Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Geoturismo: A Nova Abordagem Do Turismo

Geoturismo: A Nova Abordagem Do Turismo

Categoria: Viagens
Geoturismo: A Nova Abordagem Do Turismo

Geoturismo é uma proposta lançada pela National Geographic Center for Sustainable Destinations, nos Estados Unidos, com base em princípios para a gestão do turismo. Em janeiro de 2008, a Guatemala firmou convênio com a National Geographic Society para implantação dos critérios do Geoturismo, passando a ser o sexto país a adotar essa atitude, junto com o Peru, Honduras, Romênia, Ilhas Cook e Noruega.

Geoturismo é definido como “o turismo que sustenta e realça as características geográficas de um lugar, seu meio ambiente, sua cultura, sua estética, favorecendo o bem-estar da população residente”. Segundo Tourtllot, o Geoturismo:

- É sinérgico. O conjunto dos elementos cria uma experiência maior que a soma das partes;
- Produz informações para o turista e para o morador do lugar. As pessoas criam orgulho pelo acervo turístico do destino e habilidades para mostrá-lo;
- Beneficia economicamente a comunidade do destino;
- Preserva a integridade do meio ambiente;
- Proporciona viagens enriquecidas por momentos inesquecíveis. Os turistas retornam com conhecimentos novos, contam histórias e estimulam pessoas a visitar o lugar.

Uma das atribuições que o Geoturismo focaliza é que o turista possa ter momentos incríveis, que ele tenha um senso de lugar em cada região que ele for conhecer e visitar, que ele receba excelentes serviços em todos os aspectos, seja na hospitalidade, alimentação, transporte, cultura, lazer!

Senso de lugar
É preciso compreender a dinâmica da experiência do visitante, seus impactos sobre o destino e as pessoas que nele vivem, o que os turistas procuram em suas viagens e quando selecionam os destinos. O senso de lugar considera que:
1) Pessoas viajam à procura de emoções ou senso de lugar;
2) Elas julgam a qualidade dos espaços por esse senso de lugar;
3) O senso de lugar desempenha papel significativo nas escolhas dos turistas;
4) A comercialização de um destino é a comercialização do seu senso de lugar;
5) Entre todos os elementos que afetam o senso de lugar, as pessoas e sua cultura são os mais importantes.

O planejamento do destino em base cultural é focado nos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Abrem-se oportunidades para a música, a dança, os cenários, as roupas típicas, a gastronomia e demais componentes da cultura local.


Vicente Silva

Título: Geoturismo: A Nova Abordagem Do Turismo

Autor: Vicente Silva (todos os textos)

Visitas: 0

457 

Comentários - Geoturismo: A Nova Abordagem Do Turismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios