Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Restaure os seus livros antigos

Restaure os seus livros antigos

Visitas: 14
Comentários: 4
Restaure os seus livros antigos

Mesmo que muitos livros estejam atualmente em formato digital, há muitos livros antigos em bibliotecas e coleções particulares agora disponíveis para venda. Eles facilmente se danificam ou destroem se não forem devidamente tratados. Como as impressoras não têm papéis sem ácidos, os livros mais velhos têm páginas que se tornam amareladas e muitas vezes frágeiscom a idade. Um cuidadoso restauro de livros antigos pode aumentar o valor para revenda. O processo de reabilitação de livros antigos até à sua condição original pode incluir materiais de reforço originais ou de fabrico de partes em falta com materiais modernos.

Escove a poeira e sopre-a com um soprador. Limpe a área de trabalho com qualquer limpador de uso geral e seque-a completamente antes de começar a trabalhar com livros. Verifique se a área de trabalho não tem alimentos e está seca de soluções de limpeza e de qualquer coisa que possa entornar-se.

Lave as mãos antes de manusear o material valorizado porque os óleos e resíduos podem manchar ou danificar as páginas. Lave-as muitas vezes durante o manuseio prolongado de livros.

O uso de luvas de algodão vai proteger o material de arquivo da transferência das impressões digitais oleosas. As sobrecapas e as páginas são frágeis, menos flexíveis, levando-as a quebrar ou rachar.

As pastas de arquivos individuais de expansão são o melhor suporte para livros frágeis. Utilize apenas elásticos muito soltos, se necessário, para juntar as tampas presas ou páginas. Use luz de baixa intensidade. A luz natural de uma janela ou uma iluminação que produza luz (natural) branca é ideal para usar durante o exame de livros. Filtre a luz solar longe do livro porque causa danos. As páginas amareladas ou acastanhadas absorvem impressões digitais que prejudicam a aparência e o valor do livro.

Remova a poeira com uma escova macia, um soprador de ar comprimido ou um removedor de poeira. Tenha muito cuidado para não danificar as páginas. Para melhorar o aspeto e aumentar o valor, muitas vezes é necessário reparar páginas rasgadas, dobras partidas e as espinhas soltas. Há um certo número de produtos de reparação de livros disponíveis no mercado que o ajudarão nessa nobre tarefa.

Use borrachas de goma próprias para disciplinas de arte e desenho para limpar páginas. A lixa muito fina remove marcas de tinta nas páginas. (NOTA: Tenha cuidado, use a lixa de areia mais fina que consiga encontrar e use-a suavemente).

Coloque os livros na vertical em prateleiras usando 'bookends' quando a prateleira não fica totalmente preenchida.

Os livros são tesouros vivos que devem ser sempre tratados com dignidade.


Ruben Duarte

Título: Restaure os seus livros antigos

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 14

691 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Smithd380

    25-12-2014 às 08:27:06

    This is one awesome blog post. Keep writing. bfacacaakfaddecc

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 15:22:33

    Uma boa dica do que fazer com livros antigos e que achamos ser perdidos. A restauração é essencial! Você pode até doá-los para a biblioteca, vender a baixo custo para bancas de revistas, enfim, tudo menos jogar no lixo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • sergio branco

    11-04-2013 às 18:19:38

    tenho alguns livros antigos, datados de 1512 e outros de 1600, onde posso avalia-los?

    ¬ Responder
  • Ruben DuarteRuben Duarte

    12-04-2013 às 06:16:08

    Poderá levá-los a uma casa no Porto, perto da Ordem de S. Francisco.

    ¬ Responder

Comentários - Restaure os seus livros antigos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios