Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

Categoria: Saúde
A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

As atividades físicas são indicadas para todas as pessoas em todas as fases da vida, exceto aquelas que por razões médicas não são aconselhadas a praticar esforço físico. Fora isso não há contra-indicação para a prática desportiva. Uma dúvida bastante recorrente é quanto à prática de desporto durante a gravidez. As atividades físicas são indicadas também no período da gestação, desde que liberadas pelo obstetra.

É preciso estar atento aos três primeiros meses de gestação, em que o feto ainda está se formando e se fixando. Nestes primeiros meses de gravidez o risco de abortos naturais são maiores e é indicado mais atenção e menos esforço físico. Além disso, nos demais trimestres gestacionais grávidas com pressão alta, com gravidez de alto risco ou ameaça de aborto, problemas osteoarticulares ou diabetes não são liberadas para a prática desportiva.

A recomendação é que mulheres que já praticavam atividades físicas antes da gravidez podem manter o mesmo ritmo durante a gestação. Mulheres que estavam sedentárias podem iniciar atividades físicas nesse período, entretanto dando mais atenção aos exercícios gradativos. O aconselhável é que se comece duas vezes por semana e se vá aumentando gradualmente. É fundamental também estar atento à quantidade e intensidade dos exercícios visto que o excesso de atividade física pode prejudicar o crescimento do feto, pois o sangue deixa de circular na placenta e se concentra na musculatura que está sendo trabalhada. Portanto abuso de atividade física não faz bem em nenhum momento da vida, mas especialmente não combina com gravidez.

São várias as atividades indicadas para as gestantes. Ioga, pilates, caminhada, musculação leve, alongamento, ginástica localizada, relaxamento e as preferidas das gestantes: hidroginástica e natação. Há locais que trabalham especificamente com hidroginástica e pilates para gestantes. Exercícios de impacto ou com sobrecarga ou corrida também não são adequados. Conforme a evolução da gestação a sobrecarga do aumento da barriga na região lombar causa muita dor nas costas nas gestantes. Nesse caso, pilates e ioga auxiliam na adequação da postura, da respiração, proporcionando maior resistência muscular e dando uma melhor qualidade de vida nestes meses de gravidez.

A prática desportiva durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a gestante e, consequentemente para o bebê. Além de amenizar a dor na coluna, a realização de atividades físicas diminui o inchaço, dá mais disposição na realização das tarefas diárias, relaxa, controla a alimentação e o ganho excessivo de peso. Essa prática também traz benefícios para a respiração e tonifica os músculos, auxiliando na hora do parto. A recuperação no pós-parto também é mais fácil para quem pratica atividade física. Além de todos esses benefícios físicos, a prática desportiva durante a gestação ainda traz benefícios emocionais, pois auxilia até no humor. Traz tranquilidade e equilíbrio emocional, aumentando a auto-estima e proporcionando bem-estar.

Os benefícios das atividades desportivas durante a gestação também beneficiam o feto, porque durante a prática dos exercícios, quando bem realizados e na medida certa, oxigenam o feto e liberam nutrientes para o bebê.

Contudo é fundamental lembrar que a prática de atividade física durante o período gestacional deve ser liberada e orientada por um médico.


Rosana Fernandes

Título: A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Imagem por: AdamSelwood

Comentários - A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: AdamSelwood

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios