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Eduque para a afectividade!

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Eduque para a afectividade!

A afectividade, ainda que possa não parecer, assume uma função de extrema relevância no contexto da saúde mental e, portanto, no equilíbrio total do ser humano. Somos, por natureza, relacionais, afectivos, e se essa dimensão não for cumprida abre-se uma lacuna e compromete-se a estabilidade. O desenvolvimento sentimental e emocional de todos nós requer amor, um amor consciente, que é como quem diz, amar e ser amado. Trata-se de uma necessidade básica para a autoconstrução humana como expressão de um crescimento psicológico e pessoal harmonioso.

Unamuno, citando Descartes, declarava: «Amo, ergo sum», isto é, só amando se é pessoa, só amando se chega a “ser”. É necessário que alguém se sinta amado para se sentir como pessoa e também para progredir como tal.

Quando a base afectiva não está presente ou foi defraudada, os indivíduos tendem a não crescer, a rejeitar uma realidade para a qual não se sentem preparados, mercê da falta de “alicerces” anímicos.

Um dos sinais visíveis do descontrolo é o adulto ter procedimentos em tudo semelhantes aos do jovem. Valoriza exageradamente qualquer coisa que o faça eternamente jovem, chegando ao ridículo de competir com ele. Revela a mesma irresponsabilidade, o mesmo egoísmo, a faceta altamente consumista. Apresenta-se com roupas completamente desajustadas da sua idade e da sua aparência, socorre-se do seu poder de persuasão junto de familiares e amigos. No exercício do seu papel de teenager, demonstra o seu profissionalismo na arte de gerir a própria imagem e não resiste a comprar uns ténis novos, da marca da “berra”, ou a trocar de telemóvel. Busca uma beleza e uma perfeição que não considera ter alcançado no “seu” tempo. Manifesta quase mais dependência das tecnologias do que os adolescentes e, por vezes, trilha o caminho das primeiras experiências a diversos níveis.

Em casos de maior complexidade, chuchar no dedo, qual criancinha em plena fase oral, expressar pavor do escuro, padecer de medos naturais da primeira infância ou exibir comportamentos absolutamente desadequados consubstanciam desequilíbrios que tocam, em linguagem benigna, o limiar do patológico.

A dificuldade de exprimir os afectos, a repressão destes na família ou, pior, a incapacidade de os sentir, conduzem a uma infelicidade que, amiudadamente, extravasa em sintomatologia pouco agradável. Paralelamente, quem não recebeu não pode saber comunicar o que não lhe foi dado, pelo que as gerações vindouras estão, à partida, condenadas à mesma espécie de sorte. Para alterar um tal estado de coisas, esta tendência “genética” tem de ter, por algum meio, um ponto de inflexão… senão, o «amo,ergo sum» não se concretiza!



Maria Bijóias

Título: Eduque para a afectividade!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

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Comentários     ( 1 )    recentes

  • ricardoricardo

    26-08-2009 às 22:39:17

    eu preciso que alguem me ajuda...mas não sei a quem recorrer. eu tenho 39 anos e ainda chucho no dedo.

    ¬ Responder

Comentários - Eduque para a afectividade!

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Pulp Fiction: 20 anos depois

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Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

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Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

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