Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Futebol..na praia!

Futebol..na praia!

Categoria: Desporto
Futebol..na praia!

O futebol de praia, praticado debaixo de um sol, geralmente escaldante, vai fazendo, de certo modo, sombra ao dos relvados. Não que lhe retire protagonismo ou importância, mas ganha terreno, ou seja, areia, e também em remates (cerca de 76 por cada partida), golos (10), velocidade e reduzido número de faltas (5). Está de tal maneira implantado que já chegou a 120 países e possui quatro milhões de praticantes, dos quais 400 mil são federados.

A excelência e a capacidade de atracção deste jogo, cujo “berço” foi a praia de Copacabana, a mais famosa do mundo, situada no Rio de Janeiro, Brasil, levaram a que, volvidos apenas dez anos, a FIFA estivesse a organizar campeonatos mundiais de beach soccer com uma marca de “oficialidade”.

Trata-se de uma modalidade protagonizada por cinco jogadores de cada equipa, num campo de 37 por 28 metros, com balizas de 5,5 metros de largura e 2,2 metros de altura. No interior do rectângulo, as únicas linhas (imaginárias, entre bandeiras) são as da área de penalty, nove metros adiante da linha final, a toda a largura, onde o guarda-redes é autorizado a jogar com a mão.

A vivacidade impressa ao jogo passa pela marcação dos livres sem formação de barreira, não podendo haver ninguém no caminho da bola para a baliza.

Não são permitidos toques físicos e, perante erros, mostram-se os cartões amarelo, vermelho e azul (que corresponde a uma punição de dois minutos de exclusão, como castigo de faltas de média gravidade). As regras visam promover um bom espectáculo, obrigando ao ataque e combatendo o anti-jogo. Uma especificidade, que constitui, igualmente, uma diferença do futebol de onze, é que os jogos nunca podem terminar empatados. Se tal se estiver a verificar, parte-se para um prolongamento de três minutos e, a não haver um golo que resolva, para os penalties.

Visto que a areia exige muito mais esforço físico e cansa sobremaneira, é possível efectuar-se substituições atrás de substituições. Adicionalmente, as partidas têm três períodos de 12 minutos cada (contagem de tempo útil), com dois intervalos de três minutos.

A época de praia está à porta e uma “peladinha” na areia vem mesmo a calhar. Porque não experimentar a resistência de controlo de uma bola, com os pés ou a cabeça, em pleno areal? Quem vive no litoral não terá dificuldade em encontrar uma praia, mas quem está no interior tem à disposição praias fluviais com condições aceitáveis. Também existem campos artificiais, geralmente “nascidos” em quadras de ténis onde foram despejadas toneladas de areia. O resto fica por conta da imaginação…



Maria Bijóias

Título: Futebol..na praia!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

772 

Comentários - Futebol..na praia!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios