Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Restaure os seus livros antigos

Restaure os seus livros antigos

Visitas: 14
Comentários: 4
Restaure os seus livros antigos

Mesmo que muitos livros estejam atualmente em formato digital, há muitos livros antigos em bibliotecas e coleções particulares agora disponíveis para venda. Eles facilmente se danificam ou destroem se não forem devidamente tratados. Como as impressoras não têm papéis sem ácidos, os livros mais velhos têm páginas que se tornam amareladas e muitas vezes frágeiscom a idade. Um cuidadoso restauro de livros antigos pode aumentar o valor para revenda. O processo de reabilitação de livros antigos até à sua condição original pode incluir materiais de reforço originais ou de fabrico de partes em falta com materiais modernos.

Escove a poeira e sopre-a com um soprador. Limpe a área de trabalho com qualquer limpador de uso geral e seque-a completamente antes de começar a trabalhar com livros. Verifique se a área de trabalho não tem alimentos e está seca de soluções de limpeza e de qualquer coisa que possa entornar-se.

Lave as mãos antes de manusear o material valorizado porque os óleos e resíduos podem manchar ou danificar as páginas. Lave-as muitas vezes durante o manuseio prolongado de livros.

O uso de luvas de algodão vai proteger o material de arquivo da transferência das impressões digitais oleosas. As sobrecapas e as páginas são frágeis, menos flexíveis, levando-as a quebrar ou rachar.

As pastas de arquivos individuais de expansão são o melhor suporte para livros frágeis. Utilize apenas elásticos muito soltos, se necessário, para juntar as tampas presas ou páginas. Use luz de baixa intensidade. A luz natural de uma janela ou uma iluminação que produza luz (natural) branca é ideal para usar durante o exame de livros. Filtre a luz solar longe do livro porque causa danos. As páginas amareladas ou acastanhadas absorvem impressões digitais que prejudicam a aparência e o valor do livro.

Remova a poeira com uma escova macia, um soprador de ar comprimido ou um removedor de poeira. Tenha muito cuidado para não danificar as páginas. Para melhorar o aspeto e aumentar o valor, muitas vezes é necessário reparar páginas rasgadas, dobras partidas e as espinhas soltas. Há um certo número de produtos de reparação de livros disponíveis no mercado que o ajudarão nessa nobre tarefa.

Use borrachas de goma próprias para disciplinas de arte e desenho para limpar páginas. A lixa muito fina remove marcas de tinta nas páginas. (NOTA: Tenha cuidado, use a lixa de areia mais fina que consiga encontrar e use-a suavemente).

Coloque os livros na vertical em prateleiras usando 'bookends' quando a prateleira não fica totalmente preenchida.

Os livros são tesouros vivos que devem ser sempre tratados com dignidade.


Ruben Duarte

Título: Restaure os seus livros antigos

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 14

691 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Smithd380

    25-12-2014 às 08:27:06

    This is one awesome blog post. Keep writing. bfacacaakfaddecc

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 15:22:33

    Uma boa dica do que fazer com livros antigos e que achamos ser perdidos. A restauração é essencial! Você pode até doá-los para a biblioteca, vender a baixo custo para bancas de revistas, enfim, tudo menos jogar no lixo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • sergio branco

    11-04-2013 às 18:19:38

    tenho alguns livros antigos, datados de 1512 e outros de 1600, onde posso avalia-los?

    ¬ Responder
  • Ruben DuarteRuben Duarte

    12-04-2013 às 06:16:08

    Poderá levá-los a uma casa no Porto, perto da Ordem de S. Francisco.

    ¬ Responder

Comentários - Restaure os seus livros antigos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios