Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Como arrefecer um portátil

Como arrefecer um portátil

Categoria: Informática
Visitas: 22
Comentários: 19
Como arrefecer um portátil

O computador portátil deve ser limpo cuidadosamente a fim de arrefecer melhor. Este é o primeiro passo a efectuar para o manter novo e sem problemas.

Os portáteis são mais difíceis de arrefecer do que ao computadores fixos devido ao seu espaço ser mais reduzido. Assim o fluxo de ar é menor e com o pó pode aquecer mais especialmente se já for de há muito tempo. Eles têm as peças fixas e há vários modos ou técnicas de os arrefecer. Há quem use o aspirador, colocando o cano numa das saídas de ar quente, ou abra o computador e aspire a ventoinha. No entanto isto é arriscado para quem não percebe muito destas máquinas.

O melhor é fazer Undervolting que se torna mais económico, poupa bateria e reduz a voltagem dos componentes como o processador, placa gráfica, velocidade do disco rígido, etc. Tudo isto contribui para que o computador arrefeça e reduza o desempenho.

No entanto há portáteis que já trazem um botão dedicado para isso e que tem quatro modos de poupança, sendo a máxima para uso escritório, navegar na internet, multimédia (ver vídeos, jogos e outros), desempenho máximo.

Mas se o computado estiver em ide (sem fazer nada), estar no modo desempenho é o mesmo que estar no modo poupança bateria. Quando se faz um download ou se deixa simplesmente ligado deve colocar-se em poupança máxima, para não aquecer e gastar electricidade.

Apesar destes truques há ainda a possibilidade de comprar uma base portátil para arrefecimento. Podem ser em plástico, alumínio, com ventoinhas e com luzes. O alumínio é o mais indicado porque é um bom condutor de calor permitindo assim que o computador arrefeça por baixo.

Outra maneira é fazer aumentar a base por baixo do PC colocando aumentos em especial onde estão as borrachas. Deste modo arrefece a base e entra ar fresco. È por baixo que o ar é extraído por isso pode também deixar-se um espaço livre em volta do portátil, desligar os programas que não são necessários, aumentar a velocidade da ventoinha e arejar sempre a casa. Isto é também muito importante tal como fazer a manutenção do computador.

Quando se está a utilizar deve sempre desactivar-se os programas, fechar janelas o que permite mais espaço, mais fluxo de ar, gasta menos e poupa mais energia.

No verão torna-se necessário mais cuidados devido ao excesso de calor que faz dificultar o seu arrefecimento, especialmente se estiver muito tempo ligado. Assim o arejamento do computador e da casa é essencial.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como arrefecer um portátil

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 22

803 

Imagem por: Arbron

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 19:57:44

    Quão bom é descobrir todas as dicas possíveis para mantê-los funcionando bem e com toda a qualidade que se precisa. Obrigada!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 15:41:45

    Olá Teresa, muito bom seu texto! Realmente eu não tenho nenhum hábito para ajudar meu notebook a manter sua temperatura normal. Obrigado pelas dicas, elas serão bem úteis. O calor do aparelho pode atrapalhar causando travamentos e desligamentos, além de comprometer o desempenho. Sou leigo neste assunto, mas é importante saber como funciona os componentes que usamos, para que possamos aproveitar ao máximo deles, e fazer o dinheiro investido valer à pena.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    20-09-2012 às 10:53:47

    Fiquei satisfeita de aproveitarem as dicas que dei sobre os portáteis.A tendência do seu uso é cada vez maior, por isso há que aplicá-las sempre e são tão simples!Em virtude da crise convêm estimar-se tudo o que temos em casa , para evitar a segunda compra e acumulação de objetos.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 08:39:46

    Existem várias técnicas para isso, coolers, mas evidentemente muita gente não sabe, mas não se deve deixar, ou meter um computador portátil numa superfície plana, o computador tal como nós precisa respirar, precisa deitar o ar cá para fora, e enquanto mais apertado estiver mais ele vai aquecer, e muito aquece, que chega a uma dia estraga-se.A melhor forma é usar um cooler "respirador", ele mandará o ar fresco para refrescar bem o computador.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 01:57:41

    Acredito que quando um portátil começa a dar problemas o melhor a se fazer é trocar o modelo. Não adianta ficar tentando fazer pequenas modificações o melhor mesmo é comprar outro.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 18:22:08

    o meu portátil aquece muito e agora no Verão é insuportável aguentar este calor.não sei o que fazer para arrefecer, o pior é que acho que o meu portátil não é caso único, logo não vale a pena pedir outro, pois vai vir com o mesmo problema.acho que nem se metesse uma ventoinha ao lado, o portátil arrefecia.é inconveniente para mim e para o meu companheiro, pois temos de colocar o computador sobre um suporte.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    19-09-2012 às 16:43:06

    Parabéns pelas ótimas dicas! Realmente, as pessoas não costumam ter a prática da limpeza de seus computadores portáteis, seja por falta de conhecimento nos procedimentos (que aqui foram muito bem citados e explicados) ou por simples relaxo mesmo, que a verdade seja dita. Mas, a importância desses cuidados é muito grande, desde o funcionamento dos hardwares do aparelho até o próprio processamento de programas no portátil podem ser afetados pela falta de limpeza do aparelho.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 14:08:56

    Eu pessoalmente prefiro usar o computador fixo do que o portátil. Mas, ás vezes a necessidade obriga e lá puxo do portátil pequeno para as necessidades.O mais aborrecedido é que tenho que esperar alguns minutos antes de tapar o teclado com a tampa e meter as fichas e bateria numa bolsa.A espera é menor no computador fixo, que inclusive fica a fechar sózinho, quando há pressa.Quando o portátil aquece só resta esperar. Concorda?

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 12:22:17

    Olá autora, Teresa Maria, eu concordo com as palavras de Sofia Nunes, pois também não tinha conhecimento sobre as dicas que você citou, mas que poderão ajudar bastante! Realmente as pessoas passam por muito tempo no portátil e muitas vezes não é possível perceber que ele pode estar se esforçando demais, o que pode diminuir sua vida útil. Vou tentar seguir algumas das dicas e colocarei maior altura por baixo das borrachas, obrigada e ateh.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 00:25:01

    Desconhecia estas dicas, que muito jeito me irão dar! Passamos tanto tempo no portátil e não percebemos como o esforço pode ser demasiado para o aparelho, cuja vida útil devemos prolongar. Seguirei a dica de colocar maior altura por baixo das borrachas, uma vez que não deverá ser uma solução tão dispendiosa quanto as bases de arrefecimento. Tenho ainda o cuidado de desligar o portátil sempre que dele me afasto por mais de quinze minutos.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    18-09-2012 às 23:48:00

    Teresa, nem imagina como as suas dicas deram resultado. Já utilizava umas bases por baixo do portátil de forma a deixá-lo respirar, mas todos os outros truques foram fantásticos. Deram mesmo resultado. uso o portátil para tudo e ele ao fim de um pouco aquecia imenso. Com algumas das ideias, o aquecimento já não é tanto. Obrigada. Foram mesmo úteis.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 14:25:15

    Ok Carla Gosto muito dos seus textos. Alguns são fantásticos.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 17:43:13

    Os portáteis são bastante sensíveis o que exige alguns cuidados específicos, nomeadamente no seu arrefecimento.Para não guardar o potátil ainda quente deve ter-se o cuidado de desligar a ficha da tomada e a bateria.Só depois de estar desligado uns minutos se deve fechar o portátil e nunca enquanto está quente.

    ¬ Responder
  • ashok

    20-08-2012 às 01:09:10

    Para quem utiliza portátil no colo ou na cama pode comprar uma base com ventoinha: pode ser de plástico ou alumínio, mas o melhor é em alumínio porque é um bom condutor de calor.

    ¬ Responder
  • Nelson

    02-09-2011 às 21:07:07

    @Mauricio
    Eu tenho um pc igual e funciona direito, se tiveres esse pc a mais de 2 anos e ainda não fizeste uma limpeza ao sistema de arrefecimento então convinha limpares pois o pc ganha muito pó, pois ele a alguns meses ele aquecia muito e ia a baixo, então eu desmontei o e limpei o (la dentro tinha 2 cm de cotão na saída de ar e na ventoinha) caso tenhas alguma duvida relativamente a isso diz algo para o meu mail, [email protected] ;)

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHelping

    29-06-2011 às 17:06:03

    @Mauricio
    Não joges mais de 20 minutos e faz pausas de 10 minutos para ter a serteca que o teu PC está arrefecido.

    ¬ Responder
  • MauricioMauricio

    21-05-2011 às 14:53:30

    o meu pc e um toshiba l500 13w e quando to a jogar gta 4 o meu pc desliga-se derrepente o que que e posso fazer para que ele não se desligue?

    ¬ Responder
  • MauroMauro

    07-04-2011 às 10:47:10

    E para quem tem o computador ao colo o que pode fazer???

    ¬ Responder
  • marcomarco

    14-07-2010 às 15:22:24

    eu quando tou a jogar gta san andreas o pc deixa de dar trava eu nao sei pk a algum programa que repare isto pk nao queria tar a fazer nada no pc obgd me respondam rapido por favor

    ¬ Responder

Comentários - Como arrefecer um portátil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento

Ler próximo texto...

Tema: Saúde
Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento\"Rua
A pneumonia é uma infecção bacteriana ou viral dos pulmões. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, falta de ar, tosse que produz fleuma e dor no peito. Geralmente, a pneumonia pode ser tratada com sucesso em casa com antibióticos, mas alguns casos podem exigir hospitalização e podem resultar em morte. Vacinas estão disponíveis contra alguns dos agentes infecciosos mais comuns que causam pneumonia.

Causas de pneumonia
A pneumonia é uma infecção das bolsas de ar nos pulmões, sendo causada por bactérias, vírus ou, raramente, fungos. A maioria dos casos de pneumonia são causados por bactérias, mais comumente Streptococcus (doença pneumocócica), mas a pneumonia viral é mais comum em crianças.
 
Qualquer pessoa pode desenvolver pneumonia, mas alguns grupos estão em maior risco. Estes incluem:
- Bebês e crianças pequenas, particularmente aqueles nascidos prematuramente
- Pessoas que tiveram uma infecção viral recente, como um resfriado ou gripe
- Fumantes
- Pessoas com condições pulmonares crônicas, como asma, bronquite ou bronquiectasias
- Pessoas com sistema imunológico enfraquecido
- Pessoas que bebem álcool em excesso
- Pacientes hospitalizados
- Pessoas que tiveram problemas de deglutição ou tosse após um acidente vascular cerebral ou outra lesão cerebral
- Pessoas com 65 anos ou mais.
A pneumonia pode desenvolver-se quando uma pessoa respira as pequenas gotículas que contêm pneumonia, mas também pode ocorrer quando bactérias ou vírus que estão normalmente presentes na boca, nariz e garganta, entram nos pulmões.

sinais e sintomas de pneumonia
A pneumonia viral tende a desenvolver-se lentamente ao longo de vários dias, enquanto que, geralmente, a pneumonia bacteriana desenvolve-se rapidamente, muitas vezes ao longo de um dia.
A maioria das pessoas que desenvolvem pneumonia, inicialmente, têm uma infecção viral, como um resfriado ou gripe, que produz sintomas como dor de cabeça, dores musculares e febre. Se uma pneumonia se desenvolver, geralmente, os sintomas incluem:
- Febre alta
- Calafrios
- Falta de ar
Aumento da frequência respiratória
- Uma tosse que piora e que pode produzir escarro descolorido ou sangrento (fleuma)
- Dores no peito causadas pela inflamação da membrana que reveste os pulmões.

Em bebês e crianças, os sintomas podem ser menos específicos e podem não mostrar sinais claros de uma infecção no peito. Comumente eles terão uma febre alta, podendo parecer muito indispostos e tornarem-se letárgicos, mas eles também podem produzir uma respiração barulhenta e apresentar dificuldade para se alimentarem.
 
Também é possível que a pele, lábios e unhas se possam tornar-se azulados. Este é um sinal de que os pulmões são incapazes de fornecer oxigênio suficiente para o corpo. Se isso ocorrer, é vital procurar assistência médica imediatamente.

Diagnóstico para pneumonia
Se houver suspeita de pneumonia, é importante procurar atendimento médico com prontidão para que um diagnóstico preciso e um tratamento adequado possam ser implementados.

O médico poderá obter um histórico médico e realizar um exame físico. Durante o exame, o médico ouvirá o tórax com um estetoscópio. Respiração grosseira, sons crepitantes, sibilos e sons respiratórios reduzidos numa determinada parte dos pulmões podem indicar pneumonia.
Geralmente, para confirmar o diagnóstico, realiza-se uma radiografia de tórax. O raio-X mostrará a área do pulmão afetada pela pneumonia. Também podem ser efectuadas análises ao sangue e uma amostra do escarro pode ser enviada para um laboratório para realização de testes.

Tratamento de pneumonia
A maioria dos casos de pneumonia podem ser tratados em casa. Entretanto, bebês, crianças e pessoas com pneumonia grave podem precisar de ser internados num hospital para tratamento.
Geralmente, a pneumonia é tratada com antibióticos, mesmo que exista suspeita de pneumonia viral, já que também pode haver um grau de infecção bacteriana. O tipo de antibiótico utilizado e a forma como será administrado serão determinados pela gravidade e causa da pneumonia.
Se a pneumonia puder ser tratada em casa, geralmente, o tratamento inclui:
- Antibióticos, administrados por via oral sob a forma de comprimidos ou líquidos
- Medicamentos para alívio da dor
- Paracetamol para reduzir a febre
- Descansar

Se for necessário tratamento hospitalar, gerlamente, o tratamento inclui:
- Antibióticos administrados por via intravenosa
- Terapia de oxigênio, para garantir que o corpo receba o oxigênio de que precisa
- Fluidos intravenosos, para corrigir a desidratação ou se a pessoa estiver muito indisposta para comer ou beber
- Fisioterapia, para ajudar a limpar o escarro dos pulmões.

Pesquisar mais textos:

José Antunes

Título:Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento

Autor:José Antunes(todos os textos)

Imagem por: Arbron

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios