Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Dicas para limpar as manchas amarelas dos azulejos

Dicas para limpar as manchas amarelas dos azulejos

Visitas: 486
Comentários: 13
Dicas para limpar as manchas amarelas dos azulejos

Com a ação do tempo o aspeto dos azulejos pode sofrer alterações negativas. Por vezes, quando ao encontro de algumas substâncias ou até mesmo pela umidade característica dos cômodos, manchas nas paredes revestidas com azulejos podem surgir, deixando o ambiente com um aspeto de mal-cuidado. Essa aparência não muito agradável tem como voltar ao natural na maioria dos casos.

Contudo é importante lembrar que ao tentar remover qualquer tipo de mancha é sempre aconselhável fazer um pequeno teste antes de usar quaisquer produtos na peça ou no local desejado. No caso do azulejo é bom fazer este teste em um pequeno espaço, mais escondido, testando qualquer produto que por ventura deseje usar para ver se não haverá nenhum dano ao material. Deve-se ter muito cuidado ao utilizar produtos de limpeza, pois muitas vezes eles podem deixar os azulejos sem brilho ou ainda estragar o esmalte.

Antes de qualquer aplicação é importante, também, limpar as juntas, pois elas ficam facilmente sujas e manchadas. Para realizar esta limpeza pode-se retirar a sujeira que fica entre os azulejos passando um pincel húmido em lixívia. As manchas escuras sairão, dando ao cômodo, seja ele cozinha ou banheiro um aspeto de limpo e novo. Após, nas paredes sujas, o indicado é borrifar água e amoníaco no sentido de baixo para cima. Caso a sujeira persista em ficar nos azulejos, o recomendado é então acrescentar mais amoníaco e com a ajuda de um esfregão de aço retirar a sujeira do local. Em manchas de ferrugem nos azulejos deve-se aplicar aguarrás, limpando depois muito bem o local a fim de o azulejo não perder o brilho.

Nas manchas de gordura, geralmente amareladas, pode-se aplicar bastante talco até que ele absorva a gordura. Depois é possível limpar o local normalmente com um produto de limpeza. Para manchas de frutas, nicotina ou mofo pode-se tentar removê-las (já que sua eliminação é bastante difícil) com algodão passado em lixívia, colocando diretamente sobre a mancha até que desapareça. Depois é só limpar o local normalmente. E, por fim, quando as manchas tiverem origem em águas demasiadamente calcárias, pode-se eliminá-las com o uso de bicarbonato ou vinagre quente, esfregando o local atingido. Depois é importante lustrar o azulejo com o intuito de dar novamente brilho à peça. Isso pode ser feito com o auxílio de um pano úmido com álcool.

Outra dica bastante simples que também pode ser testada em azulejos com manchas amareladas é misturar suco de limão e gasolina, esfregando essa solução diretamente nas manchas. Depois a limpeza pode ocorrer normalmente com o uso de produtos específicos. Um cuidado importante que se deve ter ao lidar com produtos variados é o uso de luvas, especialmente as de borracha, para evitar problemas devido ao uso de produtos corrosivos ou tóxicos como, por exemplo, o aguarrás.

A limpeza de um ambiente torna-o além de bonito, saudável. Na maioria das vezes as manchas não são sinônimos de falta de assepsia, mas sim de falta de entendimento dos procedimentos de remoção de manchas, visto que, dependendo do tipo de material que causou a mancha, o procedimento para retirá-la deve ser diferente do que o utilizado para outros tipos de sujeira. E exige produtos e procedimentos por vezes mais pesados para a limpeza dos ambientes.


Rosana Fernandes

Título: Dicas para limpar as manchas amarelas dos azulejos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 486

794 

Imagem por: DefeatEd2k4

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • ROSANGELA

    14-11-2015 às 00:59:17

    QUERO SABER OS PRODUTOS PARA LIMPAR MANCHA NÉ PISOOU AZULEJO

    ¬ Responder
  • robson

    17-06-2014 às 01:31:45

    como eu faço para tirar mancha do piso do banheiro o piso e cinza ficou amarelo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-04-2014 às 23:17:48

    Excelente texto, gostei das dicas!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Pollyanna de Jesus Nascimento

    28-06-2013 às 08:55:06

    olá!!! gostaria muito de saber se alguém pode me dar uma dica potente para arancar o sujo da parede do banheiro da casa de minha mãe.

    ¬ Responder
  • Lilian

    04-05-2013 às 20:02:37

    Minha cozinha não é ventilada e a gordura fica sobre todas as coisas, como o azulejo é velho ele está com manchas amarelas bem forte isso a mais de 6 anos e não consigo tirar e nem diminuir a manchas, tem alguma dica ?
    Grata

    ¬ Responder
  • andreia

    02-04-2013 às 12:25:35

    boa tarde tenho 2 banheiros em casa na cor branco com azul apareceu umas manchas rosas que não sei do que talvez seja de produto de limpeza pois tenho o habito de deixar de molho antes de limpar.por favor me ajude -me .obg boa tarde

    ¬ Responder
  • grace pereira

    01-08-2013 às 09:02:32

    como faço para tirar mancha do azuleijo roxeada do meu banheiro por favor me respondam gostaria de saber o que é isso que só faz aumentar

    ¬ Responder
  • Angela SousaAngela Sousa

    30-05-2012 às 13:10:35

    O azulejo do box está muito amarelo do resto do banheiro, gostaria de saber se existe algum produto que eu possa passar para clarear? por favor se alguém souber me dá uma dica... muito obrigado!
    Angela

    ¬ Responder
  • danny

    27-02-2013 às 17:29:54

    passe um pano umidecido com vinagre pode ser o comum ou de maçã !! ;D

    ¬ Responder
  • maria silvamaria silva

    18-05-2012 às 17:59:03

    com o uso continuo da agua as paredes do meu banheiro estão ficando encardida de ferrugem como faço para tirar pois meu banheiro e claro e fica muito feio o aspecto de sugeira por favor mim ajudem desde ja agradeço

    ¬ Responder
  • susanasusana

    10-08-2011 às 12:07:46

    como faço para tirar mancha do azuleijo roxeada do meu banheiro

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotania

    08-08-2011 às 02:07:21

    Como faço para tirar manchas amarelas de xixi de cachorro do piso branco.

    ¬ Responder
  • Filipa Araújo Mateusmarialice

    03-03-2011 às 13:57:03

    como faço para tirar uma mancha de cor rosa no azulejo do banheiro ,não sei + como fazer para deixar limpo novamente,me ajude por favor sem + mto obrigado,bjos.

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para limpar as manchas amarelas dos azulejos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os descendentes de Eça

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Os descendentes de Eça\"Rua
Recentemente, por via da comunicação social, soubemos da entrega do prémio Leya, a um trineto de Eça de Queirós. Julgo que bastou essa noticia, para que todos ficássemos curiosos sobre os seus descendentes…esse mistério, como o Mistério da Estrada de Sintra, começou a adensar-se entre quem se interessa por estas coisas da literatura e da genealogia…então aqui deixo algumas notas que poderão ser importantes para quiçá, um dia, um qualquer jornalista, ou editor, se lembre, de conseguir reunir todos os seus descendentes vivos e se tire uma fotografia de família.

José Maria Eça de Queirós, escritor pródigo da nossa nação, contraiu matrimónio em 1886, com Emília de Castro Pamplona Resende, condessa de Resende, deixando à data de sua morte, em Paris, quatro filhos como seus descendentes e herdeiros diretos; foram eles António Eça de Queirós, Maria Eça de Queirós, Alberto Eça de Queirós e José Maria Eça de Queirós; portanto três meninos e uma menina.
Através do site Geneall.net, foi possível perceber as linhas genealógicas que se seguiram aos seus filhos. No entanto, nem todos os nomes dos seus bisnetos e trinetos estão aí presentes, com certeza por motivos de ordem pessoal, de resguardo da privacidade, motivos que não podemos questionar. Porém, é possível, pelo menos determinar a existência desses membros da família queirosiana.

De antemão sabemos que não houve descendência por parte de dois dos seus filhos, António Eça de Queirós e de Alberto Eça de Queirós.
Maria Eça de Queirós teve dois filhos, uma menina e um menino, porém a menina morreu muito nova, ficando apenas o menino, de seu nome Manuel Pedro Benedito de Castro, que mais tarde casou com Maria da Graça Salema de Castro, a mulher que se tornou a primeira diretora da Fundação Eça de Queirós, na casa de Tormes, pertença da família da esposa de Eça de Queirós. Como Manuel Pedro Benedito de Castro não teve filhos, sabemos que por este ramo, terminou a descendência do escritor.

Convém, entretanto, acrescentar aqui uma curiosidade. Depois do regresso a Portugal da viúva de Eça, ela e os filhos, foram residir para a casa da Granja, pertencente à família de Sophia de Mello Breyner. Inicialmente como esta casa costumava ser arrendada pela família de Sophia, Emília de Castro, arrendou-a, vindo a compra-la uns anos depois. Portanto, é aqui nesta casa que ela cria os seus filhos, e é onde, José Maria Eça de Queirós, um dos seus filhos, permanece após a sua morte, tendo criado aqui os seus filhos e netos, e tendo aqui também falecido.

Podemos então seguramente afirmar que a sua grande linha de descendência parte do seu filho, com o mesmo nome, José Maria Eça de Queirós, que teve também ele, atente-se à curiosidade, quatro filhos, neste caso, ao inverso, um menino, e três meninas, respetivamente de seus nomes, Manuel Eça de Queirós, Maria das Dores Eça de Queirós, Matilde Maria de Castro de Eça de Queirós e Emília Maria de Castro Eça de Queirós. Esta ultima, Emília, teve ao que consta nove filhos, sendo que um deles, Afonso Maria Eça de Queirós Cabral, é quem atualmente preside à Fundação acima citada, depois da morte da primeira presidente, referida atrás, Maria da Graça Salema de Castro.

Manuel Eça de Queirós por sua vez teve seis filhos, Maria das Dores Eça de Queirós teve três filhos, e Matilde Maria de Castro de Eça de Queirós, dois filhos. Somados, contabilizamos vinte, os bisnetos do famoso escritor. Seria interessante avançar um pouco mais nos ramos genealógicos e aflorar quem são ou pelo menos, quantos são os trinetos e tetranetos de Eça, por conseguinte fica aqui o desafio, pois é certo que porventura alguns destes descendentes não se conhecem, e nunca terão trocado qualquer impressão sobre o seu ascendente, para uns, bisavô, para outros trisavô, e ainda para outros, tetravô.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Os descendentes de Eça

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: DefeatEd2k4

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios