Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Truques de limpeza na cozinha

Truques de limpeza na cozinha

Visitas: 56
Comentários: 22
Truques de limpeza na cozinha

Qualquer dona de casa sabe bem o trabalho que dá manter uma cozinha sempre limpa. Com alguns truques, este trabalho poderá ser facilitado. Dai nunca ser demais conhecer uns quantos segredos. Aqui ficam alguns:

As juntas dos azulejos da cozinha poderão ser limpos com um pincel demolhado em lixívia.

Limpe os azulejos com uma esponja impregnada numa mistura de amoníaco e água quente. Esfregue bem e seque de seguida.

Se tiver de limpar um chão muito encardido, experimente misturar num litro de água, ½ chávena de chá de vinagre branco com um ¼ de chávena de chá de bicarbonato de sódio e ½ chávena de amoníaco. Passe este preparado no chão e deixe atuar por 10 minutos. Em seguida, lave com água e sabão.

A limpeza diária do chão da cozinha será mais eficaz se acrescentar vinagre na água com o produto de lavar o chão.

O fogão poderá ser limpo com água morna e bicarbonato de sódio para limpar fogão.

Para limpar o forno acabado de utilizar, limpe de imediato com detergente neutro ou com água morna e bicarbonato de sódio. O vidro da porta do forno só deverá ser limpo com detergente neutro. Por fora use limpa-vidros. Se o forno tiver muita gordura no interior, ligue-o no máximo, deixe aquecer bem e desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amoníaco e, na de baixo, um recipiente com água a ferver, deixando ficar assim de um dia para o outro. No dia seguinte, passe um pano com detergente neutro e lave com água.

Para limpar o micro-ondas, comece por fazer colocar um recipiente com água e um limão cortado ao meio. Deixe que água ferva e logo de seguida limpe com um pano.

As torneiras da cozinha poderão ser limpas com um pano humedecido com álcool. Assim ficarão sem as desagradáveis manchas de água.

Para limpar panelas e tachos que tenha deixado queimar, salpique-os com bicarbonato de sódio e humedeça. Deixe ficar assim de um dia para o outro. Após esse tempo, lave muito bem.

Para retirar comida agarrada ao fundo de tachos e panelas, encha-os com água quente e duas colheres de sal. Deixe ficar assim algum tempo e lave de seguida. Outra boa maneira é colocar água e detergente no recipiente e levar ao lume, deixando ferver por 5 minutos.

Para fazer desaparecer o cheiro de fritos ou de grelhados da cozinha, coloque um recipiente ao lume com água, uma casca de limão e um pau de canela. Deixe ferver por 5 minutos.

Para ter sempre panelas e tachos brilhantes e sem gordura, misture algumas gotas de vinagre no seu detergente habitual.


Catarina Bandeira

Título: Truques de limpeza na cozinha

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 56

801 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 22 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-06-2014 às 07:51:52

    Sempre é bom e válido aprender novos truques de limpeza na cozinha. Usarei todas elas!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana Jubinha

    12-04-2013 às 14:23:09

    Gostaria de acrescentar uma dica, usar produtos de limpeza corretos ajudam. Conheça a jubinha que é uma esponja multiuso ecológica http://www.jubinha.com

    ¬ Responder
  • Amanda

    02-10-2012 às 02:15:02

    dicas p tudo....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMariah

    21-09-2012 às 11:35:15

    Faxinar geral a casa uma vez por semana é o ideal quando todos colaboram em cuidar para que não suje tanto, depois é manter durante a semana. O excesso de limpeza descontrolado não faz bem, é doença e tem tratamento médico para amenizar a doença, do contrário vai acabando com a vida da pessoa porque ela deixa tudo, vida social, amigos, não sai mais de casa e vive apenas de limpar, limpar e limpar dia após dia, ciclo vicioso interminável. Sofre todo mundo em casa, quem fica eternamente limpando e quem mora junto.
    Conheço algumas pessoas assim, só que elas geralmente ficam bravas se alertamos, não podemos falar nada porque acham que estão fazendo certo, que ela é limpa e os outros são desleixados.

    ¬ Responder
  • jenny

    12-08-2012 às 20:27:48

    tenho 11 anos e eu adorei as dicas e claro eu guardei as dicas na cabeça para eu ajudar minha mae e o meu pai nessa otima e super faciu na limpeza e eu adorei essa fantastica dica beijos e eu adora voces todos um abraço de uma garota de 11 anos

    ¬ Responder
  • maria

    22-07-2012 às 23:35:00

    como fasso pra tirar uma sugeira de cimento que meu marido deixou ao usar uma forma minha?

    ¬ Responder
  • Cat Vanessecindybrito

    26-06-2012 às 12:44:13

    nada

    ¬ Responder
  • Cat Vanessecindy

    26-06-2012 às 12:32:18

    quero encontrar mais informações de colocar os tachos sobre a panela para ferver a água

    ¬ Responder
  • Grupo Alimente (www.grupoalimente.com.br)Grupo Alimente (www.grupoalimente.com.br)

    17-02-2012 às 17:36:43

    A cozinha é um ambiente complicado para ficarmos livres de bactérias, afinal elas se encontram em alimentos, lixo e, principalmente, umidade. Mas tomando esses cuidados com a higienização, os riscos de contrairmos doenças causadas por esses microrganismos microscópios reduzem em 99%. Boas dicas!

    ¬ Responder
  • jose marquesjose marques

    04-02-2012 às 11:05:12

    ola a todos gostava de saber se hà maneira de limpar as portas da minha cozinha. porque cai na asneira de conprar uma cozinha brilhante.obrigado

    ¬ Responder
  • estefaniaestefania

    24-07-2011 às 12:23:12

    tenho um fogão industrial ,como faço pra ele não deixar minhs panelas pretas? o mudo fica todo preto é horrivel limpar onde a panela toca fica preto ,e pra sair minha nossa ....

    ¬ Responder
  • EstherEsther

    09-04-2011 às 00:46:35

    Espetacular!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoelsa vgp

    14-03-2011 às 16:18:20

    o bom, o bom era uma maria que nos pudesse auxiliar! pr xs parece que vou dar 'tilt'... a elsa levanta-se à 6h30, arranja-se, arranjar peq almoços, abrir janelas... arranjar a pequena, ..., tomar pequenos alm,... deixar pq no infantário antes das 8h... trabalho , trabalho trabalho.... 19h00 buscar pequena, dar banho, fazer jantar, tratar das roupas,... arrumar quartos,... estourada, simplesmente estourada...

    ¬ Responder
  • carolinacarolina

    11-03-2011 às 09:36:41

    Adorei os conselhos, todos os truques facilitem a vida doméstica são preciosos.
    Tenho também um problema, tenho um quintal de chão de pedra, pedra normal daquelas grossas de pedereira, irregulares unidas por cimento. Estas pedras ficam muito feias, agura e lixivia ajudam mas é preciso fazer muitas passagens de mangueira e lixivia, além de que as ervas crescem à volta das pedras e retêm a sujidade.
    Algùém conhece algum produto mais eficaz que lixivia para lavar estas pedras?
    E produto que impeça as ervas de crescer?
    Obrigada

    ¬ Responder
  • ForteForte

    02-11-2010 às 14:38:06

    Senhor José, as minhas sugestões é que ponha os seus filhos a ajudar nas limpezas. Ou então comecem a deixar os sapatos na entrada e passem andar apenas de chinelos pela casa. Esta última é muito comum em alguns países estrangeiros. Cumps

    ¬ Responder
  • Patricia PietrobomPatricia Pietrobom

    23-07-2010 às 12:00:41

    Adorei as dicas vou por em pratica agora mesmo,rsrs
    Mais o que eu queria mesmo era parar um pouco com essa mania de limpeza, isso ta acabando comigo....a verdade é que serviço em casa não acaba nunca,quando vc pensa q acabo começa tudo d novo ... muito obrigada.

    ¬ Responder
  • Patrícia MendonçaPatrícia Mendonça

    15-05-2010 às 02:34:10

    Boa noite,
    Tenho um restaurante de comida chinesa e fico atorduada com nossa cozinha. Além do espaço ser pequeno o que mais me encomoda é a camada de gordura que se prendem às panelas assim como no fogão industrial.Gostaria de dicas práticas e rotineiras para melhorar o aspecto e a higiene de nossa cozinha.Um forte abraço e obrigada!

    ¬ Responder
  • andiaraandiara

    18-03-2010 às 04:09:42

    gostara de saber o que echa venia e aonde encotra.
    é que ensinase arumaçaõ de armario de cozinha de quarto

    ¬ Responder
  • Celia Costa PaivaCelia Costa Paiva

    16-12-2009 às 11:12:34

    Adorei estas dicas, elas são preciosas no nosso dia a dia.
    Obrigada!
    Se for possível mandem dicas para meu e-mail.
    Bjs!!!
    Celia

    ¬ Responder
  • lindalva de freitaslindalva de freitas

    19-10-2009 às 12:00:44

    estou feliz por ter encomtrado estas dicas gosto muito de organizar minha casa so ainda não encomtrei como organizar gavetas obrigado

    ¬ Responder
  • José Maria SáJosé Maria Sá

    19-07-2009 às 14:48:04

    O Chão da minha cozinha é muito bonito: em granito polido preto. Mas estou a desesperar com a constante limpeza: vivo com 2 filhos de 22 anos (rapaz e rapariga gémeos) que "não gostam" nem têm jeito para as limpezas (e pouco cuidado também...). Se quiser manter o chão como gosto, tenho de o lavar todos os dias: 6 ou 7 m2 é muito para mim porque tenho de tratar de todo o resto da casa, um T3!).FARTO, FARTO, FARTO! Posso deixar de limpar mas sinto-me mal numa casa suja! Não quero nem posso ter empregada. Hoje vou experimentar pulverizar com tira-nódoas spray e depois passar com esfregão seco! Vai ficar caro e pouco saudável, já sei! O que eu queria mesmo era habituar-me à sujidade, à anarquia! Se o tira nódoas não resultar vou apostar nisso mesmo!!!Há alguma sujestão para me desprender das "limpezas" e da "ordem" ???!!!
    José Maria Sá. Professor. 59. Porto, Portugal.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • jose lourenço

    06-08-2012 às 16:27:53

    365-3646

    ¬ Responder

Comentários - Truques de limpeza na cozinha

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O altíssimo preço da Vida

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
O altíssimo preço da Vida\"Rua
Altíssimo preço da Vida
Numa certa manhã de sol, a menina olhos clara chamada Clarisse acorda e antes que os seus familiares acordassem, ela sai para ir ao mercado até que seguindo pela calçada um rapaz desembalando uma droga em meio a um plástico logo a sua frente senta-se logo a sua frente tendo o efeito da cocaína sendo ali realizado e ajoelhado aos seus pés clama pela ajuda dela, mas um de seus melhores amigos pelo qual esconde a sete chaves um sentimento bom à vista alvejada pelo moço, olha para os dois lados da rua para atravessar, empurrá-la e chutar o rapaz que somente queria alimentar-se e uma blusa de frio.


- Por que fez isso? Ele não iria me fazer nada.
- E o que ele queria com você?
- Não sei. Você não o deixou falar!
- Com essas coisas você sabe que não pode brincar! Sabe lá que esse rapaz poderia fazer com você.
- Está certo. Só que olha lá! Ele está passando mal [...] Não vamos continuar sendo insensíveis e cegos igual ao mundo inteiro! Pelo menos vamos ali comprar um pão para ele comer, tira essa camiseta e dá a ele!
- Quem não garante que ali na esquina ele não troque o pão e a camiseta ali na esquina com um vendedor [...].
- Não pode pensar assim toda vez [...]. As pessoas são diferentes umas das outras pelo pensamento olha pra gente agora! E quem garante que ele vai comer aqui mesmo o pão e por a camiseta ou ali na esquina mesmo!
- Ok. Faça o quiser! Depois não diga que eu não avisei. – Começou a andar em direção à sua casa.
- Vai pra onde?
- Pra onde você acha? A minha mãe está me esperando para tomar café.
- Vai com Deus.


- Amém. – Saiu em direção à sua casa.
Ela estendeu o braço para o moço levantar.
- Me acompanharia até o supermercado?
- Sim. Se não for nenhum incômodo!
- Sem drama! – Respondeu ela.
- Obrigado por ter me ajudado! Aquele menino é alguma coisa sua?
- Só um amigo e nada mais.
- Entendi. Prefere comer o quê?
- Qualquer coisa! Não importa o que seja.
- Ok.
- Só você vive essa vida nas drogas da sua família?
- A minha história o que ela tem de grande, complexa e um pouco engraçado é bem capaz de que não entenda, mas, respondendo a sua pergunta. Sou o único da família!
- Por que engraçado?
- Por conta do vício perdi um diamante raro [...].
- É poeta?
- Não! Quem me dera ser poeta. – Sorriu.
- Quando disse no diamante raro, em quem estava se referindo?
- Minha mãe [...]. Uma divina com o fornecedor foi bastante para que ela morresse!
- Nossa! Que triste. Isso explicaria o porquê de estar morando na rua?
- Sim.


- Nunca pensou em esclarecer esse desentendido?
- Não adiantaria, pois não me aceitaria da forma de como sou.
- Será que não?
- Queria pedir a eles perdão pelo meu jeito mesmo que isso não traga a minha família de volta!
- Por que você não tenta?
- Não tenho mais coragem de olhá-los no fundo dos olhos [...].
- Por que não?
- Por conta desse vício maldito!
- E se propor a eles de que irá se tratar [...]. Vocês podem promover uma campanha em todo canto para a arrecadação da verba para o tratamento!
- Como e por onde eu começo?
- Aí meu Deus! – Espantada ao olhar o relógio.
- O que foi?
- Preciso ir! O meu pai vai acordar para tomar café e ir trabalhar. Encontra-me aqui mais tarde?
- Que horas?
- Ao anoitecer.
- Tudo bem.
- Tchau. – Deu um beijo na bochecha do rapaz entrou correndo no mercado. Comprou o pão e foi correndo para casa.
- Que demora menina! – Falou a mãe.
- A fila para pegar o pão estava muito grande.
- Ok. Vai acordar o seu pai! – Desligando a boca do fogão que esquentava o café.
- Tá.


Depois do café da manhã ela arrumou a sua cama, arrumou a mesa do café, disse à sua mãe que iria à casa de sua colega da faculdade para terminar um trabalho quando na verdade ela ia tomar conhecimento do altíssimo preço que às vezes é cobrado por ser bonzinho, ela é pego por trás e pelos braços, o rapaz empurrou ela para dentro de um depósito de lixo e lá ela viveu o pior momento de sua vida. Ela foi abusada por doze rapazes das quais ela não viu o rosto até que o tal viciado chegou e a salvou.
- Nossa! Obrigado. Se não houvesse chegado não sei o que seria de mim.
- Que isso faria de novo se fosse preciso.
- Eu tenho um amigo que é locutor de rádio que pode te ajudar a pedir perdão à sua família!
- Ah é! E em qual rádio ele trabalha?
- É aqui perto!
- Mas tem aquelas rádios de transmissão nacional e municipal.
- Entendi. Aí eu já não sei, mas nós podemos perguntar!
- Boa!
Eles foram até a central da rádio que ficava a duas quadras dali. Ela conversou com o seu amigo que permitiu que o moço fizesse a mensagem e que fosse transmitida pela rádio. No entanto, quando sua irmã ouviu a mensagem do outro lado, as lágrimas rolaram e ela acabou deixando cair no chão uma travessa de vidro que estava secando cair no chão e o irmão dela pergunta.
- O que foi? Está tudo bem aí?
- O nosso irmão está no rádio!
- O que foi? – Saltou da cama o rapaz impressionado. – Ele disse aonde e como está? – Perguntou.
- Zona sul de São Paulo.
- Mas deixou o endereço?
- Não.


- Que rádio é?
- Metropolitana.
- Pega o número telefônico no site!
- Isso que estou fazendo agora.
Depois de pegar o número na internet a menina pegou e discou no telefone, mas somente caía na caixa postal.
- E aí?
- Caiu já na caixa postal novamente!
- O que acha de nós irmos pra lá de novo?
- Uma boa, mas você tem dinheiro?
- Sim. Só falta saber qual é o preço da passagem na rodoviária!
- Vou dar uma pesquisada aqui!
- O que você quebrou?
- A travessa de vidro. O que vamos dizer ao papai?
- Que nós vamos fazer uma visita a um amigo seu.
- Tá. Ok!
Ao fim da tarde ela chegou a na cidade de São Paulo e foram logo a radio. Disseram que o rapaz pelo qual foi cedido o espaço na programação é irmão deles. Com isso o radialista ligou para a sua amiga dele e combinou um local para fazer o encontro surpresa da família toda reunida no dia seguinte.
No amanhecer do dia seguindo o rapaz, morador de rua foi acordado por sua nova amiga e ela pediu que ele a acompanhasse sem que soubesse de nada. Quando chegou a uma praça ele logo reconheceu os seus irmãos de costas para ele que não conseguiu a partir de então segurar as lágrimas e eles enfim, se perdoaram e disseram um ao outro que nada e ninguém viriam a separá-los novamente.
O amigo radialista da garota percebeu de que estava com umas marcas estranhas e perguntou descontraído.
- O que te aconteceu?
- Passei por um episódio triste ontem.
- O que aconteceu?


- Quase fui estuprada ontem [...] Só não fui graças a este meu amigo.
- Já foi à delegacia fazer o boletim de ocorrência? Contou aos seus pais?
- Ainda não.
- Está esperando o quê? Quer que eu ajude você estando contigo quando contar?
- Estou com medo! Sim.
- Não é pra menos!
Deixaram-nos lá no momento angelical e familiar e ela foi lá com o radialista contar e não foi pra menos, sua família deu parte na delegacia além de promover uma campanha contra esses absurdos na vida de uma mulher.

Pesquisar mais textos:

Kaique Barros

Título:O altíssimo preço da Vida

Autor:Kaique Barros(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios