Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Cirque du Soleil: uma referência mundial!

Cirque du Soleil: uma referência mundial!

Categoria: Arte
Visitas: 8
Comentários: 1
Cirque du Soleil: uma referência mundial!

O Cirque du Soleil é uma companhia de arte circense natural do Quebec, no Canadá. Em 1982 um grupo de jovens artistas de rua conhecido por “Club des Talons Hauts” organiza um festival.

Dois anos depois, em 1984 este grupo começa a oferecer um conceito completamente inovador, fazendo uma combinação perfeita e dramática das artes circenses e de rua.

De início o grupo apresentou-se em onze cidades do Quebec, só que nem tudo foi um mar de rosas. Logo no primeiro espectáculo, enfrentaram diversas dificuldades. Usaram uma tenda emprestada e o fundador, Laliberté, teve que lidar com a insatisfação dos artistas europeus, que achavam o conceito pouco enriquecedor. A verdade é que os problemas lá se resolveram e foi um sucesso estrondoso. Sem fundos para continuar o projecto, Laliberté pediu ajuda financeira ao governo canadense, que ofereceu resistência, mas acabou por ceder. Com este dinheiro, Laliberté pensou em renovar alguns aspectos.

Com a ajuda de Guy Caron, do National Circus School, apostaram numa música forte e emocionante para acompanhar o espectáculo e decidiram que durante a apresentação deveria haver um fio condutor de uma história. Desde início que ficou assente que não iriam utilizar animais, pretendendo ter uma maior proximidade com o espectador. Os primeiros anos foram muito complicados em termos financeiros, porque não conseguiam esgotar as sessões e o dinheiro escasseava. Não atingiram a falência porque arranjaram instituições que os financiavam.

Entretanto, em 1988 diferenças de opinião entre Laliberté e Caron, fizeram com que este segundo deixasse a companhia. É que Caron queria economizar as verbas que aos poucos começavam a ganhar e Laliberté queria usar esse dinheiro para expandir o Cirque e iniciar uma segundo espectáculo.

Com a saída de Caron entrou Franco Dragone, que logo introduziu novas ideias, tais como: reirar a cortina que separava actores e plateia e criou um ambiente em que o artista matinha uma personagem ao longo de toda a apresentação. Assim, Nouvelle Expérience tornou-se o espectáculo mais popular do Cirque do Soleil. Em 1990, o Cirque tornou-se lucrativo.

Hoje em dia, não há quem conheça o tão afamado Cirque do Soleil. É um circo moderno, com diversas histórias e perfomances, havendo diversos espectáculos em todo o mundo, alguns fixos outros em regime rotativo. O elenco conta com artistas de mais de 40 nacionalidades e já são cerca de 3800 pessoas a trabalhar para esta empresa. O espectáculo centra-se numa história e desenvolve-se de forma criativa à volta disso. São sempre bem abrilhantados por música escolhida criteriosamente, e com influências do teatro mambembe, da ópera, do balé e do rock. As actuações já estão disponíveis em DVD.

É certo que os preços dos bilhetes para o espectáculo são acima da média, dando-lhe uma conotação elitista, mas também é certo que está sempre esgotado. Acredite que é dinheiro bem empregue e que não se vai arrepender…



Catarina Guedes Duarte

Título: Cirque du Soleil: uma referência mundial!

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 8

799 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 21:33:08

    eu nunca gostei de circo, confesso que é algo que me chateia imenso. contudo, quando vi gravações de ensaio do cirque du soleil e até pequenas amostras do espectáculo fiquei apaixonada. adorava ver um espectáculo ao vivo, mas nunca tive oportunidade disso. o meu companheiro já foi ver e adorou, por isso acredito mesmo que seja espectacular. é um mundo cheio de fantasia para miúdos e graúdos. algo fantástico para apreciar numa bela noite.

    ¬ Responder

Comentários - Cirque du Soleil: uma referência mundial!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios