Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shantala: seu bebê vai amar!

Shantala: seu bebê vai amar!

Categoria: Saúde
Comentários: 2
Shantala: seu bebê vai amar!

A Shantala constitui-se em um ritual indiano, em que a mãe massageia o filho aproximando o olhar do bebê com o olhar da mãe. Deve acontecer em silêncio, como forma de meditação, transformando o ambiente e os movimentos num ritual de harmonia e integração. Os benefícios adquiridos com essa técnica são bastante significativos. Essa prática acalma o bebê, transmite-lhe paz e segurança, evita cólicas e  proporciona um sono tranquilo.

O nome da prática é Shantala em homenagem a uma indiana vista por um médico francês nos anos 70 massageando seu filho na rua. Ela exercitava essa prática  milenar. O médico encantado com a técnica observou os movimentos que a moça realizava e publicou um livro divulgando no meio acadêmico essa prática, hoje bastante conhecida e utilizada no mundo todo.

Essa massagem pode ser praticada desde os primeiros dias de vida do bebê e os pediatras observam sua maior eficácia até o primeiro ano, pois depois fica difícil obter a atenção da criança e fazer com que fique quieta para receber os toques.

É indicado que essa prática acontece uma vez ao dia, com horário escolhido pela mãe e que não atrapalhe o sono e as mamadas do bebê. Também é importante dar um tempo logo depois da mamada para praticar a massagem. Caso contrário é provável que a criança regurgite. É necessário um ambiente silencioso e em que a mãe não seja interrompida. Se o bebê apresenta alguma doença, alergia ou dorme durante a massagem é indicada a suspensão da técnica.

A Shantala deve ser feita com o toque firme da mãe na criança. Para sentir na pele os efeitos do toque, o bebê deve estar sem roupa e no colo da mãe. Pode ser utilizado um óleo adequado para que aqueça as mãos da mãe que deslizará melhor no corpo do filho. Óleo de amêndoas é uma ótima indicação ou óleo de camomila para acalmar. Durante os movimentos a mãe deve sentir a musculatura da criança, sem machucá-la obviamente ou causar algum desconforto. Os movimentos devem ser prazerosos também para a mãe. O contato dos olhares é muito importante.

Deve-se forrar o local com um pano, pois com a massagem o bebê tende a relaxar. Para crianças com refluxo é indicado um travesseiro que levante um pouco a cabeça do bebê, evitando sufocamentos em decorrência de refluxo.

A Shantala pode ser praticada como prevenção de cólicas, daí a importância de realizá-la no turno anterior à rotina da cólica. Essa massagem também é indicada para casos de prisão de ventre. Se o objetivo da massagem for apenas relaxar a criança, o ideal é fazer movimentos mais suaves e lentos, mas se o objetivo é estimulá-la, o indicado são movimentos repetitivos rápidos e fortes.

Para o sucesso da massagem é fundamental que a mãe esteja tranquila, sem tensão nenhuma, pois com essa interação os sentimentos de desequilíbrio da mãe são passados ao filho. O recomendável é que antes a mãe faça um banho relaxante e prepare-se adequadamente para esse momento com o bebê. E, caso a criança demonstre desconforto ou chore demais, a massagem deve ser suspensa. Sinal de que não houve um vínculo positivo entre mãe e filho ou que a criança não se adaptou bem com a técnica.


Rosana Fernandes

Título: Shantala: seu bebê vai amar!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

799 

Imagem por: valentinapowers

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Larissa de LourdesLarissa Ferreira

    18-04-2014 às 22:49:18

    Olá, achei muito bom esse texto, tanto que quero cita-lo em meu trabalho. Sendo assim, gostaria de saber o ano em que foi escrito, para eu colocar no trabalho. Poderia me dizer?
    Obrigada, aguardo o retorno.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 16:01:36

    Larissa Ferreira este texto, "Shantala: Seu Bebê Vai Amar!" foi escrito em 2010

    ¬ Responder

Comentários - Shantala: seu bebê vai amar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: valentinapowers

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios