Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > É possível viver apenas da escrita?

É possível viver apenas da escrita?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 42
É possível viver apenas da escrita?

É possível viver apenas da escrita? Esta é uma questão que simplesmente me irrita. Por quê? Porque na minha opinião, é uma pergunta carregada de preconceito. Pense no seguinte: É possível ser apenas Cozinheiro, Pasteleiro ou Jardineiro? Sim. É possível ser apenas Professor, Doutor ou Agricultor? Sim. Também é possível ser apenas Camionista, Eletricista ou Dentista? Sim. Então porque motivos é que não é possível ser escritor e viver apenas da arte da escrita? Pois é, Esta é uma profissão como outra qualquer. Aliás é uma das profissões mais versáteis pois, permite ao profissional da área ter vários projetos ao mesmo tempo, o que vai proporcionar a longo prazo uma estabilidade social e económica digna de viver.

Mesmo assim, há quem diga que é muito difícil ser escritor em Portugal. Isto é verdade? É tão verdade como ser difícil ser escritor num outro país qualquer. Claro que não é uma profissão fácil. Principalmente por causa do preconceito. Sim, preconceito. Porque ainda existe o esteriotipo daquela imagem pobre e humilde que quase implora às editoras para sobreviver. Esta imagem está completamente errada. Claro que não é uma profissão fácil. Mas afinal, qual é a profissão que é fácil? Na verdade, nada se faz sem trabalho, esforço e dedicação.

Também existem profissões paralelas ou que mesmo diferentes se completam. Por exemplo: um jornalista pode ser ao mesmo tempo um escritor de romances. Um produtor de cinema pode muito bem conciliar a sua profissão com a arte de escrever argumentos. Um poeta pode igualmente escrever livros infanto- juvevis. E qualquer uma destas pessoas pode escrever para jornais, revistas, ser também fotógrafo, pintor, escultor. Nada o impede de fazer tudo aquilo que gosta dentro da sua área de eleição.Temos exemplos práticos na nossa sociedade que provam exatamente isso. Miguel Sousa Tavares e José rodrigues dos Santos são ambos Jornalistas e Escritores. Rui veloso é ao mesmo tempo, Cantor e Compositor. Fernando pessoa foi outrora Poeta e Filósofo. Também, Florbela Espanca foi Poetiza e Contista ( escreveu poemas e contos).

Assim sendo,novamente a pergunta impõe-se: é possível viver apenas da escrita? Sim, é possível. Conforme escreveu Susana Moreira Marques, para a Gazeta do Povo,“Escritores não vivem só para escrever, escrevem para viver”. Faço minhas as suas palavras.




Jovita Capitão

Título: É possível viver apenas da escrita?

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 42

698 

Comentários - É possível viver apenas da escrita?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios