Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Restaure os seus livros antigos

Restaure os seus livros antigos

Visitas: 14
Comentários: 4
Restaure os seus livros antigos

Mesmo que muitos livros estejam atualmente em formato digital, há muitos livros antigos em bibliotecas e coleções particulares agora disponíveis para venda. Eles facilmente se danificam ou destroem se não forem devidamente tratados. Como as impressoras não têm papéis sem ácidos, os livros mais velhos têm páginas que se tornam amareladas e muitas vezes frágeiscom a idade. Um cuidadoso restauro de livros antigos pode aumentar o valor para revenda. O processo de reabilitação de livros antigos até à sua condição original pode incluir materiais de reforço originais ou de fabrico de partes em falta com materiais modernos.

Escove a poeira e sopre-a com um soprador. Limpe a área de trabalho com qualquer limpador de uso geral e seque-a completamente antes de começar a trabalhar com livros. Verifique se a área de trabalho não tem alimentos e está seca de soluções de limpeza e de qualquer coisa que possa entornar-se.

Lave as mãos antes de manusear o material valorizado porque os óleos e resíduos podem manchar ou danificar as páginas. Lave-as muitas vezes durante o manuseio prolongado de livros.

O uso de luvas de algodão vai proteger o material de arquivo da transferência das impressões digitais oleosas. As sobrecapas e as páginas são frágeis, menos flexíveis, levando-as a quebrar ou rachar.

As pastas de arquivos individuais de expansão são o melhor suporte para livros frágeis. Utilize apenas elásticos muito soltos, se necessário, para juntar as tampas presas ou páginas. Use luz de baixa intensidade. A luz natural de uma janela ou uma iluminação que produza luz (natural) branca é ideal para usar durante o exame de livros. Filtre a luz solar longe do livro porque causa danos. As páginas amareladas ou acastanhadas absorvem impressões digitais que prejudicam a aparência e o valor do livro.

Remova a poeira com uma escova macia, um soprador de ar comprimido ou um removedor de poeira. Tenha muito cuidado para não danificar as páginas. Para melhorar o aspeto e aumentar o valor, muitas vezes é necessário reparar páginas rasgadas, dobras partidas e as espinhas soltas. Há um certo número de produtos de reparação de livros disponíveis no mercado que o ajudarão nessa nobre tarefa.

Use borrachas de goma próprias para disciplinas de arte e desenho para limpar páginas. A lixa muito fina remove marcas de tinta nas páginas. (NOTA: Tenha cuidado, use a lixa de areia mais fina que consiga encontrar e use-a suavemente).

Coloque os livros na vertical em prateleiras usando 'bookends' quando a prateleira não fica totalmente preenchida.

Os livros são tesouros vivos que devem ser sempre tratados com dignidade.


Ruben Duarte

Título: Restaure os seus livros antigos

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 14

691 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Smithd380

    25-12-2014 às 08:27:06

    This is one awesome blog post. Keep writing. bfacacaakfaddecc

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 15:22:33

    Uma boa dica do que fazer com livros antigos e que achamos ser perdidos. A restauração é essencial! Você pode até doá-los para a biblioteca, vender a baixo custo para bancas de revistas, enfim, tudo menos jogar no lixo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • sergio branco

    11-04-2013 às 18:19:38

    tenho alguns livros antigos, datados de 1512 e outros de 1600, onde posso avalia-los?

    ¬ Responder
  • Ruben DuarteRuben Duarte

    12-04-2013 às 06:16:08

    Poderá levá-los a uma casa no Porto, perto da Ordem de S. Francisco.

    ¬ Responder

Comentários - Restaure os seus livros antigos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios