Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte da Babilónia

Arte da Babilónia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 56
Arte da Babilónia

A Babilónia dominou durante 300 anos. O mais famoso governante foi Hammurabi (1792-1750). A cidade de Babilónia assumiu o papel dominante anteriormente desempenhado por Acad e Ur. Hammurabi designava-se como o servo de Shamash, afirmando como missão fazer justiça prevalecer na terra e que os fortes não oprimiam os fracos.

A Babilónia amorita engloba um enorme testemunho, o Código de Hammurabi. Este ficou conhecido principalmente pelo seu código de leis. Gravado numa estela negra de basalto com mais de 2 metros de altura. No topo da estela, Hammurabi é representada em relevo, de pé, com a mão na boca. Tem um gorro de lã, o Rei Babilónico, e uma túnica grande até aos pés. Os reis e os governadores são os únicos que usam um gorro de lã. Sentado está Samash e tem chamas a sair dos ombros. Tem uma sai de folhos, uma cornamenta com 4 par de cornos (um deus muito importante), os pés do deus não assentam diretamente no chão, mas numa base que representa simbolicamente a terra. O deus-Sol estende a mão, que segura o anel de corda e bastão de medição – atributos da realeza. Hammurabi e Samash fitam-se num olha intenso.

Também na Babilónia produzem-se os cilindros-selos, que já vimos na Suméria. Temos como exemplo, o cilindro-selo com árvore da vida ladeada por animais, e o cilindro-selo com alguém a interceder por outra pessoa.

O Palácio de Mari tem uma arquitetura labiríntica e aparentemente desordenada.
A cena de ilibação, o deus está sentado, os pés não assentam diretamente no chão. O rei faz uma libação. A água jorra pelo vaso para o altar. O Rei é de Mari, tem barba e um gorro de lã. Para além do deus e do rei está uma deusa atrás com a cornamenta, saia com folhas e colar.
Águia Imdugud é uma águia com cabeça de leoa.

Esta época é marcada pela debilidade da produção artística, pois mantem-se o uso do gorro de lã – mensagem de arcaísmo, e o apogeu político hamurábico. Temos duas Babilónias: a amorita e a cassita. A amorita já falamos em cima. A cassita marca-se pelos kudurros, uma pedra que marca a fronteira.


Daniela Vicente

Título: Arte da Babilónia

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 56

779 

Comentários - Arte da Babilónia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios