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Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 1
Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Uma das coisas que os jovens (e também grande parte dos adultos) menos gostam de fazer é ler livros de literatura. No entanto, e porque os estudantes do secundário têm que ler alguns livros de literatura durante o seu percurso escolar, deixo aqui algumas dicas que irão tornar a leitura um pouco mais atrativa:

- Sempre que acabar de ler um capítulo, faça uma pesquisa na Internet e encontre um resumo ou uma pequena crítica acerca do capítulo em causa, da obra que está a ler. Para a maioria das grandes obras de literatura existem também pequenos livros à venda com os resumos de todos os capítulos. Estas duas fontes de informação irão ajudá-lo(a) a compreender melhor a história e possivelmente até desvendar certos mistérios e pormenores dos quais você não se apercebeu enquanto estava a ler o livro.

- Procure livros que ensinem a forma correta de ler literatura. A literatura é um género que pode ser bastante difícil de ler e principalmente de entender, pelo menos para algumas pessoas, e um livro destes poderá ajudar.

- Comece a ler o livro simultaneamente com um amigo(a) ou familiar. Desafie uma outra pessoa (do seu círculo de relacionamentos) a também começar a ler o mesmo livro que você está a ler. Dessa forma, ao longo da leitura do livro poderá ir trocando ideias sobre a história com essa outra pessoa, e isso irá tornar a leitura num desafio muito mais atrativo para ambos (as).

- Não entre em stress durante a leitura do livro. Você deve estar completamente relaxado (a) quando está a ler, de forma a conseguir acompanhar todos os acontecimentos e aperceber-se de todos os pormenores importantes. Se você estiver num fase de stress ou cansaço, então o melhor é fazer uma pausa (de alguns dias), e depois recomeçar a leitura quando estiver numa fase de maior relaxamento.

- Se o livro fizer parte do seu currículo escolar então certamente você terá um prazo definido para ler a obra toda. Se for o caso, verifique o total de páginas do livro, de modo a saber o nº de páginas que terá de ler em média por dia. Assim, não corre o risco de depois ter que ler um montão de páginas à pressa quando estiver a chegar ao final do prazo. Também deve tomar notas e assinalar páginas (passagens) importantes do livro ou páginas em que teve dúvidas de forma a poder depois esclarecer dúvidas com um colega ou com o professor.


Carlos Vieira

Título: Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

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Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 20:39:11

    há livros de literatura fantástico. as pessoas tem que saber procurar e nãos ó entregar-se à ficção cientifica. se precisa de ler livros de literatura para a escola o melhor é encarar como uma tarefa que tem de ser feita. eu aconselho a escrever em itens um pequeno resumo de cada capítulo. a mim ajuda-me imenso. marco os capítulos todos com separadores para depois na hora de estudar não ter que andar a perder tempo.

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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