Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Conheça melhor o padel!

Conheça melhor o padel!

Categoria: Desporto
Comentários: 3
Conheça melhor o padel!

O padel, que supostamente reclama as suas origens nas tentativas feitas desde finais do século XIX, pelos marinheiros ingleses, para adaptar o ténis aos espaços acanhados dos navios, em alto-mar, assemelha-se, realmente, ao ténis, mas emprega raquetes de madeira e uma bola lisa, e o cenário de jogo inclui paredes atrás dos participantes e redes laterais, que tornam a partida mais rápida e com menos paragens, tendo a particularidade de poder ser jogado apenas por pares.

O padel (ou pádel ou paddle) é uma das modalidades desportivas com história mais curta. Apareceu na década de 70 do século XX, pela mão do espanhol Alfonso de Hohenlohe, depois de uma viagem ao México, em 1974, onde o seu amigo Enrique Corcuera tinha já concebido uma derivação do ténis que o encantou sobremaneira. De volta à Europa, Hohenlohe empenhou-se em aperfeiçoar as regras do jogo, e arquitectou as duas primeiras pistas em Espanha.

O milionário argentino Júlio Menditengui apreciou de tal maneira esta espécie de ténis que em 1975 o padel era o segundo desporto mais praticado no seu país, imediatamente a seguir ao futebol, com mais de dois milhões de atletas e dez mil pistas edificadas. O “bichinho” deste novo desporto “contagiou”, entretanto, toda a América Latina, tendo chegado aos EUA e ao Canadá.

O padel joga-se num campo rectangular de dez metros de largura por vinte de comprimento, dividido por uma rede com 90 centímetros de altura. As paredes atrás dos jogadores e as redes metálicas de lado funcionam como tabelas. O piso pode ser de cimento poroso, materiais sintéticos ou relva artificial, de cor verde, azul ou terracota. A bola é de borracha, branca ou amarela, com um diâmetro entre 6,35 e 6,77 centímetros, e com um peso que varia entre os 56 e os 59,4 gramas. As raquetes possuem 45,5 centímetros de comprimento e 26 de largura, tendo 38 milímetros de espessura, e são perfuradas por buracos de nove a treze milímetros em toda a zona central. É obrigatória a utilização de uma corda ou correia no punho da raquete, para prender ao pulso como protecção contra acidentes.

O padel é uma modalidade que, de forma similar ao seu predecessor, o ténis, continua ainda com uma conotação elitista. Maradona, el pibe, e Tevez, actual futebolista do Manchester United, são apenas dois nomes dos mais conhecidos praticantes desta versão menos “solitária” de ténis. Não gostaria de a experimentar também?



Maria Bijóias

Título: Conheça melhor o padel!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

686 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    07-10-2014 às 12:18:00

    É preciso conhecer bem a modalidade do desporto antes mesmo de praticá-la, pois em tudo há regras. Muito show conhecer o padel melhor e poder se divertir com os amigos jogando esse desporto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoao borges

    08-02-2010 às 19:05:31

    Ola David. O pádel joga-se ja em varios clubes em portugal. Entre eles o CIF, que se situa à saída de Monsanto, perto do Restelo. Tem campos novos que vão ser estreados na proxima semana, dia 17 de Fevereiro (2010). bons jogos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDavid

    18-08-2009 às 15:58:24

    Gosto muito de praticar desporto mas nunca tinha ouvido falar em tal modalidade..Gostava de esperimentar, alguem sabe onde se joga?

    ¬ Responder

Comentários - Conheça melhor o padel!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios