Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Vá de ferias sem prejudicar o ambiente

Vá de ferias sem prejudicar o ambiente

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Vá de ferias sem prejudicar o ambiente

A protecção ambiental é um assunto que, cada vez mais, assume uma importância e uma urgência inegáveis. E é também um assunto a não esquecer quando for de férias.

De facto, as suas escolhas podem marcar a diferença (ambiental) no destino que elegeu como ideal para passar uns merecidos dias de descanso. Assim, deverá considerar três aspectos fundamentais: o meio de transporte utilizado até ao destino, o local e a forma de alojamento e, finalmente, o seu próprio comportamento e interacção com o ambiente local.

Desta forma, e sempre que for possível, deverá optar por deixar de lado opções menos saudáveis e altamente emissoras de dióxido de carbono, como o automóvel e o avião. Existem alternativas mais amigas do ambiente e igualmente tentadoras, como por exemplo, o comboio ou o carro eléctrico. Se tiver em mente um destino mais longínquo, poderá optar pelo TGV, que lhe oferece igualmente grande comodidade e rapidez.

Paralelamente, deverá considerar onde vai ficar. Lembre-se que, se optar por uma casa de férias, estará a contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que terá total controlo dos gastos com água, gás e electricidade e, claro alimentação – já que não haverá lugar para desperdício de comida, tal como acontece nas grandes unidades hoteleiras. Se, ainda assim, quiser pernoitar em hotéis ou pensões, certifique-se de que o estabelecimento pratica e incentiva um turismo sustentável, ao aconselhar a utilização da roupa de cama e de casa-de-banho por mais do que uma noite, ao utilizar painéis solares na produção de energia, ao empregar materiais provenientes de produções sustentadas – por exemplo, madeiras oriundas de florestas em regime de reflorestação –, ao aproveitar a água da chuva para a rega de jardins, entre outras medidas.

Por fim, deverá ter em conta o seu próprio comportamento no local. Assim, deverá evitar comprar materiais de origem duvidosa e que, aparentemente, possam comprometer o meio ambiente, como por exemplo, peles, couros, conchas, corais, marfim, entre outros. Deverá, também, optar por alugar uma bicicleta e colocar de lado o automóvel, uma vez que estará a beneficiar-se a si e ao meio envolvente. Se escolher a bicicleta, também terá a oportunidade de contactar mais directamente com os sons, as cores e os cheiros do local onde está e, desta forma, interagir mais e melhor com esse mesmo sítio. Deverá, ainda, tentar consumir sempre produtos típicos da região, pondo de parte produtos importados (que, devido ao transporte, são ecologicamente incorrectos).

E já sabe: se fizer umas férias limpas, regressará a casa com a consciência limpa!


Isabel Rodrigues

Título: Vá de ferias sem prejudicar o ambiente

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 21:46:32

    Se cada um de nós tivéssemos a consciência de preservar o ambiente nos lugares que andamos e principalmente, nas férias, nossas cidades ficariam mais limpas e bem cuidadas. Falta mais educação ambiental nas pessoas!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Vá de ferias sem prejudicar o ambiente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios