Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > É possível viver apenas da escrita?

É possível viver apenas da escrita?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 42
É possível viver apenas da escrita?

É possível viver apenas da escrita? Esta é uma questão que simplesmente me irrita. Por quê? Porque na minha opinião, é uma pergunta carregada de preconceito. Pense no seguinte: É possível ser apenas Cozinheiro, Pasteleiro ou Jardineiro? Sim. É possível ser apenas Professor, Doutor ou Agricultor? Sim. Também é possível ser apenas Camionista, Eletricista ou Dentista? Sim. Então porque motivos é que não é possível ser escritor e viver apenas da arte da escrita? Pois é, Esta é uma profissão como outra qualquer. Aliás é uma das profissões mais versáteis pois, permite ao profissional da área ter vários projetos ao mesmo tempo, o que vai proporcionar a longo prazo uma estabilidade social e económica digna de viver.

Mesmo assim, há quem diga que é muito difícil ser escritor em Portugal. Isto é verdade? É tão verdade como ser difícil ser escritor num outro país qualquer. Claro que não é uma profissão fácil. Principalmente por causa do preconceito. Sim, preconceito. Porque ainda existe o esteriotipo daquela imagem pobre e humilde que quase implora às editoras para sobreviver. Esta imagem está completamente errada. Claro que não é uma profissão fácil. Mas afinal, qual é a profissão que é fácil? Na verdade, nada se faz sem trabalho, esforço e dedicação.

Também existem profissões paralelas ou que mesmo diferentes se completam. Por exemplo: um jornalista pode ser ao mesmo tempo um escritor de romances. Um produtor de cinema pode muito bem conciliar a sua profissão com a arte de escrever argumentos. Um poeta pode igualmente escrever livros infanto- juvevis. E qualquer uma destas pessoas pode escrever para jornais, revistas, ser também fotógrafo, pintor, escultor. Nada o impede de fazer tudo aquilo que gosta dentro da sua área de eleição.Temos exemplos práticos na nossa sociedade que provam exatamente isso. Miguel Sousa Tavares e José rodrigues dos Santos são ambos Jornalistas e Escritores. Rui veloso é ao mesmo tempo, Cantor e Compositor. Fernando pessoa foi outrora Poeta e Filósofo. Também, Florbela Espanca foi Poetiza e Contista ( escreveu poemas e contos).

Assim sendo,novamente a pergunta impõe-se: é possível viver apenas da escrita? Sim, é possível. Conforme escreveu Susana Moreira Marques, para a Gazeta do Povo,“Escritores não vivem só para escrever, escrevem para viver”. Faço minhas as suas palavras.




Jovita Capitão

Título: É possível viver apenas da escrita?

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 42

698 

Comentários - É possível viver apenas da escrita?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios