Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shantala: seu bebê vai amar!

Shantala: seu bebê vai amar!

Categoria: Saúde
Comentários: 2
Shantala: seu bebê vai amar!

A Shantala constitui-se em um ritual indiano, em que a mãe massageia o filho aproximando o olhar do bebê com o olhar da mãe. Deve acontecer em silêncio, como forma de meditação, transformando o ambiente e os movimentos num ritual de harmonia e integração. Os benefícios adquiridos com essa técnica são bastante significativos. Essa prática acalma o bebê, transmite-lhe paz e segurança, evita cólicas e  proporciona um sono tranquilo.

O nome da prática é Shantala em homenagem a uma indiana vista por um médico francês nos anos 70 massageando seu filho na rua. Ela exercitava essa prática  milenar. O médico encantado com a técnica observou os movimentos que a moça realizava e publicou um livro divulgando no meio acadêmico essa prática, hoje bastante conhecida e utilizada no mundo todo.

Essa massagem pode ser praticada desde os primeiros dias de vida do bebê e os pediatras observam sua maior eficácia até o primeiro ano, pois depois fica difícil obter a atenção da criança e fazer com que fique quieta para receber os toques.

É indicado que essa prática acontece uma vez ao dia, com horário escolhido pela mãe e que não atrapalhe o sono e as mamadas do bebê. Também é importante dar um tempo logo depois da mamada para praticar a massagem. Caso contrário é provável que a criança regurgite. É necessário um ambiente silencioso e em que a mãe não seja interrompida. Se o bebê apresenta alguma doença, alergia ou dorme durante a massagem é indicada a suspensão da técnica.

A Shantala deve ser feita com o toque firme da mãe na criança. Para sentir na pele os efeitos do toque, o bebê deve estar sem roupa e no colo da mãe. Pode ser utilizado um óleo adequado para que aqueça as mãos da mãe que deslizará melhor no corpo do filho. Óleo de amêndoas é uma ótima indicação ou óleo de camomila para acalmar. Durante os movimentos a mãe deve sentir a musculatura da criança, sem machucá-la obviamente ou causar algum desconforto. Os movimentos devem ser prazerosos também para a mãe. O contato dos olhares é muito importante.

Deve-se forrar o local com um pano, pois com a massagem o bebê tende a relaxar. Para crianças com refluxo é indicado um travesseiro que levante um pouco a cabeça do bebê, evitando sufocamentos em decorrência de refluxo.

A Shantala pode ser praticada como prevenção de cólicas, daí a importância de realizá-la no turno anterior à rotina da cólica. Essa massagem também é indicada para casos de prisão de ventre. Se o objetivo da massagem for apenas relaxar a criança, o ideal é fazer movimentos mais suaves e lentos, mas se o objetivo é estimulá-la, o indicado são movimentos repetitivos rápidos e fortes.

Para o sucesso da massagem é fundamental que a mãe esteja tranquila, sem tensão nenhuma, pois com essa interação os sentimentos de desequilíbrio da mãe são passados ao filho. O recomendável é que antes a mãe faça um banho relaxante e prepare-se adequadamente para esse momento com o bebê. E, caso a criança demonstre desconforto ou chore demais, a massagem deve ser suspensa. Sinal de que não houve um vínculo positivo entre mãe e filho ou que a criança não se adaptou bem com a técnica.


Rosana Fernandes

Título: Shantala: seu bebê vai amar!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

799 

Imagem por: valentinapowers

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Larissa de LourdesLarissa Ferreira

    18-04-2014 às 22:49:18

    Olá, achei muito bom esse texto, tanto que quero cita-lo em meu trabalho. Sendo assim, gostaria de saber o ano em que foi escrito, para eu colocar no trabalho. Poderia me dizer?
    Obrigada, aguardo o retorno.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 16:01:36

    Larissa Ferreira este texto, "Shantala: Seu Bebê Vai Amar!" foi escrito em 2010

    ¬ Responder

Comentários - Shantala: seu bebê vai amar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: valentinapowers

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios