Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Ganhe pedalada

Ganhe pedalada

Categoria: Desporto
Ganhe pedalada

Andar de bicicleta é, no entendimento geral, uma das poucas coisas na vida que, uma vez aprendida, nunca se esquece. Contudo, equilibrar-se em cima de um veículo destes não corresponde, necessariamente a saber andar de bicicleta. E muito menos a dominar os seus segredos e técnicas. Trata-se de um estilo de passeio em que as pernas parecem imprimir uma velocidade de asas, sobretudo em descidas pronunciadas. Cortar o vento ao sabor de agradáveis saltinhos costuma agradar a miúdos e graúdos. Tanto que a modalidade atingiu um patamar profissional e angariou honras de participação nos Jogos Olímpicos…

O sentido de clubismo foi fomentado, em boa medida, pelo ciclismo, enquanto desporto mais acessível ao seguimento atento dos espectadores, numa altura em que não existia ainda televisão para acompanhar jogos de futebol, os rádios eram raros, os jornais chegavam quando as notícias já tinham “cabelos”, e os caminhos revelavam-se pouco convidativos a deslocações. A passagem das caravanas dos ciclistas constituía, portanto, o grande momento desportivo, ansiado e “vibrado” por todos. A bandeirinha que então ofereciam era motivo de orgulho e contentamento genuíno.

Pedalar representa um esforço considerável, nomeadamente nas provas de estrada, e de forma muito particular nas etapas de montanha. A reconhecida exigência destes desafios leva a uma incondicional admiração pelos atletas que revelam superioridade. Não obstante, para alguns, inclusive dos mais afamados, é difícil resistir ao apelo do doping como auxiliar do seu empenho. Esta má opção tem conduzido a desfechos trágicos, em plena actuação ou como consequência do uso continuado e/ou exagerado de substâncias ilícitas e nocivas.

No século XVIII, as bicicletas mais podiam chamar-se triciclos, pois ostentavam uma roda da frente muito maior do que as duas traseiras, e que comportava os pedais. Esta estrutura dificultava o equilíbrio em altitude e não favorecia a velocidade. Eram muito poucos os “artistas” da bicicleta. Mais tarde, já no século XIX, apareceram bicicletas com rodas iguais e mecanismos de tracção. Tiveram, então, início as primeiras disputas de velocípedes.

Ancestralmente julgada uma modalidade excessivamente árdua para mulheres, só em 1984 é que os Jogos Olímpicos incluíram provas femininas, tendo a francesa Jannie Longo arrecadado o maior número de títulos.

Hoje em dia, pode adquirir-se uma bicicleta por menos de 50 euros, embora as de competição possam atingir os 2500 ou mais. A escolha dos locais de treino deve ser cuidada, uma vez que se constatam mais acidentes a treinar do que nas provas. Isto é válido para a preparação de corridas em estrada, em pista e fora de estrada (ciclocrosse, BMX e trial).



Maria Bijóias

Título: Ganhe pedalada

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

674 

Comentários - Ganhe pedalada

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios