Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Dicas para passar a roupa a ferro

Dicas para passar a roupa a ferro

Comentários: 2
Dicas para passar a roupa a ferro

Uma das tarefas domésticas que mais perturbam as donas de casa e as próprias profissionais da área é sem dúvida passar as roupas. Essa é a atividade mais árdua ao se administrar bem uma casa, pois envolve além de muita paciência boa forma física, já que essa tarefa pode prejudicar a coluna em caso d ema postura e dores nas mãos no caso de muitas roupas e do trabalho constante nessa atividade.

Existem lares em que se há a possibilidade de pagar por esse serviço. Esses privilegiados não se preocupam com essa cansativa rotina de passar, porém para a maioria das pessoas, não há como fugir da tarefa. Embora a indústria têxtil esteja cada vez mais usando tecnologia para garantir praticidade a nossa vida, ainda são poucas as roupas que não precisam dos ferros de passar. Logo conhecer dicas para facilitar a tarefa de passar as roupa é algo extremamente recomendado para uma rotina menos cansativa.

O ideal é sempre juntar várias peças de roupa para passá-las de uma só fez, evitando um gasto maior de energia. Um ferro bom e apropriado é fundamental para garantir a eficiência do trabalho. Existem os ferros a vapor e os a seco. Os ferros a vapor acabam com os vincos das roupas. Os melhores aparelhos são aqueles com graduação de temperatura para diversificados tipos de tecido. Antes de começar a passar, é necessário observar se a parte debaixo do ferro está limpa para evitar que passe a sujeira para as roupas. Se estiver sujo, deve ser limpo com um pano seco, antes de usá-lo. Antes também de passar é melhor separar as roupas lavadas pelo seu tipo de tecido. Isso garante economia de tempo e energia elétrica.

Para roupas muito amassadas a dica é usar sempre o ferro com vapor. É importante também olhar as etiquetas das roupas. Nelas estão as recomendações adequadas de temperatura para passá-las. Caso não constem essas informações, o ideal é ir graduando a temperatura aos poucos e ir testando até conseguir desamassar a peça. Roupas úmidas são mais fáceis de passar do que as totalmente secas. Logo, passar as roupas quando elas ainda estão úmidas é uma dica que facilita o trabalho da dona-de-casa. As primeiras roupas a serem passadas devem ser aquelas que exigem uma temperatura menos quente e as últimas as que precisam de mais calor. As roupas que têm muitos detalhes como aplicações, emborrachados, fitas, miçangas e bordados não podem receber diretamente o ferro. O indicado é passá-las com um pano por cima ou do avesso. Existem produtos a venda no mercado que facilitam a atividade. Eles podem ser usados tranquilamente, pois garantem eficácia e economia de tempo.

Caso as roupas estejam muito amassadas após a lavagem, uma boa dica é fazer uma mistura de água e amaciante e borrifar esse líquido levemente. Essa mistura facilitará a passagem. Ela só não é recomendada para roupas pretas, pois pode deixar manchas. Nas roupas pretas o melhor é borrifar só água. É preciso também ter cuidado na hora de passar tecidos mais leves como cetim, crepe e linho. O recomendado para estes tecidos é passá-los com um pano por cima. O mesmo com as roupas pretas já que podem ficar marcadas pelo ferro.

A tábua de passar é muito importante no auxílio a essa tarefa doméstica. Ela ajuda no encaixe certo das roupas. Para calças e camisas é primordial. Sem dúvida a peça que mais dá trabalho na hora de passar as roupas são as camisas sociais. A melhor maneira é começar a passar as laterais da peça, depois as costas e a parte da frente. Deve-se deixar o colarinho e os punhos por último. É importante esperar a peça esfriar antes de guardá-la. Já as calças devem ser vestidas na tábua, passadas pelo avesso a começar pelos bolsos e depois passadas novamente pelo lado certo.


Rosana Fernandes

Título: Dicas para passar a roupa a ferro

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

766 

Imagem por: redjar

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 18:09:19

    Já até aconteceu comigo de queimar a roupa, de tão fina que ela era. Mas, sabendo agora dessas dicas, fiquei mais segura da próxima vez.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • FabianaFabiana

    10-08-2010 às 20:32:29

    Dicas excelentes! ão tem coisa pior do que passar roupa, sorte minha que agora a máquina que comprei (uma da LG com abertura frontal) tem secadora embutida que deixa as roupas hiper macias, algumas peças nem precisam ser passadas depois^^

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para passar a roupa a ferro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: redjar

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios