Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Bola pelos ares

Bola pelos ares

Categoria: Desporto
Comentários: 1
Bola pelos ares

À semelhança do basquetebol, o voleibol é um desporto do qual se conhece o historial completo, a ponto de quase se poder adiantar o dia em que surgiu. Na verdade, ambos nasceram em Massachusetts (Estados Unidos da América), no liceu de Springfield. O vólei (diminutivo muito utilizado) foi inventado em 1895, pelo estudante William Morgan, que o apelidou de mintonette.

No princípio dos anos vinte do século passado, na praia californiana de Santa Mónica, a moda do jogo pegou a valer. Lançar a bola com as mãos por cima de uma rede, sem que possa ser agarrada nem cair em nenhum dos dois lados do campo era o que estava a dar. Constituía uma forma de diversão para toda a família, e culminou na variante de praia, que viria a ter competições oficiais apenas em 1950, quando o “bichinho” estava já disseminado um pouco por todos os recantos do mundo, sendo a modalidade de eleição dos nudistas franceses.

O voleibol de praia atingiu uma popularidade tão grande que se converteu na forma superior e mais visível de difusão deste desporto. Nasceu com objectivo similar ao que ainda hoje move os participantes: divertir famílias inteiras nos areais. Sendo bastante simples, exige muito fisicamente, sobretudo se as partidas forem disputadas no âmbito da competição. Joga-se com equipas de somente dois elementos (no pavilhão são compostas por seis) e proporciona um espectáculo assaz atraente para as televisões, dado que é muito fácil focar o âmago da acção, para além de ter lugar num cenário (a praia) sempre sedutor.

As principais características do voleibol são a precisão no passe e a rapidez. Na praia, a combinação das jogadas reveste-se de primordial relevância, por haver somente dois jogadores de cada lado. Portanto, fazem-se sinais aos parceiros atrás das costas, para não serem vistos pelos concorrentes.

Para praticar, basta ter uma rede, uma bola leve e uns ténis. No areal, é absolutamente recomendável utilizar protecção solar (em creme), óculos de sol e um boné. Há também quem envergue joelheiras.

Enquanto o voleibol chegou aos Jogos Olímpicos em 1964, o voleibol de praia só passou a fazer parte do programa em 1996. Os Estados Unidos e o Brasil (que reclama a praia carioca de Copacabana como a sua verdadeira maternidade) são os países que dominam o voleibol de praia.

O voleibol de praia tornou-se moda nos Estados Unidos depois de ter sido adoptado por grandes vedetas do espectáculo como os Beatles e Marilyn Monroe. O próprio presidente John F. Kennedy apareceu diversas vezes na televisão e em revistas a jogar.



Maria Bijóias

Título: Bola pelos ares

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

628 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    01-07-2014 às 15:55:29

    Não aprecio muito o vôlei, mas às vezes sempre é bom fazer o que não se gosta. Estar com amigos na praia e jogar vôlei é uma boa opção bem divertida.

    ¬ Responder

Comentários - Bola pelos ares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios