi gostaria de saber da evolução da informática desde 1945 ate aos dias de hoje. E seus protagonistas

    ¬ Responder
  • Ruth Carioca

    12-04-2013 às 09:41:45

    Muito bom os textos, esse então, excelente! sempre lerei. Parabéns!!!

    ¬ Responder
  • Jeovah Paiva

    21-03-2013 às 13:19:47

    Parabens!!! muito boa a pesquisa e me ajudou muito no meu objetivo.

    ¬ Responder
  • bernardo paulo

    16-03-2013 às 07:27:05

    eu preciso de materias relacionadas com base no seguinte:o surgimento e uso da informatica em angola











    ¬ Responder
  • Nelma

    12-03-2013 às 15:24:50

    adorei ler a historia muito boa porq até consegui o que eu queria.obrigado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeu

    04-02-2014 às 19:33:52

    a informatica

    ¬ Responder
  • ws

    25-02-2013 às 19:27:38

    hoje é 25/02/2013; primeira vez é zica nessa escola ozvaldo cruz!!! me liga 067091743320

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojessika

    31-01-2013 às 06:17:48

    tá mas ou menos legal ¬¬

    ¬ Responder
  • Ederson

    02-01-2013 às 12:53:47

    Muito legal!

    ¬ Responder
  • vinicius

    12-12-2012 às 10:40:02

    bommm gostei muito muito bom adorei nossa fique passa da

    ¬ Responder
  • jose antonio

    12-12-2012 às 10:20:23

    trabalho trabalho que cansera

    ¬ Responder
  • vinicius

    12-12-2012 às 10:13:15

    gostei
    @

    ¬ Responder
  • jessica

    20-11-2012 às 12:50:28

    adorei interresante

    ¬ Responder
  • jaqueline

    18-10-2012 às 18:03:48

    vishi quue grande

    ¬ Responder
  • carlitos

    11-10-2012 às 08:35:33

    é muito boa a história da Informatica valeu

    ¬ Responder
  • Alexandre

    12-08-2012 às 08:17:22

    Obrigado/a pela imformacao dada.

    ¬ Responder
  • douglasdouglas

    12-07-2012 às 14:04:59

    aaadorei o texto sou fanatico no windows me lige em gente 094 92161644

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokarllos lucas

    29-06-2012 às 16:52:54

    eu tenho que fazer essa merda de trabalho de informatica! q chatooo!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntónio Sousa

    06-07-2012 às 16:19:33

    A informática não é chata mas sim o futuro...

    Hoje em dia sem ela o mundo pára

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntónio Sousa

    06-07-2012 às 16:56:37

    a informática faz parte do mundo novo

    ¬ Responder
  • andréa

    05-08-2012 às 03:49:34

    Ela pode ser muito, mas muito chata...
    MAS ELA É MUITO IMPORTANTE PARA O COMPUTADOR E A INTERNET!

    ¬ Responder
  • bianca mairabianca maira

    22-06-2012 às 17:21:50

    eu tou fazendo um trabalho para o curso e eu nao gosto muito de ler mais esse texto mim supero

    ¬ Responder
  • pila

    22-11-2012 às 16:04:18

    és gay, supera isso

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHelen

    18-06-2012 às 17:14:12

    Urgente! Eu preciso que vcs me falem quem inventou a informática. Por favor é para o dia 21/06/2012. Me ajudem

    ¬ Responder
  • HÉLIOHÉLIO

    29-04-2012 às 14:18:16

    gostei da informação mais não é suficiente para o meu trabalho.eu quero um historial de informática,conceito,tipos de informáitica,as profissões da informática,e o mérito,e demérito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojefferson luan

    14-04-2012 às 18:27:16

    mt bom gostei d !

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLorena

    13-04-2012 às 20:04:42

    Adoreiii o texto!!! Me ajudou muito no meu trabalho da escola... obg p/ quem posto o texto...

    ¬ Responder
  • Hilário Francisco LubotaHilário Francisco Lubota

    01-07-2012 às 07:31:12

    Este foi p´ra mim um excelente tema de leitura e aprendi muito sobre a Informática...Obrigado.

    ¬ Responder
  • Zelito António ZelitoZelito António Zelito

    10-04-2012 às 09:05:50

    gostei

    ¬ Responder
  • felix francisco tchivandofelix francisco tchivando

    02-04-2012 às 15:00:53

    gostei muito desta tecnologia obrigado a tosdos cientificos desta área.

    ¬ Responder
  • felix francisco tchivandofelix francisco tchivando

    02-04-2012 às 14:54:53

    gostei muito desta tecnologia obrigado a tosdos cientificos desta área.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomaria

    29-03-2012 às 14:46:35

    Amei a informática é muito importante em nossas vidas pois nos possibilita a fazer muitas coisas que antes ñ poderiamos

    ¬ Responder
  • P.yvesP.yves

    15-03-2012 às 18:32:46

    muito bom gostei agora vai dar pra mim tirar uma boa nota by belkior

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojenice correia

    14-03-2012 às 20:20:10

    ufaaa, até que enfim

    ¬ Responder
  • teresinhateresinha

    08-03-2012 às 11:21:33

    Muito bom ameii muittoo beijos a todos by Teresinha

    ¬ Responder
  • IsabellaIsabella

    06-03-2012 às 23:25:05

    Nossa...é beeem mais do que eu queria!!!rsrs...

    ¬ Responder
  • israelisrael

    25-02-2012 às 16:20:04

    legal, vou aproveitar esse texto para fazer meu trabalho do curso.
    valeu

    ¬ Responder
  • Rosinéia NascimentoRosinéia Nascimento

    18-12-2011 às 14:25:03

    cOMECEI A Trabalhar esse ano Como Professora de Informática, e Tenho Muitas dúvidas, mais algumas delas foram esclarecidas...
    Valel!

    ¬ Responder
  • laralara

    17-11-2011 às 17:22:55

    adorei

    ¬ Responder
  • julio lealjulio leal

    06-09-2011 às 21:31:02

    muito bom pois nos ajuda a entender um pouco da historia da informatica

    ¬ Responder
  • daniel pereiradaniel pereira

    06-09-2011 às 21:25:21

    a internet na minha vida e tudo facilitar muito na minha vida...e isso ai

    ¬ Responder
  • lavinialavinia

    24-08-2011 às 18:48:08

    @panda
    eu preciso da informatica para sobreviver

    ¬ Responder
  • nil andersonnil anderson

    17-08-2011 às 01:16:19

    consegui terminar meu trabalho graças a esse texto ! muito bom ! nota 10 !

    ¬ Responder
  • Ana LúciaAna Lúcia

    10-08-2011 às 16:37:18

    Gostei da matéria, Sugiro que quem desejar assistam o filme Piratas no Vale do Silicio, ajuda a obter maior entendimento da matéria em questão.

    ¬ Responder
  • késiakésia

    28-07-2011 às 15:02:18

    Essa página é bem interesante

    ¬ Responder
  • maydepaullamaydepaulla

    18-07-2011 às 17:44:47

    gosto muito do conteúdo da informatica nós ajudaa muito quando nós queremos mesmo aprender.
    precisso de mais informaçoes muito mais.
    xau amo a informatica muitoo.
    alén della ter a famossa NET

    ¬ Responder
  • alberisonalberison

    18-07-2011 às 14:58:00

    muito bom,gostei muito velhoo

    ¬ Responder
  • SAMUEL HENRIQUESAMUEL HENRIQUE

    14-07-2011 às 12:38:09

    É MUITO BOM FICAR POR DENTRO DE TUDO SOBRE INFORMÁTICA

    ¬ Responder
  • Encontre Festasbruno luis mueller pires

    13-07-2011 às 20:25:16

    isso e muito interessante o vidio entao nem sefala e muito bom

    ¬ Responder
  • eduardoeduardo

    13-07-2011 às 20:24:54

    ba cara gostei do texto!!!

    ¬ Responder
  • igor luis graseligor luis grasel

    13-07-2011 às 20:23:55

    issso e muito interessante

    ¬ Responder
  • danieldaniel

    13-07-2011 às 20:23:13

    Ba cara gostei demais desse resumo valeu abrasso

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJonne

    07-07-2011 às 15:23:24

    muito bom! gostei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIza Santos

    26-06-2011 às 16:32:55

    voces sabiam que a historia da informatica sao varis pessoas de passado...*

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoizasantos

    25-06-2011 às 14:54:38

    voce sabem que o primeiro computador pesava 27 toneladas e um espaço tremendo de 62 metros quadrados

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãohercules

    30-10-2012 às 11:26:03

    sabia porque?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRayane

    13-06-2011 às 12:51:22

    Achamos interessante,pois a informática envolve o dia-a-dia,escola,trabalho e entretenimento e precisamos saber sua história.

    ¬ Responder
  • tibiatibia

    08-06-2011 às 02:54:14

    muito bom :D

    ¬ Responder
  • lucaslucas

    08-04-2012 às 02:16:41

    muito bom! Adorei! Necessita de mais informação pois está meio incompleto mas não deixa de ser bastante útil.

    ¬ Responder
  • zkfcjsfkud

    30-05-2011 às 13:14:23

    @Ariadne
    ñ quero

    ¬ Responder
  • taistais

    25-05-2011 às 14:04:47

    adorei muito o vidio

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogustavo veloso

    23-05-2011 às 18:11:45

    legal

    ¬ Responder
  • DanielDaniel

    23-05-2011 às 17:40:23

    @mariana rodrigues oliveira me manda seu orkut

    ¬ Responder
  • adriellyadrielly

    23-05-2011 às 12:53:59

    gostei

    ¬ Responder
  • EmilysouzÁ $$EmilysouzÁ $$

    23-05-2011 às 12:52:56

    @João Guilherme
    Muito Legal mesmo adorei *u*u*

    ¬ Responder
  • Manuela da CostaManuela da Costa

    21-05-2011 às 18:51:06

    Bom o tema em quetão é muito importante, pois está destacando a trajetória da informática, denotando as transformações que aconteram este âmbito.

    ¬ Responder
  • neudaneuda

    20-05-2011 às 20:40:51

    eu gostei muito da história da informática além do mais é minha área, eu estudo-a

    ¬ Responder
  • paolapaola

    20-05-2011 às 16:08:46

    gostei é interessante mas não entendi muito bem
    mas gostei beijos...

    ¬ Responder
  • leticialeticia

    16-05-2011 às 17:56:20

    adorei a historia da,pode ajudar mta gente assim como me ajudou
    bjs

    ¬ Responder
  • marianamariana

    26-04-2011 às 16:01:56

    que podre!

    ¬ Responder
  • miguelBruno Jorge

    20-04-2011 às 14:09:37

    @Ariadne
    Melhorado Ariadne. :)
    Espero que goste. Para tópicos mais concretos é só fazer um comentário que veremos o que se pode inserir.
    Obrigado pelo feedback.

    Atentamente,
    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Margarete Silvaaryenne

    14-04-2011 às 16:18:43

    posso ter 10 anos mais sei q isso n ta completo.E pergunto oque deviam ter perguntado,pq vcs n colocam a historia completa?

    ¬ Responder
  • merymery

    14-04-2011 às 16:15:10

    @Ariadne
    vc tem rasao pois muitas pessoas devian saber td a historia pq sera q eles tem md de revelar?

    ¬ Responder
  • leyla oliveira santosleyla oliveira santos

    31-03-2011 às 15:35:15

    a história da imformatica que eu conheso não é asim

    ¬ Responder
  • carianecariane

    28-03-2011 às 18:44:15

    adorei ummm beijão no seu coração

    ¬ Responder
  • gabrielgabriel

    24-03-2011 às 18:43:22

    seus bosta nao entende de nada vai tomar no cu

    ¬ Responder
  • jaqueline*_*jaqueline*_*

    24-03-2011 às 13:02:17

    para ver como evolui as coisas

    ¬ Responder
  • princesa (angola)princesa (angola)

    21-03-2011 às 21:54:22

    goste da materia.ajudou-me muito no meu projegect.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocamila

    21-03-2011 às 18:17:47

    gostei muito bom

    ¬ Responder
  • vinicius

    10-12-2012 às 12:45:28

    bommm

    ¬ Responder
  • Artur TameleArtur Tamele

    21-03-2011 às 09:31:13

    simplesmente adorei o historial

    ¬ Responder
  • emerson rogers da rochaemerson rogers da rocha

    19-03-2011 às 17:26:47

    isso foi muito bom pq ficilita muitas coisas des de aprendisado a diversão

    ¬ Responder
  • miguelmiguel

    17-03-2011 às 14:17:58

    Está aqui uma síntese muito boa do que é a história da informática, gostei.

    ¬ Responder
  • loko do pcloko do pc

    17-03-2011 às 13:36:17

    @girondino é so pra acabar tenho uma loka crintando no meu lado não entra no pc ? ta vou te que vassa xau

    ¬ Responder
  • FLorindoFLorindo

    17-03-2011 às 13:35:18

    @girondino
    Meu, vosse eh muinto burro, aprende a escreve depois vosse posta alguma coiza, analfabeto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFLorindo

    17-03-2011 às 13:32:20

    @girondino
    Seu imbessil, vosse nem sabi escreve, aprendi a escreve primero e depois posta alguma coiza, analfabetu buro

    ¬ Responder
  • luaraluara

    16-03-2011 às 18:28:38

    adorei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocamila

    11-03-2011 às 13:33:55

    mmuito chato!!!

    ¬ Responder
  • williamwilliam

    07-03-2011 às 11:31:08

    adorei foi muito bom agora eu ja sei fazer o meu trabalho

    ¬ Responder
  • girondinogirondino

    01-03-2011 às 12:43:12

    Nossa cara eu axei muito massa eu axo q a histuria da infromatica é muito interesante minha mae dice q eu tenho q ficar longe do pc pq ele traz mas influencias, eu gosto mesmo assim i vcs oq acham?

    ¬ Responder
  • wanessa

    06-12-2012 às 12:50:48

    kkk.muito interesante e gaiato

    ¬ Responder
  • César do Rosario NangoloCésar do Rosario Nangolo

    22-02-2011 às 15:54:16

    eu quero saber mais acerca dos novos computadores da ultima geração

    ¬ Responder
  • manequi borradomanequi borrado

    21-02-2011 às 22:13:52

    Em 1847 foi criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole. Três décadas depois um norte-americano criou um processo de dados electromecânico.

    Meio século mais tarde, nos Estados Unidos, um engenheiro desenvolveu um computador usando válvulas de rádio.

    Em 1946 é criado o Eniac, o primeiro computador electrónico, que foi elaborado para servir os interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial, já que ajudava na realização de cálculos para desenvolver a bomba atómica.

    Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utiliza transitores.

    Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projectou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

    Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

    Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.

    Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática.

    Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

    Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.

    Dois anos depois a Intel colocou no mercado o processador Pentium e no ano seguinte foi criado o navegador de internet Netscape Navigator. E as descobertas seguiram, levando mesmo o computador a ganhar propriedades que eram inimagináveis, o que se reflectiu, quando em 1997, o campeão mundial de xadrez, Garri Kasparov, perdeu para um computador.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLEANDRO

    22-11-2012 às 16:39:55

    OGRIGADO

    ¬ Responder
  • lauralaura

    10-02-2011 às 23:12:57

    eu tive que fazer um trabalho de informatica e adorei o texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGuilherme

    08-02-2011 às 01:27:24

    Muito bom, tbm vou usar pro trab na QI

    ¬ Responder
  • elisangelaelisangela

    18-05-2012 às 14:06:26

    eu tbm

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    22-11-2012 às 16:41:21

    EU TAMBEM

    ¬ Responder
  • Patrícia RenataPatrícia Renata

    07-02-2011 às 00:11:16

    Adorei! muito interessante,vou usar as informaçoes para fazer meu trabalho do curso na QI,VALEU!!!

    ¬ Responder
  • francielefranciele

    31-01-2011 às 11:05:52

    amei

    ¬ Responder
  • GustavoGustavo

    22-01-2011 às 12:55:01

    gostei da história

    ¬ Responder
  • tamiristamiris

    16-01-2011 às 14:12:45

    oii eu adorei muito esta história isso ajudou muito no trabalho que meu professor de imformática mim pedio bjs

    ¬ Responder
  • ALLAN MONTEIRO NASCIMENTOALLAN MONTEIRO NASCIMENTO

    12-01-2011 às 11:23:48

    Gostei muito!

    ¬ Responder
  • mariana rodrigues oliveiramaryany

    12-12-2010 às 12:15:02

    eu adorei a historia da informatica porque a gente fica por dentro de tudo o que rola e o que vai acontecer adorei!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTua mãe de 4

    28-09-2012 às 16:15:05

    Ainda bem para ti

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoana clara

    02-12-2010 às 17:21:51

    Eu adorei foi genial!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosergiooh

    27-11-2010 às 20:45:33

    isso é muito triste para os desenvolvimento racional das pessoas

    ¬ Responder
  • Detetive Falcao Brasilana paula de brito viana

    26-11-2010 às 18:30:28

    oi ñ gostei muito desse site por que ele publica muito pouco a historia da informaticaaa nao gfostei

    ¬ Responder
  • murilomurilo

    25-11-2010 às 17:18:13

    muitho massa essa historia

    ¬ Responder
  • giulia tonanigiulia tonani

    15-11-2010 às 23:50:05

    bom meu comentario é que isso é muito interesante é uma coisa muito legal bem que historia nao é uma matéria preferida mas é isso!!!

    ¬ Responder
  • Garcia

    13-11-2010 às 20:29:37

    queria saber se existe diferença entre informatica e ciencia da computação.

    ¬ Responder
  • domingosdomingos

    13-11-2010 às 16:48:03

    eu adorei o contiudo espero q desenvolvam mas

    ¬ Responder
  • João GuilhermeJoão Guilherme

    31-10-2010 às 16:05:09

    eu gostei muito desse trabalho desenvolvido mas eu queria uma serie informação mais bem detalhada.
    Assim este podia me ajudar melhor nO desenvolvimento desse projecto que estou a desenvolver.

    ¬ Responder
  • jhalinejhaline

    15-10-2010 às 14:55:10

    @nathalia
    sim por que e muitop legal saber disso

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãonathalia

    05-10-2010 às 13:29:52

    a infornatica e uma coisa muito usada hoje em dia o que provoca altas vatagens e desvatagens!por isso tem que ser usada com responsabilidde.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoquiteria

    04-10-2010 às 18:45:34

    legal a informação.
    Obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAriadne

    25-08-2010 às 00:54:06

    É nescessário ter mais informações, esta muito vago e sem lógica.
    Por favor melhorem.

    ¬ Responder
  • mariana rodrigues oliveiramariana rodrigues oliveira

    21-08-2010 às 20:22:07

    eu adorei a historia da informatica pq foi muito bom eu posso mexer en tudo e eu posso entrar no orkut no msn eu posso entrar nos jogos e outras coisas a mais adorei q fizerao o computador

    ¬ Responder
  • moniquemonique

    01-08-2010 às 22:35:08

    eu preciso da materia que fala sobre a História da Informática ...Se vocês puderem me ajudar eu agradeço ...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFilipe

    10-03-2010 às 14:42:26

    @panda
    Consulte a wikipedia. lá explica bastante bem!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopanda

    10-03-2010 às 14:18:07

    eu preciso de materias/conteúdos relacionados com o desenvolvimento da informatica

    ¬ Responder
  • abilcomputação.com.br

    17-03-2012 às 16:22:03

    eu adorei a história repassa mais umas para mim

    ¬ Responder
  • camila

    13-06-2012 às 18:13:01

    É muito chato este trabalho de informática....

    ¬ Responder

Comentários - A história da informática

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.