Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > Regras básicas para navegar em segurança

Regras básicas para navegar em segurança

Categoria: Barcos
Visitas: 12
Comentários: 3
Regras básicas para navegar em segurança

Navegar pode ser um prazer indiscutível, mas deve ter-se muito cuidado e seguir as regras para navegar em segurança. Estas são fundamentais para evitar acidentes ou outros problemas relacionados com distracção e falta de segurança.

Assim quando vai navegar de barco convém em primeiro lugar informar-se sobre as condições climáticas locais, antes da partida (deve ver televisão e ouvir rádio para obter uma informação segura do clima). No caso de haver nuvens escuras, rápidas mudanças dos ventos, súbita queda de temperatura, o melhor é não navegar ou se for surpreendido em viagem deve voltar ao porto para segurança.

A água. Deste modo deve saber nadar bem, fazendo aulas de natação em escolas para uma segurança a bordo significa estar preparado para qualquer situação que possa acontecer na melhor preparação.

O ideal é antes de navegar usar de bom senso e fazer uma lista de pré-partida das coisas que necessita para viajar.

Desenvolva um plano de navegação, dizendo a um familiar ou pessoal da marina, para onde vai, quantas pessoas leva na embarcação e a previsão do retorno.

Inclua o seu nome, endereço, número de telefone do comandante, nome e número de telefone dos passageiros, tipo de barco, informação de registo, itinerário, tipo de comunicação, equipamento de bordo e outros.

Deve ainda usar colete, não deve beber álcool em excesso, ter feito o curso de navegação, conhecer as regras de operação de segurança para os barcos, ter feito um curso específico para o tipo de barco e estar preparado para tudo o que possa surgir, aprendendo com livros especiais, e ter o curso de mestre, capitão ou Boot Shows.

Outra coisa importante a respeitar é andar sempre a uma velocidade segura em especial em áreas congestionadas em especial nas marinas. Deve passar sempre longe das outras embarcações que têm mais restrição em parar ou virar.

É conveniente respeitar sempre o uso de bóias e outras ajudas à navegação para a segurança. Também Deve escolher um ajudante que esteja familiar com todas as operações do barco e segurança náutica.

O abastecimento do barco é relevante para evitar problemas de falha de combustível e deve ter ainda segurança contra incêndios.

Para além de cumprir sempre estas regras é conveniente tomar cuidado com os amigos e marinheiros que põe no barco, pois estes podem por desconhecimento dar maus palpites sobre a segurança exigida.

Ao comprar um barco é importante verificar com um especialista a integridade do casco e motores. A maior segurança a bordo é estar preparado para toda a situação que possa acontecer na água.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Regras básicas para navegar em segurança

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 12

798 

Imagem por: g-hat

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    23-04-2014 às 16:14:25

    A Rua Direita agradece pelo excelente texto que esclarece algo que se costuma não se preocupar. É bem válido procurar saber das condições em que o barco está: se possui os requisitos básicos para uma viagem tranquila, além de se assegurar de tudo que vai precisar dependendo do tempo que estará navegando. Ótimo texto!

    ¬ Responder
  • ricardoricardo

    19-05-2011 às 09:04:49

    muito bom

    ¬ Responder
  • António Rosaantoniorosa

    28-03-2011 às 19:25:14

    Parabéns! gostei do artigo - muito bom :)

    ¬ Responder

Comentários - Regras básicas para navegar em segurança

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: g-hat

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios