Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Os jovens ainda escrevem

Os jovens ainda escrevem

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Comentários: 2
Os jovens ainda escrevem

No passado, a educação era-nos vedada: apenas os ricos e os monásticos tinham acesso à arte da leitura e escrita; mas com os tempos, os direitos foram-se modificando. Os rapazes começaram por ganhar o direito à educação em escolas, depois as raparigas, seguidamente juntaram-se nas mesmas instalações, o ensino tornou-se obrigatório numa escalada que foi até ao presente 12.º ano. Os jovens aprenderam a escrever.

Contudo, a ascenção da televisão, seguida dos computadores, telemóveis, Ipads, tablets, entre outros, entorpeceram o cérebro e tornaram os jovens mais perguiçosos, tendo perdido a vontade de escrever. Prosa tornou-se aborrecida, poesia tornou-se “lamechas” e até a própria escrita casual em sites e blogs se tornou trôpega, cheia de “x” e “k” em locais errados.

No entanto, ainda há jovens que escrevem. Vou hoje dar-vos a conhecer dois jovens autores que ainda escrevem… E bem!

O primeiro escritor de hoje chama-se Fábio Ventura. Este algarvio é o autor da saga “Orbias”, dois livros que contam a história de um grupo de raparigas que se confrontam com o seu destino: serem guerreiras da Deusa, o equivalente a Deus num universo paralelo.
Nestes livros, Fábio conseguiu uma dualidade fabulosa entre inocência e erotismo. Aconselho vivamente a lerem estes livros: “Orbias – As Guerreiras da Deusa” e “Orbias – O demónio Branco”.

Outro autor que vos posso apresentar é Micael Gomes. Micael é o contrário completo de Fábio: um poeta nortenho.

Micael Gomes tem uma poesia agradável, deliciosa, que não pode ser descrita. Por isso, aqui fica um poema escrito por este autor.

Voava bem alto perto das nuvens brancas
Que passeavam pelo céu
Quando ouvi uma voz
Tão linda e doce
Que mais parecia uma Diva a cantar.

Encolhi as minhas asas e nas nuvens mergulhei
Rápido cheguei e encontrei a mais bela donzela!
Era ela que cantava a música,
Que o meu olhar despertou.
Convidei-a para comigo voar
Mas ela asas não tinha, com tanta beleza tinha-a
Confundido com um belo anjo
As minhas asas lhe ofereci em prova do meu amor.

Nada dela esperava.
Quando do nada
Me dá sua mão e leva-me para a terra dos sonhos.
Esta é a minha prova de amor
Aqui iremos viver felizes para sempre.
Disse ela a sorrir!

Espero que gostem destes dois autores. A todos vós, especialmente os jovens, lembrem-se sempre: escrevam.
Obrigada pela leitura!


Patrícia Carvalho

Título: Os jovens ainda escrevem

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 13:41:20

    Realmente não se consegue perceber qual o objectivo destes jovens ao ignorar a escrita, uma fonte de expressão tão rico. Ler e escrever são duas fontes de saber, onde se está sempre a aprender. Eu gostei do seu texto e desconhecia esses dois autores. Eu leio sobretudo escritores reconhecidos na literatura, talvez por serem autores que já foram testados e são bons. Talvez um dia comece a ler novos autores sem reticência.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlfredo

    02-07-2012 às 11:32:59

    Acho que o problema dos jovens não são as novas tecnologias. Mas sim os métodos para o ensino.
    Pois nas escolas primárias e seguintes todas as aulas em que se envolve a literatura, escrita, etc, é tudo colocado como uma obrigação, "Lê este Livro, Lê aquele", "Escreve isto e não aquilo".. O problema que existe é nas escolas não se ensinar a ter criatividade e a gostar ou ter curiosidade.. Pois logo desde cedo se a criatividade fosse desenvolvida, tal como o gosto pela escrita a verdade e que as pessoas teriam muito mais gosto de expressar as suas emoções pela arte, sendo esta a escrita, cinema, esculturas, etc...

    ¬ Responder

Comentários - Os jovens ainda escrevem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios