Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Coordene os movimentos dentro da água

Coordene os movimentos dentro da água

Categoria: Desporto
Visitas: 6
Coordene os movimentos dentro da água

A natação é um dos desportos mais concorridos. Normalmente, os pais fazem questão de inscrever as suas crianças, ainda em idade pré-escolar.

Consubstancia, sem dúvida, uma fonte de genuíno prazer e imprime uma agradável sensação de intensa liberdade. Flutuar na água, por exemplo, é uma experiência deliciosa.

Não obstante, para se conseguir avançar para um processo de aprendizagem, há que vencer algumas barreiras, sendo que a primeira é o medo. Desde a infância que somos intimados a sentir quase pânico de nos aproximarmos da água. Alguns levam isto tão a sério que reduzem, inclusive, a frequência dos banhos de chuveiro… Na realidade, não dominando a técnica de nadar, o afogamento aparece como um risco iminente.

Controlar o ritmo respiratório é mais um elemento de suma importância. Somente este domínio perfeito da inspiração e da expiração confere segurança no que respeita a não engolir água.

A coordenação dos movimentos representa outro aspecto essencial para uma pessoa se manter à tona e para se deslocar. Pela sua relevância, tanto a respiração como a técnica devem ser aprendidas com professores de natação.

A pele, os pêlos e os cabelos podem oferecer resistência quando se está dentro de água, pelo que os nadadores de competição usam fatos e toucas produzidos com materiais que “escorregam” melhor, vencendo a oposição das pilosidades e afins.

Em termos das disputas de natação a alto nível, existem diferentes estilos: livre (mais habitual, e que propicia maiores velocidades), bruços (em que os movimentos são semelhantes aos de uma rã), costas e mariposa (que, embora com nome de borboleta, imita os golfinhos).

A natação é um dos desportos mais completos, exercitando o aparelho respiratório e a maioria dos músculos de maneira harmoniosa. Por esta razão, é recomendado no tratamento de afecções musculares e ósseas, constituindo uma terapia agradável e divertida. As senhoras costumam também acorrer a ela para moldar o corpo e atingir as linhas desejadas.

A natação pratica-se, regra geral em piscinas, mas no Verão os rios, as barragens e o mar são, igualmente, palco da actuação de autênticos “peixes” e “sereias”, directamente saídos de um conto de férias. Nestes espaços, porém, os cuidados têm de ser redobrados, porque os perigos acrescem bastante. O equipamento consiste no fato de banho e, opcionalmente, em óculos e touca.

É bom lembrar que a natação é requisito absolutamente fundamental para qualquer actividade aquática. Praticar surf sem saber nadar seria equivalente a jogar futebol sem saber andar!...

Não é preciso ser como Johnny Weissmüller, que foi o primeiro a nadar 100 metros em menos de um minuto, e que, à conta desse feito, foi convidado a participar em diversos filmes, como “Tarzan”, onde apareceu a dar espantosos mergulhos e a escapulir dos crocodilos; basta aprender a não se afundar!


Maria Bijóias

Título: Coordene os movimentos dentro da água

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

768 

Comentários - Coordene os movimentos dentro da água

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios