Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Ganhe pedalada

Ganhe pedalada

Categoria: Desporto
Ganhe pedalada

Andar de bicicleta é, no entendimento geral, uma das poucas coisas na vida que, uma vez aprendida, nunca se esquece. Contudo, equilibrar-se em cima de um veículo destes não corresponde, necessariamente a saber andar de bicicleta. E muito menos a dominar os seus segredos e técnicas. Trata-se de um estilo de passeio em que as pernas parecem imprimir uma velocidade de asas, sobretudo em descidas pronunciadas. Cortar o vento ao sabor de agradáveis saltinhos costuma agradar a miúdos e graúdos. Tanto que a modalidade atingiu um patamar profissional e angariou honras de participação nos Jogos Olímpicos…

O sentido de clubismo foi fomentado, em boa medida, pelo ciclismo, enquanto desporto mais acessível ao seguimento atento dos espectadores, numa altura em que não existia ainda televisão para acompanhar jogos de futebol, os rádios eram raros, os jornais chegavam quando as notícias já tinham “cabelos”, e os caminhos revelavam-se pouco convidativos a deslocações. A passagem das caravanas dos ciclistas constituía, portanto, o grande momento desportivo, ansiado e “vibrado” por todos. A bandeirinha que então ofereciam era motivo de orgulho e contentamento genuíno.

Pedalar representa um esforço considerável, nomeadamente nas provas de estrada, e de forma muito particular nas etapas de montanha. A reconhecida exigência destes desafios leva a uma incondicional admiração pelos atletas que revelam superioridade. Não obstante, para alguns, inclusive dos mais afamados, é difícil resistir ao apelo do doping como auxiliar do seu empenho. Esta má opção tem conduzido a desfechos trágicos, em plena actuação ou como consequência do uso continuado e/ou exagerado de substâncias ilícitas e nocivas.

No século XVIII, as bicicletas mais podiam chamar-se triciclos, pois ostentavam uma roda da frente muito maior do que as duas traseiras, e que comportava os pedais. Esta estrutura dificultava o equilíbrio em altitude e não favorecia a velocidade. Eram muito poucos os “artistas” da bicicleta. Mais tarde, já no século XIX, apareceram bicicletas com rodas iguais e mecanismos de tracção. Tiveram, então, início as primeiras disputas de velocípedes.

Ancestralmente julgada uma modalidade excessivamente árdua para mulheres, só em 1984 é que os Jogos Olímpicos incluíram provas femininas, tendo a francesa Jannie Longo arrecadado o maior número de títulos.

Hoje em dia, pode adquirir-se uma bicicleta por menos de 50 euros, embora as de competição possam atingir os 2500 ou mais. A escolha dos locais de treino deve ser cuidada, uma vez que se constatam mais acidentes a treinar do que nas provas. Isto é válido para a preparação de corridas em estrada, em pista e fora de estrada (ciclocrosse, BMX e trial).



Maria Bijóias

Título: Ganhe pedalada

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

674 

Comentários - Ganhe pedalada

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios