Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Conheça melhor o padel!

Conheça melhor o padel!

Categoria: Desporto
Comentários: 3
Conheça melhor o padel!

O padel, que supostamente reclama as suas origens nas tentativas feitas desde finais do século XIX, pelos marinheiros ingleses, para adaptar o ténis aos espaços acanhados dos navios, em alto-mar, assemelha-se, realmente, ao ténis, mas emprega raquetes de madeira e uma bola lisa, e o cenário de jogo inclui paredes atrás dos participantes e redes laterais, que tornam a partida mais rápida e com menos paragens, tendo a particularidade de poder ser jogado apenas por pares.

O padel (ou pádel ou paddle) é uma das modalidades desportivas com história mais curta. Apareceu na década de 70 do século XX, pela mão do espanhol Alfonso de Hohenlohe, depois de uma viagem ao México, em 1974, onde o seu amigo Enrique Corcuera tinha já concebido uma derivação do ténis que o encantou sobremaneira. De volta à Europa, Hohenlohe empenhou-se em aperfeiçoar as regras do jogo, e arquitectou as duas primeiras pistas em Espanha.

O milionário argentino Júlio Menditengui apreciou de tal maneira esta espécie de ténis que em 1975 o padel era o segundo desporto mais praticado no seu país, imediatamente a seguir ao futebol, com mais de dois milhões de atletas e dez mil pistas edificadas. O “bichinho” deste novo desporto “contagiou”, entretanto, toda a América Latina, tendo chegado aos EUA e ao Canadá.

O padel joga-se num campo rectangular de dez metros de largura por vinte de comprimento, dividido por uma rede com 90 centímetros de altura. As paredes atrás dos jogadores e as redes metálicas de lado funcionam como tabelas. O piso pode ser de cimento poroso, materiais sintéticos ou relva artificial, de cor verde, azul ou terracota. A bola é de borracha, branca ou amarela, com um diâmetro entre 6,35 e 6,77 centímetros, e com um peso que varia entre os 56 e os 59,4 gramas. As raquetes possuem 45,5 centímetros de comprimento e 26 de largura, tendo 38 milímetros de espessura, e são perfuradas por buracos de nove a treze milímetros em toda a zona central. É obrigatória a utilização de uma corda ou correia no punho da raquete, para prender ao pulso como protecção contra acidentes.

O padel é uma modalidade que, de forma similar ao seu predecessor, o ténis, continua ainda com uma conotação elitista. Maradona, el pibe, e Tevez, actual futebolista do Manchester United, são apenas dois nomes dos mais conhecidos praticantes desta versão menos “solitária” de ténis. Não gostaria de a experimentar também?



Maria Bijóias

Título: Conheça melhor o padel!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

686 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    07-10-2014 às 12:18:00

    É preciso conhecer bem a modalidade do desporto antes mesmo de praticá-la, pois em tudo há regras. Muito show conhecer o padel melhor e poder se divertir com os amigos jogando esse desporto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoao borges

    08-02-2010 às 19:05:31

    Ola David. O pádel joga-se ja em varios clubes em portugal. Entre eles o CIF, que se situa à saída de Monsanto, perto do Restelo. Tem campos novos que vão ser estreados na proxima semana, dia 17 de Fevereiro (2010). bons jogos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDavid

    18-08-2009 às 15:58:24

    Gosto muito de praticar desporto mas nunca tinha ouvido falar em tal modalidade..Gostava de esperimentar, alguem sabe onde se joga?

    ¬ Responder

Comentários - Conheça melhor o padel!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios