Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

Categoria: Viagens
Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

A atividade turística utiliza os recursos naturais para torná-los em atrativos turísticos e satisfazer as necessidades de descanso e lazer dos turistas. Dessa forma, a preservação do meio ambiente é essencial para a existência do turismo.

O equilíbrio entre o turismo e meio ambiente se dá com a oferta de atrativos turísticos sustentáveis e conscientização dos atores sociais do turismo.

Se instalados no espaço urbano, os atrativos devem estar munidos de instrumentos de saneamento básico (tratamento de água, esgoto e lixo). Obedecer ao zoneamento municipal para respeitar as APPs – Áreas de Proteção Permanente.

Tomar de medidas sustentáveis para utilização da água oriunda das precipitações, utilizar fontes de energia renováveis, aplicar conceitos de eco-construção, que utilizem materiais de construção provenientes da reutilização.

Nos espaços rurais, os atrativos devem estar contextualizados às paisagens locais, com a conservação da vegetação, manutenção da mata ciliar, proteção das nascentes. Estimular a agricultura orgânica. Estruturar trilhas ecológicas devidamente sinalizadas e com estrutura compatível com o cenário local.

O trabalho de conscientização deve emergir das mais simples relações sociais às mais complexas. A comunidade local deve ser preparada para preservar o meio ambiente em que vive e os turistas devem ser instruídos a respeitar os espaços visitados.

Essas preocupações são o resultado do que se vem dialogando ao longo dos últimos trinta anos sobre a ideia de preservação e conservação do meio ambiente.

A partir dos anos de 1970, os movimentos ambientais se tornaram significativos, por observarem que os seres humanos possuem costumes equivocados perante a natureza.

Progressão da preocupação com o meio ambiente



Anos 50
Entorno: Desfrutar e utilizar
Turismo: Etapa de exploração; começo do turismo de massas.

Anos 60
Entorno: Conscientização, intervenção pública e protestos
Turismo: Desenvolvimento, crescimento rápido; elementos de entorno como atrações únicas.

Anos 70
Entorno: Institucionalização; preocupação pela contaminação do ar, da água e visual
Turismo: Década de crescimento e sucesso; marketing; estudos de impacto do mundo acadêmico.

Anos 80
Entorno: Preocupação pelas substâncias tóxicas no entorno: chuva ácida, aquecimento do globo, buraco de ozônio
Turismo: Expansão dos mercados mundiais e avanços tecnológicos.

Anos 90
Entorno: Desmatamento, mudanças climáticas, desertificação, impactos globais
Turismo: Ecoturismo, desenvolvimento sustentável.

Diante disso, o setor do turismo tem um impacto importante sobre o meio ambiente. É preciso adotar mecanismos a fim de que ele seja preservado, conservado, cuidado e melhorado seu aspecto visual cada vez mais!


Adriana Santos

Título: Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 0

20 

Comentários - Impacto Do Turismo Ao Meio Ambiente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios