Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Coordene os movimentos dentro da água

Coordene os movimentos dentro da água

Categoria: Desporto
Visitas: 6
Coordene os movimentos dentro da água

A natação é um dos desportos mais concorridos. Normalmente, os pais fazem questão de inscrever as suas crianças, ainda em idade pré-escolar.

Consubstancia, sem dúvida, uma fonte de genuíno prazer e imprime uma agradável sensação de intensa liberdade. Flutuar na água, por exemplo, é uma experiência deliciosa.

Não obstante, para se conseguir avançar para um processo de aprendizagem, há que vencer algumas barreiras, sendo que a primeira é o medo. Desde a infância que somos intimados a sentir quase pânico de nos aproximarmos da água. Alguns levam isto tão a sério que reduzem, inclusive, a frequência dos banhos de chuveiro… Na realidade, não dominando a técnica de nadar, o afogamento aparece como um risco iminente.

Controlar o ritmo respiratório é mais um elemento de suma importância. Somente este domínio perfeito da inspiração e da expiração confere segurança no que respeita a não engolir água.

A coordenação dos movimentos representa outro aspecto essencial para uma pessoa se manter à tona e para se deslocar. Pela sua relevância, tanto a respiração como a técnica devem ser aprendidas com professores de natação.

A pele, os pêlos e os cabelos podem oferecer resistência quando se está dentro de água, pelo que os nadadores de competição usam fatos e toucas produzidos com materiais que “escorregam” melhor, vencendo a oposição das pilosidades e afins.

Em termos das disputas de natação a alto nível, existem diferentes estilos: livre (mais habitual, e que propicia maiores velocidades), bruços (em que os movimentos são semelhantes aos de uma rã), costas e mariposa (que, embora com nome de borboleta, imita os golfinhos).

A natação é um dos desportos mais completos, exercitando o aparelho respiratório e a maioria dos músculos de maneira harmoniosa. Por esta razão, é recomendado no tratamento de afecções musculares e ósseas, constituindo uma terapia agradável e divertida. As senhoras costumam também acorrer a ela para moldar o corpo e atingir as linhas desejadas.

A natação pratica-se, regra geral em piscinas, mas no Verão os rios, as barragens e o mar são, igualmente, palco da actuação de autênticos “peixes” e “sereias”, directamente saídos de um conto de férias. Nestes espaços, porém, os cuidados têm de ser redobrados, porque os perigos acrescem bastante. O equipamento consiste no fato de banho e, opcionalmente, em óculos e touca.

É bom lembrar que a natação é requisito absolutamente fundamental para qualquer actividade aquática. Praticar surf sem saber nadar seria equivalente a jogar futebol sem saber andar!...

Não é preciso ser como Johnny Weissmüller, que foi o primeiro a nadar 100 metros em menos de um minuto, e que, à conta desse feito, foi convidado a participar em diversos filmes, como “Tarzan”, onde apareceu a dar espantosos mergulhos e a escapulir dos crocodilos; basta aprender a não se afundar!


Maria Bijóias

Título: Coordene os movimentos dentro da água

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

768 

Comentários - Coordene os movimentos dentro da água

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios