Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba como manter seu PC em boas temperaturas

Saiba como manter seu PC em boas temperaturas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Comentários: 7
Saiba como manter seu PC em boas temperaturas

Dentro de seu gabinete, devido ao trabalho de todos os hardwares e, principalmente do processador, a temperatura costuma ser bastante alta. Isso pode prejudicar muito os componentes, diminuindo consideravelmente a vida útil deles. Por isso, deve-se ter um cuidado especial para que isso fique sob controle e as temperaturas internas do gabinete não atinjam níveis prejudiciais para a sua máquina.

Existem diversos programas no mercado que são capazes de fornecer informações precisas e exatas de cada um dos componentes de seu computador (PC: Computador Pessoal), sendo muito fácil de monitorar o desempenho de cada componente. Com essas ferramentas, você conseguirá saber qual a temperatura de dentro de seu gabinete e de seu processador. Everest e CPU-Z são alguns desses softwares.

Para saber mais sobre algumas dicas importantes para cuidar de sua máquina e prolongar a vida útil dela, continue lendo a matéria!

Localização de seu computador

O PC deve ser colocado em um lugar que seja arejado, longe de poeira e luz do sol. Não deve ficar muito próximo do chão, pois a poeira será um vilão muito prejudicial; a luz do sol pode afetar seus componentes que são sensíveis e locais arejados ajudarão a manter uma boa temperatura da máquina.

Procure fazer uma limpeza, no mínimo, anualmente em seu computador. Caso não possua esse conhecimento, no ruadireita há alguns artigos que poderão auxiliar perfeitamente você nessa tarefa. Se quiser mais praticidade, leve para o suporte técnico.

Deixe seu gabinete organizado

O interior do computador também necessita de organização, pois as barreiras que os fios e peças colocadas incorretamente fazem, pode prejudicar o transito de ar dentro dele. Organize os cabos e prenda-os com fitas específicas. Encaixe corretamente as peças dentro da máquina para não gerar problemas. Além de ajudar em um melhor resfriamento de sua máquina, deixará organizada.

Cooler de qualidade

Os coolers que vêm de fábrica em sua máquina são suficientes para não estragar seu gabinete, porém eles não fazem milagres. Se notar que o computador está aquecendo muito, procure uma loja especializada e compre um cooler de melhor qualidade.

Seja generoso com seu computador

Há diversas alternativas no mercado que são capazes de resolver problemas de temperatura alta. Mas, muitas vezes custam um pouco mais no bolso. Porém, um investimento para aumentar a vida útil de sua máquina pode compensar mais do que ter que levá-la a manutenção com frequência e correr o risco de desembolsar com peças novas.

Além de tudo isso mencionado acima, se você depende do micro para trabalhar, tarefas escolares ou para ter alguns minutos de lazer, cuida bem dele. Acredite, sua atenção e dedicação com a máquina renderam muitos anos felizes ao lado dela.


Lucas Souza

Título: Saiba como manter seu PC em boas temperaturas

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

644 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:18:23

    Boas dicas e principalmente manter o PC sem a presença de muito calor.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    10-10-2012 às 01:42:49

    para não deixar o nosso PC aquecer muito, basta usar um cooler, nada melhor que este objecto geralmente muito usado para o arrefecimento, barato, e não tem nada que saber, de fácil uso e muito bom com resultados bem visíveis, aconselho vivamente ao uso deste equipamento feito para esta situação.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    08-10-2012 às 20:18:32

    Mainboard - O CPU-Z também informa vários pormenores a respeito da placa-mãe (do inglês Mainboard). Tais detalhes apresentados nesta aba são úteis em casos de perda do CD de instalação da placa, pois ao conhecer o chipset é possível realizar o download dos drivers que a placa utiliza. Os detalhes que o software apresenta são: modelo do chipset, modelo da southbridge, slot disponível para placa de vídeo e o modelo da BIOS. Software muito bom!

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    08-10-2012 às 20:17:03

    A primeira aba referencia-se ao processador, o item fundamental e que tem diversos valores que afetam o desempenho geral do micro. A primeira parte dessa aba mostra os itens gerais do processador, como nome, tecnologia de fabricação, a voltagem do núcleo, e as instruções que ele é capaz de executar. O segundo bloco dessa aba exibe os valores das memórias internas e as velocidades principais do processador. Ainda tem mais alguns detalhes para serem conferidos!

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    08-10-2012 às 20:13:16

    CPU-Z - É um software voltado a usuários que procuram obter detalhes a cerca do funcionamento e de cada componente que esteja instalado em seu computador. Não é necessária a sua instalação na máquina. CPU-Z não permite que você realize nenhuma função, senão visualizar os principais dados dos itens do computador. Cada aba traz campos separados a respeito de diversos detalhes internos dos componentes, e o melhor é que tudo é medido em tempo real.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    08-10-2012 às 20:10:44

    O programa ainda gera relatórios com informações previamente selecionadas e esse processo é bem simples, você escolhe o aspecto no qual deseja um, ele levanta os dados e gera o resultado automaticamente. Everest é um sistema de informações sobre hardware e software de forma bem completa. Ele vem com um banco de dados e informações físicas sobre CPU, placa mãe, disco rígido, drives óticos, placas e muito mais. O que achou do software? Bem interessante!

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    08-10-2012 às 20:08:30

    Everest Ultimate Edition - Ele é um programa completo de diagnóstico de seu computador. Com o uso deste programa, você tem acesso às informações técnicas de seus softwares, placa-mãe, placas de vídeo, HD, memórias, monitor, etc. de forma muito mais completa e detalhada do que o sistema de informações do Windows. Adicionalmente, ele faz testes comparativos com as memórias, monitora a temperatura de seu processador, placa-mãe, cooler e cria relatórios com as informações obtidas disso.

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como manter seu PC em boas temperaturas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

Pesquisar mais textos:

Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios