Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > As Verdades e as Mentiras Sobre a Amamentação

As Verdades e as Mentiras Sobre a Amamentação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
As Verdades e as Mentiras Sobre a Amamentação

Durante anos não existiam questões quanto à escolha de amamentar ou não. A mama era a fonte de alimento de qualquer bebé e em muito raras exceções as coisas eram feitas de outra forma.

Com o passar dos anos e com as alternativas, passaram a existir algumas ideias erradas e algumas verdades foram esquecidas.

Antes de qualquer assunto, há que perceber que o leite materno é a maior e melhor fonte de nutrientes para o bebé, pois inclui proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água. Para além disso previne de várias doenças como as meningites, pneumonias, várias alergias entre muitas outras doenças.

Uma das grandes verdades sobre o leite materno e que muitas vezes é desmentido á relativamente ao desenvolvimento do bebé. Tanto fisicamente como mentalmente, o leite materno só trás benefícios. Se tivermos em conta que amamentar promove uma ligação forte e única entre a mãe e o filho, esta teoria ganha ainda mais força.
Uma das questões frequentes é se as chuchas e os biberons interferem no aleitamento. Na realidade sim, pois o formato das tetinas (apesar das formas e modelos já muito avançados) não são como o mamilo. Recomenda-se que só se usem utensílios com tetinas depois do desmame.

Não posso guardar o leite! Esta afirmação não está correta, no entanto existem algumas regras. Deve guardá-lo no fresco logo após tirá-lo da mama. No frigorífico aguenta até 12 horas e no congelador até 1 semana.

Atenção ao stress pois é verdade que este pode secar o seu leite. Descontraia e goze o seu bebé.

A alimentação da mãe é fundamental para a qualidade do leite. Comida saudável pode até evitar as complicadas cólicas. Não ingira qualquer tipo de bebida alcoólica e beba muita água. O tabaco não ajuda em nada à qualidade do leite, pelo que acabar com os cigarros é o ideal.

Entre as mamadas coloque pomadinha hidratante nos seus mamilos. Pode acontecer ter algumas ranhuras e passara a encarar a amamentação como algo doloroso em vez de ser um momento de puro prazer.

Os bebés devem mamar de 2 em 2 horas? Esta indicação não está correta. Os bebés precisam de mamar cerca de 8 vezes por dia durante um período de 20 minutos (contando com as 2 mamas). No entanto podem ocorrer episódios em que o bebé necessite de mais mamadas. Eduque-o a comer bem em cada mamada. Acontece por vezes adormecerem e não comerem o suficiente, pelo que alimentá-lo de forma correta é o mais indicado. Esteja atenta a alguns sinais como quando o coloca no seu colo, ele procurar a mama ou colocar a mão na boca. Poderá ser sinal de fome.

Quanto à mãe, é verdade que o leite materno queima calorias e protege de algumas doenças como a anemia. A menstruação está adiada nesta fase ou pode ocorrer em quantidades mínimas. No entanto, existe o risco de engravidar.

Qualquer duvida que mantenha e que a preocupe, o melhor será falar com o seu médico e pediatra. Eles indicarão a melhor forma de amamentar e irão trazer-lhe alguma tranquilidade.

Amamente o seu bebé. Além de ser nutriente, rico e saudável é um laço que ficará para toda a vida. São momentos únicos que, jamais na sua vida, irá esquecer.


Carla Horta

Título: As Verdades e as Mentiras Sobre a Amamentação

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - As Verdades e as Mentiras Sobre a Amamentação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios