Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Utilidades Domésticas > Dicas de limpeza de tapetes e carpetes

Dicas de limpeza de tapetes e carpetes

Visitas: 51
Comentários: 3
Dicas de limpeza de tapetes e carpetes

Os tapetes e as carpetes, para além de um maior conforto, conferem um aspeto mais sofisticado a uma casa, sobretudo se condisserem irrepreensivelmente com o tema da decoração. Não obstante, eles são, frequentemente, alvos de sujidade e manchas. Afinal, não é só «no melhor pano que cai a nódoa» … Nos tapetes e carpetes também! Assim sendo, aconselha-se que estejam sempre em locais ventilados, onde o arejamento seja uma constante. A ausência de janelas concorrerá para a acumulação do sujo e a proliferação de microrganismos.

As carpetes devem ser aspiradas, no mínimo, uma vez por semana (se estiverem em sítio de pouca afluência de pessoas e não houver animais), e acrescentando bicarbonato de sódio ao saco do aspirador, conseguir-se-á um combate mais efetivo dos odores desagradáveis. Já os tapetes carecem de uma aspiração diária, a fim de remover pó, areia, terra e ácaros.

Quando se deixa cair algo líquido sobre um tapete, a primeira coisa a fazer é absorver o que for possível com um pano ou papel absorvente, sem esfregar (o que só espalharia o borrão). Se, por outro lado, o derramamento for de sólidos, então pode usar-se uma colher para tirar o que se conseguir. A limpeza do tapete fica completa com um pano limpo, água e umas gotas de detergente ou sabão neutros. Pode ser necessário repetir o procedimento, após o que se passa com água e enxagua. Depois de seco, escovam-se delicadamente os pelos da área tratada.

O vinagre é ótimo para a limpeza geral de tapetes e carpetes, na mesma proporção. Humedece-se uma esponja na solução feita e passa-se levemente sobre o tapete ou a carpete, tendo o cuidado de que seque antes de nova utilização. Paralelamente, o vinagre permite tirar nódoas de ketchup (uma porção de vinagre para duas de água), pastilha elástica (molhando a zona com vinagre e deixando atuar algum tempo, sendo que se se aquecer o vinagre os resultados serão mais rápidos, tendo apenas que se puxar, posteriormente, a pastilha com cuidado para a retirar), café (uma parte de vinagre para duas de água), refrigerantes (idem), chocolate (idem), cola (idem, levantando-a quando estiver amolecida), etcétera. Para debelar o mofo, uma mescla de metade de água e metade de vinagre é o ideal. Pode recorrer-se a um secador de cabelo na potência mínima para abreviar o tempo de secagem.

Quando se entorna vinho tinto num tapete, deve ensopar-se o líquido imediatamente, salpicar-se a área com sal e deixar atuar durante um quarto de hora. Depois de o sal ter absorvido o restante vinho, há que limpar a mancha rosa que fica com água e vinagre (1/3 de chávena de vinagre para 2/3 de chávena de água). Aplicar vinho branco é outro truque válido para este problema.

Uma pastilha elástica numa carpete também pode ser eliminada colocando um cubo de gelo em cima dela (para a enrijecer) e puxando por ela depois. A espuma de barbear é outro excelente método para delir manchas. De seguida, passa-se o local da mácula com água limpa e seca-se com papel absorvente. O que não falta são “segredos” e artifícios para carpetes e tapetes impecáveis!


Maria Bijóias

Título: Dicas de limpeza de tapetes e carpetes

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 51

800 

Imagem por: t i g

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-06-2014 às 17:22:11

    Fantásticas dicas! Tapetes e carpetes precisam de muitos cuidados, e quando ficam sujos, ficamos desesperadas sem saber o que fazer. Genial!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Caelbaby QuinnyCaelbaby Quinny

    26-04-2013 às 00:17:02

    Olá A caelbaby, e exclusiva no brasil em assistência técnica e limpeza para carrinhos de bebê. QUINNY,BUGABOO, STOKKE XPLORY UPPABABY,ORBITBABY. ligue (11) 3433-3948 (11) 3487-6741

    ¬ Responder
  • vera

    08-08-2012 às 03:21:26

    olá! tenho 60mts, de carpetes, preciso de um orçamento. obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Dicas de limpeza de tapetes e carpetes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: t i g

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios