Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Realidade Virtual

Realidade Virtual

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Comentários: 14
Realidade Virtual

Realidade virtual ou ciberespaço é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite que o usuário veja, interaja e se manifeste em outros ambientes, utilizando experimentação sensorial e entenda dados bastante complexos. Essa interação se dá mais comumente através de usos de dispositivos como luvas, trajes específicos e capacetes que permitem ao usuário experimentar a sensação de realizar ações reais em outra realidade ficcional, em tempo real.

Na realidade virtual há uma imersão em um outro ambiente tridimensional, uma interação entre essa realidade e o usuário e um envolvimento nessa relação entre homem e máquina.   Essa ideia de se estar em outra realidade, em outro ambiente, pode ser dada com dispositivos específicos ou, como em muitos parques ou museus, com a projeção de uma realidade em paredes, telas, piso ou teto.  Nesse último caso não há a sensação de uma imersão nessa realidade. O sentido de imersão se dá devido aos sentidos diversos serem estimulados para isso. Não só a visualização, mas o som e a possibilidade do movimento. O uso dos capacetes que garantem a sensação da imersão é mais significativo, porém o uso de monitores e salas de projeção tem ocupado cada vez mais espaço dentro dessa outra possibilidade, a realidade virtual.

A realidade virtual é uma simulação da realidade, tendo as tecnologias como intermediário. Dentro dessa realidade permitida pela interface entre homem e computador, há duas divisões. Existe a tele-presença, em que sujeito pode interagir com os ambientes tridimensionais criados com outros usuários, podendo estes estarem em locais diferentes, se encontrando nesse mesmo ambiente virtual. Também tem a tele-operação, muito utilizada na educação à distância. Essa realidade virtual cria a possibilidade de interação entre vários usuários por meio de tele-conferências, por exemplo, ou por meio de robôs virtuais.

Essa realidade virtual pode ser dividida, para sua maior compreensão, em cinco tipos. A realidade virtual aumentada que se utiliza do capacete para criar a imersão do usuário no mundo virtual, usando elementos do mundo real. A realidade virtual de mesa, que se utiliza de monitores, óculos e projetores para garantir que essa realidade seja percebida e experimentada. A realidade virtual de simulação, que usa dispositivos para dar a ideia de que o utilizador está num ambiente virtual. E a realidade virtual de projeção, em que homem pode comunicar-se com personagens virtuais, mesmo estando fora desse ambiente.

Além do entretenimento, a realidade virtual está ocupando espaço em várias áreas. Ela está sendo usada em terapias, em que se podem criar ambientes que permitam ao paciente deparar-se com seus medos ou fobias e tentar enfrentá-las e superá-las. Também pode ser utilizada como recurso importante na educação permitindo que o educando experimente, manipule e aprenda através de inúmeras simulações da realidade.

A realidade virtual também auxilia na formação de médicos, paramédicos e salva-vidas, possibilitando, através de corpos e recursos virtuais, a aprendizagem e os procedimentos necessários para o atendimento em diversas situações, sendo elas de risco ou não. Além de estar presente em treinamentos militares. Ainda podem ser destacados também os famosos simuladores de voos, entre outras simulações, que permitem uma vivência que talvez, na realidade, a pessoa nunca venha a passar. Ou então a prévia experiência em um mundo virtual antes da prática na realidade em si.
O ciberespaço é um mundo virtual em expansão e à disposição do homem a fim de que vivencie experiências nunca antes imaginadas.


Rosana Fernandes

Título: Realidade Virtual

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

778 

Imagem por: fensterbme

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 14 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 20:14:42

    Muito interessante essa questão de realidade virtual como salvadora de tantas coisas auxiliando no desempenho e às mãos de humanos. Ótimo texto!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 16:07:09

    Como tão bem nos fala a autora, a realidade virtual é utilizada no combate a medos e fobias. O melhor exemplo e que está a ter um grande desenvolvimento em Portugal é a terapia computacional em pessoas com traumas de guerra. Os estudos revelam que as técnicas dão resultado quando acompanhados por especialistas na área de traumas e fobias.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 16:02:03

    A Universidade de Coimbra tem levado a cabo um estudo aprofundado no que diga respeito à realidade virtual com crianças com autismo. Os resultados têm sido extraordinários, podendo esta ser mais uma extraordinária ferramenta numa "doença" com tanta coisa ainda por descobrir.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 02:00:59

    Que na internet ninguém tem rosto, nós já sabemos. Mas custa um pouquinho de sinceridade??? rsrsrsA realidade pra mim é que todos estamos conectados de alguma forma por uma corrente invisível.Hoje em dias as pessoas compram e vendem coisas, se conhecem, compartilham suas vidas, seus segredos, suas vontades, tudo através das telas, pequenas ou grandes, de computadores, de mãos ou de notebooks... E assim caminhamos para um futuro cada vez mais virtual. Matrix se concretizando.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    03-10-2012 às 10:21:06

    A realidade virtual é cada vez mais uma constante, especialmente para os jovens e adultos que tentam combater o desemprego e a solidão.Esta realidade constitui um perigo para os adolecentes que ainda não sabem distinguir certos perigos associados à mesma.O seu controlo devia ser uma constante na casa dos pais e escolas.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:22:16

    Tudo que é virtual tende a cada vez mais ocupar espaço em nosso cotidiano.Temos amigos virtuais, amores virtuais, negócios virtuais, lojas virtuais, é como se tivéssemos um avatar, um novo eu agindo no mundo virtual.Cada vez mais também vemos filmes em 3D e a nova moda são os televisores e notebooks em 3D.A imersão na realidade virtual além de divertida é útil para facilitar o aprendizado como bem citado no texto

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:14:40

    Tudo que é virtual tende a cada vez mais ocupar espaço em nosso cotidiano.Temos amigos virtuais, amores virtuais, negócios virtuais, lojas virtuais, é como se tivéssemos um avatar, um novo eu agindo no mundo virtual.Cada vez mais também vemos filmes em 3D e a nova moda são os televisores e notebooks em 3D.A imersão na realidade virtual além de divertida é útil para facilitar o aprendizado como bem citado no texto

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    27-09-2012 às 12:40:15

    Eu ainda não tinha muito conhecimento sobre o assunto, mas depois que você explicou pude ver o quanto é interessante e como a tecnologia nos surpreende a cada dia. Realidade virtual ou ciberespaço é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite que o usuário veja, interaja e se manifeste em outros ambientes, utilizando experimentação sensorial e entenda dados bastante complexos. Imagine só o quanto a realidade virtual não poderá ajudar a muitas pessoas 

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    24-09-2012 às 18:34:52

    Se falarmos em realidade virtual podemos falar em amor virtual, conhecido na internet. Hoje em dia muitos casais se juntam a par da internet, uns duram outros não, e outros nem se chegam a ver sequer, a virtualidade tornou-se um "pecado" humano, mas é assim, que temos que encarar muitas etapas da vida.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 17:52:08

    Vivemos tão envolvidos com este novo sistema: o virtual, que temos deixado de lado coisas muito importantes como os relacionamentos físicos. Pessoas que mal se conhecem, iniciam um relacionamento virtual e acabam descobrindo depois que foi um engano. Isso tem acontecido sobremaneira, pois a convivência é que demonstra o que a pessoa realmente é. Essa nova realidade virtual tem nos deixado sem a socialização, sem a aproximação que tanto precisamos. Isso de fato é triste.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 17:47:27

    Penso que a realidade virtual, como a descreve, possa ser uma experiência interessante. Acho particularmente interessante que esteja a ser usada não apenas com finalidades recreativas, mas sim como parte integrante de certas formas de terapia. A tecnologia bem empregue ao serviço da saúde pública, seja ela mental ou física, é uma grande vitória do nosso século, ainda que sejam muitas as vozes contrárias. Com a tecnologia é apenas necessária moderação, havendo vários aspectos positivos.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    24-09-2012 às 14:55:23

    Atualmente a realidade virtual é já uma realidade. As pessoas usam cada vez mais as redes sociais para fazerem amizades, compras e serviços de toda a espécie.Esta realidade tem efeitos positivos mas também nefastos. Em especial nas mentes das crianças e jovens, se não estiverem preparados para fugir aos perigos.

    ¬ Responder
  • suelenesuelene

    15-04-2011 às 21:13:09

    Fernanda, gostaria de citar as informações deste texto em minha tese, para tanto, preciso da referência completa de autor e texto. Você já publicou em forma de artigo?

    ¬ Responder
  • Jarson Rodrigobeatriz sielime

    29-01-2011 às 19:02:36

    coisas virtuais nao existem na vida real isso é uma inrresponsabilidade e desonestidade e uma merda

    ¬ Responder

Comentários - Realidade Virtual

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: fensterbme

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios