Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > Domar os oceanos

Domar os oceanos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Barcos
Comentários: 1
Domar os oceanos

Atravessar um grande e largo rio, atravessar grandes superfícies de água, descobrir terras desconhecidas e mapear o mundo, nunca teria sido possível sem as embarcações náuticas (barcos).

Desde os primórdios que o ser humano sempre teve a necessidade ou o impulso para descobrir novos locais e para expandir territórios. Provavelmente os primeiros humanos, quando se depararam com os primeiros rios a vencer, construíram pontes, quando se depararam com rios mais largos, construíram jangadas, as jangadas deram lugar a pequenos barcos, e com o evoluir das mentes sociais, surgiu a necessidade de construir melhores e maiores embarcações que tivessem a capacidade de atravessar grandes extensões de água.




Deram-se os Descobrimentos e o mundo começou a tornar-se cada vez mais um sitio maior, cheio de gentes, diferenças, conquistas e riquezas. As portas para outros e misteriosos países e costumes foram abertas. A mente humana expandiu-se ao mesmo tempo que impérios cresceram e caíram. Muito do que hoje temos como certo e como bens do quotidiano vieram e ou foram influencias de um qualquer material ou objeto descoberto num outro qualquer pais ou continente a léguas do sitio onde vivemos.

Agora usamos os barcos não só como forma de atravessar rios e para transportar mercadorias, mas também como forma de lazer e na prática de desporto. Mas qual é o futuro das embarcações concebidas pelo homem?

Há quem à muitos anos tem vindo a especular e a idealizar um futuro em que o homem fará uso dos oceanos para edificar grandes cidades autossustentáveis para combater o aumento populacional que se tem vindo a verificar em terra. Pode-se verificar no video complementar ao texto que já foram várias as hipóteses futuristas apresentadas para resolver alguns destes mesmos problemas populacionais que se poderão vir a apresentar no futuro, sendo muitas delas mesmas soluções para combater o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera do planeta.

É portanto, seguro especular que além de todos os avanços que já podemos contabilizar na evolução dos barcos, podemos esperar por um futuro ainda mais interessante.


Bruno Jorge

Título: Domar os oceanos

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

622 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:31:41

    Lindo uma viagem ao oceano! Penso que é uma das experiências mais marcantes na vida de uma pessoa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Domar os oceanos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios